BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mãe, de 74 anos, é morta a pauladas na cabeça ao negar 30 reais ao filho

Francisco Queirós Carvalhal, de 50 anos, foi preso logo depois de matar a própria mãe, a idosa Consuêlo Queirós Carvalhal, de 74 anos. O crime aconteceu por volta das 10h40 de ontem (28), na casa em que a vítima e o acusado moravam, na Rua São José, na Vila Riod. Com este caso, sobe para 57 o número de homicídios registrados no mês de novembro na Grande Ilha de São Luís.
De acordo com a polícia, uma discussão entre mãe e filho aconteceu depois que a idosa se recusou a dar R$ 30 para Francisco, que pegou uma “perna manca” (tira de madeira) e matou Consuelo com três golpes na cabeça.
Vizinhos contaram que escutaram os gritos da senhora. Um deles, que não quis se identificar, disse ter tentado prestar socorro, mas o acusado trancou a casa.
Foto: G. Ferreira
Polícia técnica na cozinha da casa, examina corpo de Consuêlo (destaque), vítima de próprio filho Francisco Carvalhal
A polícia foi acionada pelos próprios moradores e Francisco foi preso, ainda no local do crime, pela guarnição da viatura 0957, do 6º Batalhão da Polícia Militar, formada pelo Cabo Valdecy e pelo soldado Sá Neto. O acusado foi apresentado no 18º Distrito Policial, na Cidade Olímpica.
Segundo populares, o autor do crime já teria sido internado, por várias vezes, em razão de problemas psiquiátricos. Sempre que retornava para casa, brigava e agredia a mãe. Vizinhos da vítima mencionaram que ele também tinha o costume de andar alcoolizado.
Foto: G. Ferreira
A arma do crime: uma ‘perna manca’ foi usada pelo filho assassino
Para o delegado Walter Wanderley, titular do 18º DP, não há dúvidas de que o acusado agiu em plena consciência. “Havia uma pessoa na casa prestando serviços de pedreiro, antes de o crime ser praticado. O acusado, Francisco, falou com essa pessoa e não apresentava nenhum sinal de embriaguez, de estar sob efeito de drogas ou de deficiência mental. Ele esperou o rapaz sair para ir a um comércio e matou a senhora. Vamos fazer o procedimento conforme a lei. Ele vai ser autuado em flagrante por crime de homicídio por motivo fútil, agravado pelo fato de não ter dado chance de defesa à vítima. Cabe ao juiz avaliar de ele tem ou não problemas mentais”, revelou o delegado.
Conforme os primeiros levantamentos policiais, há cerca de três anos, Francisco Carvalhal teria matado outra pessoa, no Jardim América, usando um espeto. Walter Wanderley explicou que ainda vai checar a informação.
Caso parecido – Somente no mês de novembro, este é o segundo caso registrado em São Luís de filho que matou a mãe. No dia 9, um adolescente de 15 anos assassinou a mãe, Maria do Carmo de Aguiar Ramos. O fato aconteceu no Residencial José Reinaldo Tavares, também na área da Cidade Olímpica. A vítima foi assassinada com uma facada no pescoço e o acusado estaria sob o efeito de drogas.
Outros registros – Desde a noite de segunda-feira (26), até a tarde de ontem, além da morte de Consuêlo Queirós Carvalhal, outros três homicídios foram registrados no Instituto Médico Legal (IML) de São Luís.
Jefferson André Santos Sousa, de 17 anos, foi assassinado a tiros na 2ª Travessa Irene de Sousa, no Residencial João Alberto, na Vila Lobão. O fato aconteceu por volta das 21h50 do dia 26.
Jeferson teria sido morto por um traficante do próprio bairro em que morava e no qual foi assassinado. Ao avistar o acusado, Jefferson correu e se escondeu embaixo da cama, dentro de sua residência, sendo alvejado no local. Seu corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) à 0h de terça-feira (27).
No fim da noite de terça (27), Herlison Ronaldo Moreira Pereira, de 20 anos, conhecido como “Tóia”, foi alvejado com três tiros, na porta de sua casa, localizada na Rua Proteção de Jesus, nº 11A, Liberdade. Segundo informações colhidas pela polícia no local, dois homens num veículo Celta, conduzido por uma mulher, efetuaram os disparos.
Herlison ainda foi levado para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), mas não resistiu aos ferimentos. Seu corpo chegou ao IML às 2h35 de terça.
Vanilson Santos da Conceição, de 27 anos, também foi morto na noite de terça-feira. Ele levou três tiros, sendo um deles na cabeça, em um beco na Rua Cristiano de Oliveira, na Janaína. Vanilson morava na Rua Aderson Lago, nº 114, quadra 17, Vila Janaína. Ao lado da vítima foi encontrada uma bicicleta. Seu corpo chegou ao IML às 22h35 de terça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário