BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mestre Teodoro, ícone do bumba-boi, morre aos 91 anos no Distrito Federal

Um dos principais articuladores da cultura maranhense em Brasília, o folclorista Teodoro Freire, considerado um dos mestres da cultura popular, norreu na madrugada deste domingo, no Hospital Santa Helena, em Brasília. Ele tinha 91 anos e sofria de enfisema pulmonar. O velório está sendo realizado no Centro de Tradições Populares, em Sobradinho, e o corpo será cremado na manhã de hoje.
Mesmo com a saúde debilitada, estava junto com seus familiares realizando o festejo de São Sebastião em Brasília e que ia coincidir com as comemorações dos 49 anos de fundação do Boi de Seu Teodoro, uma das grandes referências da cultura popular do Maranhão, em Brasília.
Foto: Arquivo
Mestre Teodoro Freire, como era conhecido, levou e difundiu o bumba-boi maranhense no Distrito Federal
No sábado à tarde, teve uma parada cardiorrespiratória. Levado ao hospital, submeteu-se a alguns exames, mas logo depois foi liberado. À noite, o mestre Teodoro sentiu-se mal novamente e foi levado às pressas ao hospital, onde chegou a ser internado na UTI, mas não resistiu.
A escolha do Centro de Tradições Populares para a realização do velório foi uma homenagem ao mestre da cultura popular, pois lá estavam sendo realizadas as festas e rezas em homenagem a São Sebastião, no festejo iniciado no dia 10 e também seria o palco das comemorações dos 49 anos do bumba meu boi, previstas para acontecer dia 28. Com a morte do articulador da festa, ficam mantidas apenas as rezas de São Sebastião pelo cunho religioso, mas a festa de aniversário foi cancelada.

Comarca de Olinda Nova está sem energia elétrica e sem telefone

A comarca de Olinda Nova, localizada a 250 quilômetros de São Luis, está sem energia elétrica. A informação é da juíza titular, Anelise Nogueira Reginato. Em contato via celular, a magistrada disse que a falta de energia elétrica ocorre desde domingo, dia 15.

Fórum de Olinda Nova está incomunicável
Além da queda de energia, a comarca está incomunicável, sem telefone e sem internet. “Inicialmente, o problema de energia elétrica deu-se em toda a cidade. Agora, somente alguns pontos estão sendo prejudicados, e o fórum é um desses pontos”, ressaltou Anelise.

Segundo a juíza, a CEMAR não deu uma previsão para o restabelecimento da energia no fórum. “Estamos com o trabalho, no que depende de internet e sistema Themis, altamente prejudicado. E o pior é que não existe nenhuma previsão sobre a resolução do problema”, explicou. Entretanto, a secretaria judicial continua o atendimento manual, que não precise verificar o sistema Themis.

Tramitam atualmente no fórum de Olinda Nova cerca de 650 processos. Não há audiências marcadas para o período. Em relação aos prazos processuais, Anelise Nogueira observa que continuam correndo. “Não há a suspensão dos prazos”, finaliza.

Professores protestam pelas principais ruas e avenidas de Tutóia por salários

Na manhã de sexta feira (13), professores e servidores públicos municipais realizaram passeata em reivindicação por seus direitos. Os professores lutam por adequação do Piso Salarial Nacional para a categoria, atualização do Plano de Cargos e Salários, aplicação dos 60% do Fundeb – Fundo Nacional de Manutenção da Educação Básica, entre outras reivindicações.
O movimento partiu da sede do Sindicato dos Servidores, tomou as principais ruas e avenidas da cidade. A primeira parada aconteceu em frente ao Fórum e as demais, no Ministério Público Estadual, na Prefeitura e na Secretaria de Educação. A cada parada, os manifestantes entoavam o Hino Nacional e proferiam discursos em favor dos direitos da classe e da Educação de Tutóia, como merenda escolar, bônus salarial com as sobras do Fundeb, de 2009, 2010 e 2011.
Muitos outros segmentos sociais de Tutóia aderiram ao movimento, como CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas de Tutóia, Sintraf - Sindicato da Agricultura Familiar, além de civis.
A Polícia Militar e Guarda Municipal foram notificadas e garantiram a orientação do trânsito, inclusive, realizando desvios.
Para os líderes do movimento o resultado é positivo, uma vez que estes afirmam estar sendo lesados nos seus direitos salariais. O motivo principal da manifestação se sustenta na luta pelos direitos preconizados nas Leis do Piso.
Tentamos ouvir da Secretaria uma opinião, mas ninguém quis falar. Conversamos ainda com o advogado da Educação de Tutóia, mas este não quis dar entrevista, falou informalmente que o município (no caso a Secretaria de Educação) não havia sido notificado, oficialmente, da manifestação

