BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 14 de março de 2012

Mais de 200 escolas de São Luís serão reformadas

O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Educação, Othon Bastos, assinam, nesta quarta-feira (14), ordens de serviço para a reforma de 219 escolas municipais e conclusão de três Unidades de Ensino Básico – UEBs (Bequimão, São Raimundo e Cidade Operária).
O ato de assinatura ocorre na Escola de Governo e Gestão, na Rua das Andirobas, nº 26 – Renascença.

Maranhão ocupa o 4ª lugar em geração de emprego no Nordeste

Região Nordeste é a 2ª que mais gera empregos no País e o Maranhão aparece em 4º lugar da região no ranking.

Publicação: 14/03/2012 09:10
Pelo segundo ano consecutivo, o Nordeste conquistou a segunda posição entre as regiões brasileiras como polo de geração de empregos. A informação consta em recente artigo publicado na Revista Conjuntura Econômica, editada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão vinculado ao Banco do Nordeste.

Segundo o trabalho, que leva em conta dados divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2011, a Região elevou para 16,9% sua participação no total nacional, cujo saldo alcançou 1,9 milhão de postos de trabalho, abaixo apenas do registrado em 2010.

Os setores de serviços, comércio e construção civil, pela ordem, são os maiores empregadores da Região e do Brasil como um todo, valendo salientar que o Nordeste responde por um em cada quatro empregos gerados pela construção civil no país.

De acordo com a revista Conjuntura Econômica, a criação de empregos no Nordeste não ultrapassou os níveis de 2010, situando-se em torno de 330 mil postos ante 494 mil. Entre os estados nordestinos, considerado o agregado anual, o saldo foi positivo para todos, com destaque para Pernambuco (27,2% do saldo regional), que superou a Bahia (23,1%) e o Ceará (17,1%).

Maranhão

O Maranhão aparece em quarto lugar entre os estados da região Nordeste quanto ao saldo na evolução do emprego celetista, fechando o ano de 2011 com 25.410 vagas ocupadas. A primeira posição ficou com Pernambuco, que teve 89.607 postos de trabalho.
Compartilhe
Envie sua históriae faça parte da rede de conteúdo dos Diários Associados.
Clique aqui e envie seu vídeo, foto, podcast ou crie seu blog.Manifeste seu mundo.



Equipe Albatroz combate o crime em locais de difícil acesso

O trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, na capital maranhense, às vezes, é dificultado pela existência de muitas vielas, becos e ruas estreitas, principalmente, nos bairros da periferia. Para facilitar o acesso a esses locais, foram criados grupos de policiais que agem utilizando motocicletas, um deles é a Equipe Albatroz, do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado no Calhau, que é comandado pelo major Raimundo Nonato Santos Sá.
Foto: G. Ferreira
Uso de motocicleta facilita operações em becos e ruas estreitas
A Equipe Albatroz é composta por quatro motocicletas, com dois militares em cada uma, totalizando oito homens nas ruas combatendo a criminalidade, na área de atuação do 8º BPM, que vai da Avenida Litorânea até o Retorno da Forquilha. A missão da Albatroz, segundo major Sá, é fazer incursões nas áreas com maior incidência de crimes, como assaltos e tráfico de drogas, percorrendo locais onde as viaturas não têm acesso; além de ter a facilidade para perseguir criminosos em fuga, pela rapidez e agilidade no trânsito.
O major informou que a Albatroz realiza um trabalho de prevenção, havendo, durante as abordagens, o registro de muitos casos de apreensão de armas de fogo. Atualmente, os roubos de veículos e as conhecidas “saidinhas bancárias” têm sido resolvidos com mais rapidez com a participação da Albatroz.
Foto: G. Ferreira
Policiais da Equipe Albatroz durante operação na área da Ilhinha
De acordo com a tenente Francisca Solange, comandante da 4ª Companhia, do 8º BPM, responsável pelo policiamento na Avenida Litorânea, São Francisco, Ilhinha, Renascença, Jaracati e Quintas do Calhau, para fazer parte da equipe Albatroz os policiais passam por uma seletiva, onde são avaliados a sua habilidade como motociclista, entre outras.
No total, o efetivo da Albatroz é composto por 16 policiais que se revezam durante as operações. Além disso, a tenente Solange informou que nas ações sempre existe um policial graduado. Os militares da Equipe Albatroz utilizam como acessório, um rádio HT, Taizer – PT 100, pistola ponto 40, tonfa (bastão perseguidor) e spray de pimenta.
“Os policiais ficam vulneráveis, tornando-se alvo fácil para os bandidos, por isso os horários das rondas começam às 13h e se estendem até as 23h. E, para maior segurança, sempre que estão em perseguição é acionada uma viatura que se dirige ao local para servir de apoio”, enfatizou Solange.

