BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tentativa de homicídio leva homem para a cadeia em Axixá

A polícia prendeu em flagrante Marinelson Araújo Melo, na manhã do domingo (1º), por ameaça de morte a cinco pessoas no município de Axixá, a 94 km de São Luís. Segundo informações da polícia, ele efetuou vários disparos em uma via pública no povoado Centro Grande, naquele município.
De acordo com a delegada Maria de Jesus, da Regional de Rosário, as vítimas não correm risco de morte. Todas foram conduzidas para um hospital em São Luís.
O acusado foi detido e levado para a Delegacia Regional, e autuado pela delegada Maria de Jesus, por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio.

Homem é preso em Itapecuru-Mirim com base na Lei Maria da Penha

A Polícia Militar efetuou a prisão de Josué Ailton Costa da Fonseca, de 33 anos, na madrugada de domingo (1º), com base na Lei Maria da Penha, por ter agredido sua ex-mulher, Maria do Bom Parto Gomes, 23.
Segundo informações do delegado Odilardo Gomes, Ailton Costa, que estava embriagado e armado com um facão, foi até a residência de sua ex-companheira, que reside no bairro Malvinas. Esta conseguiu fugir e pediu ajuda na casa de vizinhos, que acionaram a polícia.
A PM conseguiu prender Ailton Costa ainda nas proximidades, e segundo o delegado, ele reagiu à prisão, mas acabou detido. A vítima já havia sofrido várias agressões do seu ex-marido, inclusive já havia sido esfaqueada, só que por medo, nunca havia o denunciado. Eles têm uma filha de um ano.
José Ailton Costa da Fonseca está detido na Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim à disposição da Justiça.

Comissão da AL fará visita ao Vale Beijing

Em entrevista na manhã desta terça-feira (3), à TV Guará, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia, deputado Léo Cunha (PSC), confirmou a visita ao navio Vale Beijing, ancorado a 64 km do Porto da Ponta da Madeira, em São Luis. O parlamentar é o autor do requerimento, aprovado pela Mesa Diretora desde o dia 22 de dezembro, que solicitou a visita.
Léo Cunha explicou que a vista à embarcação depende, agora, unicamente de posição da Capitania dos Portos, que deverá marcar a ida dos parlamentares: “o ofício já foi enviado à Capitania dos Portos, a Comissão está esperando que o órgão entre em contato com o Legislativo para informar quais os procedimentos a serem tomados para que a visita aconteça,” disse.
Léo Cunha
Sobre o objetivo principal da visita, o deputado disse que a Comissão pretende fiscalizar e obter as informações necessárias sobre todos os procedimentos que estão sendo tomados para resolver a situação: “queremos garantir que não serão poupados esforços para evitar um desastre ambiental na Costa Maranhense,” explicou.
Entre os principais riscos que a embarcação oferece ao meio ambiente, está um possível vazamento de combustível e minério, uma vez que a embarcação apresenta rachaduras que comprometem sua estabilidade: “isso seria uma verdadeira tragédia, uma vez que causaria a morte de milhares ecossistemas na Baía de São Marcos,” alertou Léo Cunha.
Além da Comissão do Meio Ambiente, o Ministério Público Estadual, o Ministério Público da União, o IBAMA e o CREA também acompanham todos os procedimentos tomados em torno da situação que envolve o navio Vale Beijing.
O INÍCIO
As rachaduras no tanque de lastro do Vale Beijing foram detectadas há quase um mês, logo após o navio ser carregado com 260 mil toneladas de minério de ferro no Terminal da Ponta da Madeira.
Após os técnicos do navio sul-coreano perceberem que a água estava entrando de forma descontrolada em um dos tanques, resolveram abortar a viagem com destino à Holanda e deslocar imediatamente a embarcação do Porto, rebocando-a para 11km da Costa de São Luis. Atualmente, o navio está 64 km distantes da costa.
A água do tanque de lastro está sendo bombeada constantemente para fora dos tanques. Recentemente uma tentativa de retirada de óleo do navio fracassou, devido aos fortes ventos e condições da maré. Ainda essa semana, a Smit, empresa contratada pela STX Pan Ocean, fabricante da embarcação, pretende fazer uma nova tentativa.