Homem morre ao atravessar o Viaduto do Monte Castelo

O açougueiro Jorge Luís Rosa Silva, de 48 anos, morreu na noite de sábado (14), ao ser atropelado no Viaduto do Monte Castelo. Ele morava com a esposa e cinco filhos na Rua Casemiro de Abreu, na Vila Passos, e foi sepultado, na manhã de ontem, no Cemitério do São Cristóvão.
Outras duas mortes foram registradas por acidentes de trânsito de sexta-feira até a noite de sábado. João Batista Costa Filho foi vítima de um acidente nas proximidades do Shopping da Ilha. No sábado, Delfino Pereira da Silva foi atropelado por uma moto no Jardim Tropical.

Estudantes passam por seletivo para ingresso no Ensino Médio

Teve início pontualmente às 13h30 deste domingo (15), o seletivo para a distribuição de alunos oriundos do ensino fundamental para a primeira série do ensino médio no ano letivo de 2012, no campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e mais 16 escolas na capital.
Marilisa Souza. (Foto: Divulgação)
A estudante Marilisa Souza Leão, de 14 anos, do Centro de Educação Juvêncio Matos, disse que estava calma e ponderou: “espero poder fazer essas provas com tranquilidade. Estou mais preparada para a de português, mas vou encarar com firmeza a de matemática".
Neste classificatório, mais de 8 mil candidatos concorrem a vagas nas principais escolas de São Luís. O seletivo, que constam de 20 questões de Matemática e 20 questões de Português, está sendo aplicado aos estudantes que selecionaram como primeira opção os centros de ensino Liceu Maranhense (700 vagas), Cegel (600), Mário Meireles (280), Paulo VI (380) e Estado de Guanabara – São José de Ribamar (140). Nestas escolas, a demanda supera a oferta de 2.100 vagas do total aproximado de 25 mil ofertadas em São Luís pela Seduc.
As provas, previstas para serem concluídas às 17h30, estão sendo realizadas no campus Paulo VI-Tirirical (prédios de Administração, Agronomia, Veterinária, Engenharia, Zootecnia e Letras), além de mais 16 escolas na grande São Luís.

Sete maranhenses morrem em acidente na BR-343, no Piauí

Um acidente ocorrido na BR-343, próximo ao município de Amarante, no Estado do Piauí (a 160 Km de Teresina), por volta das 5h20 de ontem (14), provocou a morte de sete pessoas, todas moradoras de São Francisco do Maranhão (MA). De acordo com inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu quando uma Hilux de placa HXC-1134/Teresina, que seguia de Angical (PI), em alta velocidade, tentou ultrapassar uma carreta e bateu frontalmente com um ônibus da empresa Real Barroso, que trafegava de São Paulo, do município de Casa Verde com destino à cidade de Piripiri (PI). Os passageiros do ônibus não sofreram ferimentos graves.
Em entrevista concedida ao Portal Meio Norte, Pedro Gomes, motorista do ônibus, contou que após a manobra da Hilux, no instante da ultrapassagem, a caminhonete não teve condição de retorno à sua mão, colidindo de frente com o ônibus que conduzia quase 40 passageiros. 'Após a batida, sustentei o volante para não bater numa árvore', afirmou.
Segundo informações colhidas no local, os ocupantes da caminhonete estavam na Angifolia, carnaval fora de época de Angical. No momento do desespero, o único sobrevivente da Hilux, identificado como Gutierrez, afirmou ao motorista do ônibus que, por não estar embriagado, pediu para vir dirigindo, mas não aceitaram.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e, segundo o policial F. Rodrigues, após a remoção dos corpos, iria ser feita a perícia para uma melhor investigação do ocorrido.
Os corpos foram levados para o hospital de Amarante. Segundo os passageiros do ônibus, se o socorro tivesse chegado imediatamente, uma das vítimas não teria falecido. 'Ele ficou agonizando muito tempo', disse uma passageira, que não quis se identificar.
As vítimas – Após embalsamados, os corpos foram encaminhados ao município de São Francisco do Maranhão, onde estão sendo velados. Um deles, Halisson Mendes, foi levado para ser velado em Teresina. Relação nominal das vítimas: Stefy Brito de Sousa, 17 anos (modelo e atuava em Teresina); Aldetino Luís Gomes Filho; José de Ribamar Morais Júnior, 20; Halisson Mendes dos Santos Pinheiro, 21; Leudenberg Araújo Sousa, 20; Bernardino Ferreira Neto, 29; e Francisco Cleyton Alves da Rocha, 23.