Envolvido em morte de prefeito é absolvido em Imperatriz

A juíza Samira Barros Heluy, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Imperatriz, presidiu, nessa terça-feira (13), mais uma sessão do Tribunal do Júri. No banco dos réus, Geraldo João da Silva. O julgamento foi o terceiro deste ano relacionado com o crime praticado contra o prefeito Renato Moreira, em outubro de 1993.

O conselho de sentença, por maioria, votou favorável à absolvição do réu. O promotor de Justiça Domingos Eduardo da Silva afirmou que vai entrar com recurso de apelação.

Sobre o crime


Segundo o processo, Geraldo João da Silva teria sido o homem que mostrou Renato Moreira para o pistoleiro. O prefeito entrou no mercado pelo portão lateral da rua Bom Jesus, quando foi surpreendido por dois tiros, disparados por um pistoleiro, que fugiu do local em uma bicicleta. Em seguida, o assassino pegou uma carona.

A morte de Renato Moreira teria sido motivada por uma decisão dele, enquanto prefeito, de quebrar o monopólio do transporte coletivo urbano, retirando vantagens da única operadora do serviço, que era a empresa de transporte coletivo Imperial. Pelo menos dez pessoas estariam envolvidas no caso.

Os julgamentos que estão sendo realizados pela Vara de Execuções Penais de Imperatriz fazem parte das reuniões extraordinárias do Tribunal do Júri Popular. Até o mês de abril, serão três reuniões, totalizando 27 júris. As sessões devem ocorrer em Imperatriz, sede da comarca, e em Davinópolis, termo judiciário.
(Ascom/CGJ)

Família de pedreiro denuncia omissão de socorro do Samu

Foi sepultado ontem (13), no Cemitério São José Bonfim, no Bairro da Vila Nova, o pedreiro Cristino Sousa, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). A mãe de Cristino se disse revoltada e afirmou que ouve negligência médica na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga e omissão de socorro por parte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Cristino tinha 34 anos e residia na Rua 13 de Maio, casa 2, no Residencial Primavera na Vila Embratel. O pedreiro deixou três filhos, um menino de nove anos e duas meninas, de 10 e 12 anos.
Foto: G. Ferreira
Familiares de Cristino Sousa (detalhe) reclamam da falta de atendimento
De acordo com a mãe de Cristino, Joana Deltrudes Sousa, o seu filho sofreu o primeiro AVC em outubro do ano passado, quando ficou internado no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão 1. Joana Sousa disse que, no final do mês passado, o pedreiro sentiu uma forte febre e foi internado na Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, ficando naquela casa de saúde até a última sexta-feira (9).
Joana afirmou que os médicos da Unidade Mista mandaram Cristino para casa, mesmo ele ainda com febre. Na segunda-feira (12), pela manhã, o pedreiro voltou a passar mal. Os familiares afirmaram ter ligado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas teriam sido surpreendidos pela informação de que não havia ambulância para prestar o socorro.
Com a insistência dos familiares, segundo a mãe de Cristino, o funcionário sugeriu que o pedreiro fosse levado em um carro particular até uma casa de saúde. No entanto, como informou Joana Sousa, algumas horas depois Cristino faleceu em sua própria residência.
Segundo a mãe de Cristino Sousa, durante o tempo em que ficou internado na Unidade Mista não foi constatado que ele era diabético, nem mesmo que estava com pneumonia. Isso aconteceu somente após sua morte, por meio do atestado de óbito.
Outro lado – O secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, informou que apurou a denúncia com a direção do Samu e imediatamente solicitou abertura de uma sindicância para apurar os fatos e tomar providências.