Iziane será a capitã do Maranhão Basquete na LBF

Apesar de confirmar a vaga de Iziane, Betinho Lima faz mistério sobre quinteto titular.
imirante.com
SÃO LUÍS - Com uma equipe ainda em formação e tendo como principal estrela Iziane Marques, o time titular do Maranhão Basquete é ela e mais quatro jogadoras. Apesar de as estrangeiras - a pivô norte-americana Crystal Kellly e a armadora mexicana Brisa Rodrigues - estarem treinando bem e da presença da pivô Cintia Tuiú (ex-Seleção Brasileira), o técnico da equipe maranhense, Betinho Lima, faz mistério quanto à formação que deverá iniciar a partida de estreia na Liga de Basquete Feminino (LBF), contra o Americana (SP), quinta-feira às 20h, no Ginásio Castelinho.

Com mais de quarenta dias de preparação, a equipe titular do Maranhão Basquete continua indefinida pelo técnico Betinho Lima, que tem como certeza, apenas, que Iziane será a capitã do time. “O basquete é diferente do futebol. Não existem titulares e reservas. As trocas são feitas conforme a circunstância da partida. Acho que só na hora do aquecimento definirei quem começará jogando. É claro que pela experiência dela, a tendência é começar com a Iziane. Ainda temos mais três dias de treinamento e quero aproveitar para esperar até o último momento para saber quem está em forma para sair jogando, porque estamos treinando há apenas quarenta dias e algumas jogadoras chegaram depois, como as estrangeiras Crytal Kelly e Brisa Rodrigues”, declarou.

Apenas assistindo aos primeiros jogos da LBF, o elenco e a comissão técnica do Maranhão acreditam que o campeonato seguirá a tônica do ano passado, com disputa acirrada pelas primeiras colocações da tabela. Atualmente, o Catanduva e Americana dividem a ponta. "O campeonato vem apresentando equilíbrio. Ourinhos vem crescendo e o Santo André, que é o atual campeão, vai evoluir bastante ao longo da competição. Certamente, vai ser bom jogar esta competição, já que todos os times têm uma ou duas jogadoras mais experientes e bons valores individuais", analisou. Com os reforços de Kelly e Rodrigues, o Maranhão Basquete fecha seu grupo com doze atletas.

Troca de ingressos

Os ingressos para a partida do Maranhão Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) serão trocados por um quilo de alimento não-perecível. As trocas serão feitas, a partir desta terça-feira (3), no Castelinho e nas lojas das Óticas Diniz.

Bandidos assaltam posto de combustível e levam R$ 22 mil

SANTA HELENA – Dois homens armados assaltaram, na noite dessa segunda-feira (2), um posto de combustível na cidade de Santa Helena. Os criminosos chegaram ao local em uma motocicleta, dominaram os funcionários do estabelecimento e levaram toda a renda do posto, que pertenceria ao irmão da prefeita do município, Helena Maria Lobato Pavão.

O assalto aconteceu por voltadas 23h. De acordo com informações da Rádio Mirante AM, os assaltantes levaram cerca de R$ 22 mil.

Após o crime, os bandidos fugiram e, até o momento, ainda não foram presos.