Sete internos do sistema penitenciário poderão cursar ensino superior

Sete internos do sistema penitenciário do Maranhão conseguiram pontuação necessária no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como excedentes para ingressarem em uma faculdade pública. A informação é da coordenação geral de Educação do sistema prisional do Maranhão, da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap).
São três homens da Penitenciária de Pedrinhas e quatro mulheres, com média de idade entre 20 e 30 anos. Conforme o coordenador geral de Educação do sistema prisional, João Lelis Matos, todos estão em regime semiaberto. “Caso consigam ingressar, poderão estudar e trabalhar durante o dia e voltar à noite para a penitenciária”, explicou.
Entre os cursos superiores mais desejados pelos internos estão Administração, Serviço Social e Enfermagem. Das quatro excedentes, duas querem ser enfermeiras. Elaine Cristina Gonçalves Lima, de 27 anos, disse que ficou bastante aliviada ao receber a informação de que é uma das excedentes. “Eu estava ansiosa pelo resultado. Nós nem tivemos muito tempo para estudar e conseguimos ser excedentes”. Ela já trabalhou como auxiliar de Enfermagem. “Acho que tenho vocação para ser enfermeira”.
Para Claudemary Costa Cordeiro, de 28 anos, que pretende, também, fazer Enfermagem, a faculdade é um passo importante na vida. Mãe de quatro crianças, ela se preocupa com a imagem que vai passar dela para os filhos. “Eu mudei muito. Hoje eu sou mais madura. Meus filhos estão olhando o meu esforço”.
Preparação
Para se prepararem, os internos tiveram aulas ministradas por professores da própria unidade. Para o coordenador João Lelis, apesar do pouco tempo para se preparar, o resultado foi satisfatório. “Ministramos aulas de química, matemática, geografia, português e outras matérias; queremos aprimorar esse serviço educativo”.

Sete homicídios são registrados no fim de semana na capital

Neste fim de semana, o Instituto Médico Legal (IML) de São Luís registrou a entrada de nove corpos, sendo que sete deles foram vítimas de homicídios.
As vítimas de homicídios foram Leudo Soares Rodrigues de 32 anos, morto a tiros na última sexta (13) no Residencial Pirâmide; Raimundo de Jesus Reis Barbosa de 42 anos, também assassinado a tiros na sexta no Coroadinho.
Já no sábado, Israel Ferreira Santos foi vítima de arma de fogo na Raposa.
No domingo, foram assassinados o jovem Railson Nascimento Torres de 21 anos na Ilhinha; Cleidson Simão Silva de 34 anos na Vila Embratel; Diego Vinícius Mendes de Sousa; Jocivaldo Ferreira Lima de 26 anos.
No interior do Maranhão, foram mortos a tiros Benedito Araújo Martins de 49 anos morto na cidade de Itapecuru e Ceciliano Feliciano Maciel de 72 anos no município de Bela Vista.
 

Operação Paciência fiscaliza bancos a partir desta segunda

Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento da Lei Estadual nº 7.806/2002, a Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), realiza a Operação Paciência a partir desta segunda-feira (16).
(Foto: Arquivo/Reprodução)
O alvo são as agências bancárias de São Luís, Caxias e Balsas. A fiscalização é para saber se os bancos disponibilizam de bilhetes de senha em que constem impressos, mecanicamente, o horário de recebimento da senha na fila e o horário de atendimento do consumidor no guichê (art. 2º da Lei nº 7.806/2002).
Também será fiscalizado o tempo máximo de espera dos consumidores que estiverem na fila para os serviços prestados no guichê que não deve ultrapassar 30 (trinta) minutos (art. 1º da Lei nº 7.806/2002).
A operação terá início, nesta segunda-feira (16), será realizada por período indeterminado e seus resultados serão avaliados a cada seis meses.
A partir do início da ação, em todos os dias úteis, pelo menos uma equipe do Procon-MA, composto por no mínimo dois fiscais, realizará fiscalização em alguma agência bancária da capital.
As agências fiscalizadas não serão divulgadas com antecedência, sendo definidas no dia da ação fiscalizatória. Os fiscais permanecerão por, no mínimo, quatro horas por dia na agência fiscalizada