Mais de 70 bairros ficarão sem água em SL

A Caema informou, ontem, que devido à necessidade de realizar manutenção corretiva (elétrica e mecânica) nos quadros de comandos e engaxetamentos do sistema distribuidor R-8, haverá interrupção no abastecimento de água, no período de 8h às 18h, desta quinta-feira (15). A previsão de normalização do abastecimento é de até 48 horas.
Serão atingidos os bairros: São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, Avenida Litorânea, Vinhais, Recanto dos Vinhais I e II, Vinhais III, Vinhais Velho, Planalto Vinhais, Condomínio Colina dos Colibris, Maranhão Novo, Bequimão, Ipase, Angelim, Novo Tempo II, Novo Angelim, Cantinho do Céu, Vila Sete de Setembro, Manuel Beckman, Cohama, Conjunto Residencial Esperança, Cohaserma, Parque Atenas, Cohajap, Cohajoli, Bela Vista, Parque Shalom, Barramar, Vila Vicente Fialho, Recanto Fialho, Vila Cruzada, São Domingos I e II, Pinheiros I e II, Vila Marinha, Vivendas da Cohama, Conjunto Primavera Turu, Residencial Araras, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I, II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luizão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos e Terra Livre.

Acidente com ônibus mata 22 crianças em túnel no sul da Suíça

GENEBRA , 14 - A batida de um ônibus contra uma parede perto da saída de emergência de um túnel no sul da Suíça matou 22 crianças - com média de idade de 12 anos - e seis adultos nesta quarta-feira, 14. Mais 24 crianças ficaram feridas.
O acidente aconteceu em Sierre com um veículo que transportava 52 passageiros belgas. Todas as vítimas são estudantes de Lommel e Heverlee, no norte da Bélgica, a aproximadamente 800 quilômetros do local do acidente, e voltavam para casa após passarem férias esquiando em Val d'Anniviers, nos Alpes suíços.
Os dois motoristas do ônibus estão entre os mortos. Os feridos foram transferidos para quatro hospitais. As causas da tragédia são desconhecidas.

presidente da comuna de Sierre, François Genoud, declarou que se trata de "um drama possivelmente sem precedentes na Suíça, uma catástrofe terrível" que ocorreu quando o ônibus percorrera "apenas uma dúzia de quilômetros".
Genoud assegurou que o túnel no qual ocorreu o acidente "não é mais perigoso que outros lugares da estrada", que o asfalto estava "em muito bom estado" e que a tragédia aconteceu em uma reta, por isso "é difícil compreender o que se passou".

Fla vai oferecer espaço para Adriano: 'Recuperado, quem é que não quer?'

As relações entre Flamengo e Adriano vão aos poucos tornando-se mais próximas. O jogador, que rescindiu seu contrato com o Corinthians na noite de segunda-feira, pode fazer trabalho de recuperação física nas instalações rubro-negras se assim desejar. Walter Oaquim, vice de relações externas do Flamengo, revelou na tarde desta terça que o clube vai procurar Adriano para oferecer o espaço. E deixou no ar que, caso ele se recupere fisicamente, a contratação pode acontecer.
- A questão não é contratar ou não contratar o Adriano. O Flamengo vai se propor a ajudar o Adriano a se recuperar do ponto de vista físico, psicológico, da parte total de atleta. O Flamengo vai oferecer isso, inclusive local de treinamento.
As palavras de Oaquim revelaram um sentimento de gratidão do clube pelo atacante, principal nome do time campeão brasileiro em 2009:
- O Flamengo deve muito a ele. Adriano foi um craque feito em casa, campeão muitas vezes pelo Flamengo, ídolo, querido, você vê a reação das pessoas. Mas não adianta voltar em condições difíceis para ele e para o clube. Então, se nós conseguirmos, e ele desejar participar dessa recuperação, claro que, recuperado, quem é que não quer? Então eu acho que pela parte do Flamengo é a melhor posição. Depende dele - disse Oaquim.