Polícia Militar prende dupla acusada de vários furtos de carros em Imperatriz

Policiais militares prenderam nesse domingo, 1º de janeiro de 2012, João Martins Fontes, vulgo “Pé de Pano”, 26 anos, e Antonio Oliveira Silva, vulgo “Tota”, 35 anos.
(Foto: Reprodução/O Progresso)
Pesa sobre eles a acusação de nos últimos dias terem furtado pelo menos cinco carros, os quais usavam, depois furtavam os equipamentos de som e os deixavam abandonados em qualquer local da cidade e até mesmo da região.
“Pé de Pano” e “Tota” foram presos depois de terem furtado um Gol branco no Povoado Bananal. Os dois, sem a barreira policial Alpha 1, desativada desde a greve da Polícia Militar, entraram na cidade sem ser importunados.
Mais tarde, a Central de Comunicação da Polícia Militar em Imperatriz recebeu informações do furto do Gol no Bananal e passaram a diligenciar. Os policiais avistaram o carro na Rua Ceará. Ordenaram para o condutor - João Martins Fontes, o “Pé de Pano” - parar e ele acelerou. Na ocasião, foi iniciada uma perseguição pelas ruas da cidade, mas os bandidos continuavam acelerando.
A perseguição só acabou quando o Gol abriu o capô, o que inviabilizou que a fuga continuasse. Desceram do carro e foram algemados e levados para o Plantão Central da 10ª Delegacia Regional de Imperatriz, onde foram autuados em flagrante delito por furto qualificado.
Outro veículo que já havia sido furtado, também um Gol, de cor vermelha, foi recuperado em poder da dupla. Os dois veículos já foram restituídos aos legítimos donos.
Foi apurado pela Polícia Civil, através da equipe de policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que “Pé de Pano” e “Tota” são os responsáveis por uma série de furtos de carros, principalmente os que tinham som, já que a dupla era especialista em furtar o som e revender a receptadores, que também serão investigados.

Duas pessoas morrem durante a madrugada na BR-222

Duas pessoas morreram no início da madrugada desta terça-feira (03) no local conhecido como ‘Curva da Morte’ na BR-222 próximo ao município de Açailândia.
Segundo as primeiras informações, o acidente envolveu um ônibus e uma caçamba. Outras pessoas ficaram gravemente feridas e foram levadas para hospitais da região.
O nome das vítimas fatais ainda não foi divulgado.
 

Maranhão tem 20 nomes em nova 'lista suja' do trabalho escravo

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) atualizou o Cadastro de Empregadores flagrados explorando mão-de-obra análoga à escrava no país. Conhecido como "Lista Suja", o Cadastro apresenta 52 inclusões e passa a conter 294 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas, número recorde. Apenas dois nomes foram retirados da lista, após comprovarem terem cumprido os requisitos para a exclusão. Para ver a lista completa, clique aqui.
(Foto: Arquivo/Reprodução)
O Maranhão aparece com 20 nomes. São pessoas físicas e jurídicas das cidades de Santa Luzia, Carutapera, Açailândia, Bom Jesus das Selvas, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Capinzal do Norte, São João do Curu, Centro Novo, Bela Vista do Maranhão, Monção, Tucuruí, Santa Luzia, Peritoró, Governados Archer, Bom Jardim, Governador Edison Lobão e Codó.
Para coibir o uso ilegal de mão-de-obra análoga a de escravo, o governo criou em 2004 um cadastro onde figura os empregadores flagrados praticando a exploração. Ao ser inserido nesse cadastro, o infrator fica impedido de obter empréstimos em bancos oficiais do governo e também entra para a lista das empresas pertencentes à "cadeia produtiva do trabalho escravo no Brasil.
O cadastro é utilizado pelas indústrias, varejo e exportadores para a aplicação de restrições e não permitir a comercialização dos produtos advindos do uso ilegal de trabalhadores.
A lista passa por atualizações maiores a cada seis meses. Os nomes são mantidos por dois anos e, caso o empregador não volte a cometer o delito e tenha pago devidamente os salários dos trabalhadores, o registro é excluído. A inclusão do nome no Cadastro ocorre após decisão administrativa relativa ao auto de infração, lavrado em decorrência de ação fiscal, em que tenha havido a identificação de trabalhadores submetidos ao “trabalho escravo”.
As novas inclusões foram efetuadas com base em pesquisas realizadas no Sistema de Acompanhamento de Combate ao Trabalho Escravo (SISACTE); consultas no Controle de Processos de Multas e de Recursos (CPMR) e no Setor de Multas e Recursos (SEMUR) das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego - (SRTE), além de consultas a banco de dados do governo federal, como o da Procuradoria da Fazenda Nacional.
As exclusões derivaram do monitoramento pelo período de dois anos da data da inclusão do nome do infrator no Cadastro, verificadas a não reincidência na prática do “trabalho escravo”; do pagamento das multas resultantes da ação fiscal, bem como da comprovação da quitação de eventuais débitos trabalhistas e previdenciários.