Porto Rico - Preso suspeito de assaltar Agência dos Correios

Uma ação conjunta das polícias Civil e Militar prendeu, na manhã desta terça-feira (10), um suspeito de envolvimento no assalto à Agência dos Correios da cidade de Porto Rico do Maranhão, a 429 km de São Luís. O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (9). Paulo Sérgio Rodrigues Ferreira, de 22 anos, foi apontado por testemunhas como o responsável por dar apoio logístico aos elementos na prática do assalto.
Após denúncias e informações, a polícia efetuou a prisão do acusado durante abordagens realizadas pela Polícia Militar na MA-304, entre os municípios de Mirinzal e Cedral. Em seguida, ele foi conduzido à Delegacia Regional de Pinheiro, onde foi ouvido pelo delegado Cláudio Barros.
Em depoimento, o suspeito negou qualquer tipo de participação no roubo. No entanto, testemunhas o reconhecem como sendo a pessoa que dava cobertura aos outros dois elementos que cometeram o assalto na agência.
Segundo a polícia, as investigações prosseguirão para que sejam apuradas informações. Paulo Sérgio permanecerá detido.

Acidente no Piauí mata sete Maranhenses

Um acidente ocorrido na manhã deste sábado, 14, deixou sete pessoas mortas e uma gravemente ferida, na BR 343, em Amarante, no Piauí. Todos os passageiros eram de São Francisco do Maranhão (MA).
(O veículo, uma Hilux de placa HXC-1134, colidiu com um ônibus da empresa Real Barroso.
Nenhum passageiro do ônibus ficou ferido.
Os corpos estão no hospital de Amarante e, de lá, serão liberados para as famílias. A outra vítima foi encaminhada para um hospital em Teresina, Piauí.
Segundo testemunhas, a hilux, que vinha de Angical (PI), em alta velocidade, tentou ultrapassar uma carreta quando colidiu de frente com o ônibus, que vinha de São Paulo, do município de Casa Verde com destino à cidade de Piripiri (PI).
Os passageiros do ônibus não sofreram ferimentos graves.
Em entrevista concedida ao Portal Meio Norte, Pedro Gomes, motorista do ônibus, conta que após a manobra da Hilux, no instante da ultrapassagem, a mesma não teve condição de retorno à sua mão colidindo frontalmente com o ônibus que conduzia quase 40 passageiros.
“Após a batida, sustentei o volante para não bater naquela árvore”[o morotorista referia-se a uma árvore de grande porte que fica à beira da BR]
Os integrantes da caminhonete estavam na Angifolia, carnaval fora de época de Angical. No momento do desespero, Gutierrez, único sobrevivente da Hilux, afirmou ao motorista do ônibus que, por não estar embriagado, pediu para vir dirigindo, mas não aceitaram.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e, segundo o policial F. Rodrigues, após a remoção dos corpos, será feita a perícia para uma melhor investigação do ocorrido.
Os corpos foram levados para o hospital de Amarante. Segundo os passageiros do ônibus, se o socorro tivesse chegado imediatamente, uma das vítimas não teria falecido. “Ele ficou agonizando muito tempo”, disse a passageira que não quis se identificar.
Vítimas
As vítimas foram identificadas por Wallison Mendes, Estefany, Morais Júnior, Aldetino, Leudenberg, Cleiton e Bernardo (este último, veio de Salvador (BA) e estava passando férias em São Francisco do Maranhão).
Das sete vítimas fatais, três deles vieram de Teresina numa Hilux de placa HXC-1134, por volta das 23h e os outros cinco foram de São Francisco do Maranhão, pegando um veículo na rodoviária de Amarante.
Juntos resolveram vir para o município de São Francisco do Maranhão por volta das 05h, quando, 20 minutos depois, se deu o ocorrido.
Procedimento
Segundo o escrivão da Polícia Militar de Amarante, Lindomar Rocha, o motorista do ônibus, Pedro Rocha, prestou depoimento na Delegacia de Amarante e será indiciado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
O escrivão informa ainda que outro ônibus da mesma empresa já conduziu os passageiros aos seus destinos. Segundo Pedro Rocha, o acidente teria sido de maior proporção se ele não tivesse conseguido controlar o ônibus e fazê-lo parar fora da BR. O único sobrevivente da Hilux, de nome Gutierrez, foi encaminhado para Teresina.
Choque
A população de Amarante e de São Francisco do Maranhão (MA) está consternada, o clima é de luto completo. Seis das sete vítimas fatais do acidente serão sepultadas amanhã no município de São Francisco.
A Polícia Rodoviária Federal irá investigar as causas do acidente.