O dirigente revelou que suas declarações têm o aval da diretoria e da presidente Patricia Amorim, que já começou a ouvir a opinião de torcedores, sócios, conselheiros e patrocinadores sobre a possível volta do Imperador.
- Isso vai ser conversado com ele, vamos ver o que pensa. Às vezes ele tem clube para ir, alguém interessado nele. Estou falando pela presidente, pela diretoria, não pelo futebol. Pelo fato de o Flamengo recuperar um ex-atleta que vai ser eternamente um atleta do clube, explicou Oaquim.
Por fim, ele revelou que o convite já tem data para acontercer.
- Nosso vice de futebol vai conversar com ele depois do jogo de quinta-feira - finalizou, referindo-se à partida contra o Olimpia, pela Libertadores.
Em entrevista à apresentadora Vanessa Riche, do SporTV, a presidente Patricia Amorim procurou adotar postura cautelosa.
- Primeiro precisamos saber como está a lesão dele. Outra questão é que o clube tem um planejamento. Contratamos Vagner Love, renovamos com Felipe, assumimos o pagamento do Ronaldinho Gaúcho, além de González e Magal. Temos um planejamento a seguir. Não se contrata um jogador de uma hora para outra - disse.
Fla já estuda formato de um possível contrato

Quando a rescisão com o Corinthians veio à tona no início da noite de segunda-feira, o Rubro-Negro virou um rebuliço. Diversas enquetes realizadas sobre um possível retorno do Imperador mostram larga vantagem de aprovação por parte da torcida. Pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM mostrou que 89% dos internautas aprovam a volta de Adriano ao Flamengo.
O clube, porém, passou a se cercar de cautelas quando o assunto escancarou as portas da Gávea. Primeiro, foi debatida a principal importância de manter o foco no jogo da Libertadores, diante do Olimpia, quinta-feira, no Engenhão. Por isso, o assunto está sendo tratado pelos altos poderes do clube, ainda sem envolver a comissão técnica.
Já é consenso que, caso a contratação aconteça, o vínculo deve ser ligado à produtividadeComo não era previsto na pauta, o caso Adriano ainda passava longe do departamento de finanças. Mas Michel Levy, responsável pelo setor, já se movimenta para debater com Adriano possíveis valores e formulação de contrato.
O clube, então, estipulou o roteiro para o Imperador: primeiro, receber o jogador, sem qualquer tipo de apresentação ou formalidades, para se recuperar plenamente da lesão no tendão de aquiles do pé esquerdo. Adriano usaria a estrutura do clube, mesmo sem ainda ser atleta do Rubro-Negro, como fez Ronaldo em 2008, antes de acertar com o Corinthians.
Depois, durante cerca de um mês, o departamento médico do Rubro-Negro poderia acompanhar a evolução do atacante, assim como pessoas ligadas ao futebol fariam uma avaliação do comportamento do jogador.
- O Flamengo está de portas abertas para ajudar no que ele precisar. Se quiser treinar aqui, disponho preparadores físicos, nutricionista e, se solicitar, até psicólogo. Aqui é a casa dele – disse o vice-presidente de futebol, Paulo Cesar Coutinho, em entrevista à Rádio Brasil.
O contrato seria apenas o último estágio. Ainda assim, já é consenso que, caso aconteça, seria um vínculo ligado à produtividade do jogador.