São Luís e Imperatriz tem vôos atrasados nesta terça

Nesta terça-feira (03) o número de atrasos de vôos nos aeroportos do Maranhão aumentou.
Em São Luís, o Marechal Cunha Machado registrou somente pela manhã, oito atrasos dos 15 vôos previstos, o que representa p percentual de 53,3%.
Já em Imperatriz, de dois vôos previstos para esta manhã, um atrasou.
Você pode conferir a situação do seu vôo no site da Infraero: www.infraero.gov.br.

Redistribuição de carga de navio é iniciada

Porão 7, onde ocorre trabalho, é mais próximo ao local onde casco do Vale Beijing está avariado.
  
SÃO LUÍS - Deve ser iniciado, nesta terça-feira (3), o procedimento para redistribuição da carga do porão 7 do navio sul-coreano Vale Beijing, na costa do Maranhão.

O porão 7 é o que está mais próximo do local onde o casco está avariado, na popa, ou seja, da parte traseira do navio. As esteiras que ajudarão a transportar o minério de ferro para os porões 3 e 5 foram desembarcadas no último sábado (31) e já estão sendo montadas.

Rômulo Arantes Neto agride homem em festa

imirante.com
O ano começou conturbado para Rômulo Arantes Neto. O ator foi acusado de agredir um homem - que preferiu se identificar apenas como Lucas - durante uma festa de réveillon em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio. Procurado pelo EGO, Rômulo confirmou a agressão, mas garantiu que teria sido vítima e que apenas se defendeu.
A confusão teria começado após a namorada do ator, a atriz Maria Pinna, ter sido assediada por um rapaz.
“Estava curtindo a festa na casa de um amigo de infância e percebi que minha namorada, Maria Pinna, estava desconfortável com uma situação. Perguntei o que havia acontecido e ela me disse que um cara tinha passado a mão na perna dela por duas vezes. Fui falar educadamente para ele não passar mais a mão na perna dela, virei de costas e ele me jogou bebida, mas pegou no rosto de Maria, que acabou jogando bebida nele também. Então, ele e o amigo foram para cima de mim tentar me agredir e eu apenas me defendi, dando um soco em um deles”, contou o ator.
A versão do agredido é diferente. “Pedi um isqueiro para Maria e ela disse que não tinha. Aí pedi o cigarro dela para acender o meu e ela me deu. De repente chegou o Rômulo falando que se pedisse um cigarro para ela de novo ele iria me bater. Aí a Maria Pinna me jogou um copo de bebida e quando abaixei a cabeça para secar meu rosto, o Rômulo me deu o soco. Estava usando uma tipoia, pois operei a mão na semana passada e nem pude me defender. Foi uma grande covardia. A Maria ficou alterada, dando chinelada em todo mundo em volta. Ela estava com os olhos arregalados e parecia uma louca. Ela estava muito alterada. Fui para o hospital e tomei nove pontos. Depois soube que o Rômulo foi expulso da festa”, contou Lucas.
De acordo com Rômulo, no entanto, ele não foi expluso da festa. “A festa era de um amigo meu de infância e não fui expluso. Fui embora porque quis. Cheguei em casa e ainda mandei uma mensagem para meu amigo pedindo desculpas pela confusão e ele disse que não teve problema algum. Tenho testemunhas de que o rapaz já foi para lá querendo arrumar confusão, pois já tinha assediado a namorada de um amigo meu também. Foi uma situação muito chata, pois até a Maria saiu machucada, já que na confusão um dos meninos acertou um soco de raspão no olho dela. Eu sempre fui uma pessoa calma, que foge de brigas, estou muito chateado por tudo isso”, finalizou o ator.
De acordo com uma assistente social da 16ª DP, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, o agredido esteve no local buscando orientações para prestar queixa contra o ator.