Comerciante é preso por venda de remédios proibidos

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, em flagrante delito, na última segunda-feira, (12), na cidade de Balsas, o comerciante Gervaldo Martins Alencar, 50 anos, suspeito de comercializar medicamentos ilícitos.
(Foto: Divulgação)
Os Policiais Civis foram acionados por uma equipe da Vigilância Sanitária Estadual, que recebeu uma denúncia de que havia irregularidades nos medicamentos.
O titular do 2º Distrito Policial, Alcides Martins, que coordenou a ação, com o apoio do Coordenador da Vigilância Sanitária no município de Balsas, Jairo Ribeiro, e do Agente da Vigilância Sanitário Estadual, Denis Fonseca conseguiram apreender na Farmácia Real, que é de propriedade de Gervaldo, um cofre que continha 82 comprimidos de Pramil (medicamento utilizado para disfunção erétil masculina) importados do Paraguai, e cinco comprimidos de Cytotec (medicamento abortivo), que tem venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ainda segundo o delegado, também foi apreendido dentro de uma gaveta do escritório uma ampola do anabolizante Deca Durabolin, de venda proibida pela Anvisa. Na prateleira, juntos com outros medicamentos expostos à venda, foram confiscados também72 ampolas de Diclofenaco Sódico vencidas.
Gervaldo Martins Alencar foi autuado por ter em depósito para vender ou distribuir medicamentos sem registro, exigido pelo órgão de Vigilância Sanitária e Descaminho, e ficará na Delegacia Regional de Balsas à disposição da justiça.
 

Acidente com motos deixa trânsito lento em dois pontos de SL

Um acidente envolvendo um veículo e uma moto na Avenida Jerônimo de Albuquerque em São Luís, está provocando um longo congestionamento na manhã desta quarta-feira (14) na altura da Cohab.
No acidente ocorrido em frente ao laboratório Cedro deixou o motociclista com ferimentos leves e o garupa com fratura na perna. Uma ambulância do SAMU foi acionada e levou o garupa para um hospital de São Luís.
A motorista do veículo identificada apenas por Maria não sofreu nenhum ferimento.
OUTRO ACIDENTE
Também no início da manhã desta quarta, um outro acidente na Estrada de Ribamar, região metropolitana de São Luís, deixou um motociclista ferido.
Segundo as primeiras informações, o motoqueiro colidiu na traseira de um caminhão por volta das 8h em gente a Química Norte. O trânsito é muito lento no sentido Maiobão/Forquilha.

PF prende quadrilha que fraudava vestibular de medicina no MA

A Polícia Federal (PF) prendeu 15 pessoas nesta terça-feira em uma operação para desarticular uma organização criminosa que fraudava vestibulares de medicina em cinco Estados. De acordo com a PF, todos os mandados de prisão foram cumpridos e entre os objetos apreendidos com o grupo estava um ponto eletrônico que seria utilizado para a comunicação com os candidatos.
A fraude foi descoberta em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso. Segundo a PF, a organização contava com três grupos para operar o esquema: o primeiro cooptava os vestibulandos; o segundo se encarregava de treiná-los no uso do ponto eletrônico e o terceiro seria composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava para os alunos.
Os suspeitos foram presos nas cidades de Jaú (SP), Ituverava (SP), Rio Grande (RS), Jataí (GO), Goiânia (GO), Marabá (PA), Teresina (PI), Lauro de Freitas (BA), Porto Nacional (TO) e Gurupi (TO). Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação e quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de 2 a 8 anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato.

Ex-prefeito tem direitos políticos suspensos a pedido do MP

Central de Notícias
 
Foto sem Descrição
 
 
 
O ex-prefeito de Magalhães de Almeida, Osvaldo Batista Vieira Filho, foi condenado, em setembro de 2011, por improbidade administrativa, a pedido do Ministério Público do Maranhão. Conforme a decisão judicial, o ex-gestor teve os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos. Também foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 30 mil. Foi proibido, ainda, a receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, mesmo por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio, pelo prazo de três anos. 
 
Proferiu a sentença a juíza Jaqueline Rodrigues da Cunha. Ajuizou a Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra Osvaldo Batista Vieira Filho, o promotor de Justiça Ossian Bezerra Pinho Filho. 
 
Segundo consta na ação, o ex-prefeito atrasou o pagamento dos salários dos servidores, inclusive o dos professores, por seis meses, no ano de 2006, incluindo o 13º salário. De acordo com a legislação, o percentual dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) a serem aplicados no pagamento de professores da educação básica não pode ser inferior a 60%. O promotor de Justiça destacou, ainda, que não houve justificativa plausível para o atraso, pois os repasses federais da educação estavam sendo feitos regularmente. 
 
Com informações do MPMA