BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 22 de março de 2012

TRE-MA adquire novos caminhões para distribuição de urnas no Maranhão

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão adquiriu dois novos caminhões para o transporte de urnas e demais materiais permanentes pertencentes à Justiça Eleitoral, melhorando, sobremaneira a logística dos trabalhos das eleições.
Com essa aquisição, o Tribunal contará com quatro veículos de grande porte e distribuirá todas as 17 mil urnas eletrônicas da Central de Armazenamento de São Luís para as Zonas Eleitorais do interior do estado.
Antes, esse transporte era feito pelos Correios, pois com os dois caminhões só era possível fazer o transporte contrário: das Zonas para a Central de Armazenamento de Urnas, após a finalização dos trabalhos relativos ao pleito.

Órgãos de Segurança Pública se reúnem a partir desta quinta-feira

Começa, nesta quinta-feira (22), em São Luís, a 23ª edição da Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene). O evento reúne operadores de Segurança Pública dos nove Estados do Nordeste, incluindo representantes de órgãos como secretarias estaduais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, além de representantes de instituições federais. Ao todo, são 54 integrantes que participam do Consene.
Em entrevista ao portal Imirante, no início da manhã desta quinta-feira, o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, ressaltou a importância da reunião. "O que se discute nesses fóruns são as parcerias, experiências que são exitosas em alguns Estados, e, com esse êxito, a gente compartilha com os outros Estados que têm dificuldades nessas áreas. Basicamente, se discute experiências que estão sendo implementadas, experiências que deram certo e experiências que não foram muito positivas. Com essa troca de informações, nós conseguimos ajudar outros Estados que estão mais carentes nessa área de Segurança Pública", disse.
Segundo o Segurança Pública, a "boa parceria" com os outros Estados tem levado o Maranhão a diminuir os crimes em cidades do interior, como o arrombamento de caixas eletrônicos de autoatendimento de bancos. "Hoje, se tem confiança, proximidade e muito mais agilidade no contato entre os Estados", ressalta.
O Maranhão deve destacar, nesta quinta-feira, durante a reunião, exatamente a redução de números de assaltos a bancos de um ano para outro, trabalho que, de acordo com o secretário, rendeu uma homenagem do Ministério da Justiça. "É um dado inédito no Brasil. Nós reduzimos (os números de assaltos a bancos) em mais de 70% de 2009 para 2010. Isso tem servido de exemplo para outros Estados. Nós temos, hoje, também, o grupo aéreo mais ativo e mais eficiente do Nordeste brasileiro, sendo o terceiro mais efetivo em todo o Brasil", finaliza o secretário.

A programação do Consene se estende até esta sexta-feira (23).

Polícia Militar prende envolvido em quadrilha que planejava assaltos no interior do Maranhão

Timon - Policiais do 11º Comando da Polícia Militar de Timon, com apoio da polícia de Parnarama e Matões, prenderam, na segunda-feira (20), um integrante de uma quadrilha que planejava realizar assalto na cidade de Matões. Durante a interceptação, houve troca de tiros com a polícia.
De acordo com o comandante da PM de Parnarama, major Medeiros, Francisco Anderson da Silva, 18 anos, vinha juntamente com mais três homens em direção a Matões com o objetivo de realizar assaltos a estabelecimentos comerciais.
Próximo à entrada de Parnarama, ao avistar a barreira da Polícia Militar, o bando tentou empreender fuga. Na tentativa, eles atropelaram uma criança de quatro anos, que foi em seguida hospitalizada e, segundo informações, está fora de perigo.
Durante a perseguição, houve troca de tiros com a polícia. Francisco acabou sendo alvejado com um tiro de raspão na cabeça. Os demais conseguiram empreender fuga utilizando duas motos roubadas na cidade de Parnarama.
De acordo com a PM, Francisco Anderson é natural da cidade de Teresina, no Estado do Tocantins. Com ele, os policiais apreenderam um veículo Ford Fiesta preto, placa NNG-6184 de Bacabal, no qual havia várias roupas e escovas de dente.
Segundo o major da PM, eles planejavam trocar de roupa após os assaltos. Ainda foi encontrado um revólver calibre 38 e um celular.
Códigos criminais - Com base nas apurações da polícia, a quadrilha utilizava um código para marcar os assaltos. Segundo o major Medeiros, eles usavam a frase “Jesus Te Ama” para marcar os horários dos assaltos. “No celular de Francisco havia uma mensagem marcando o horário do crime”, contou.
Em depoimento à polícia, Francisco Anderson confessou que pretendiam realizar os assaltos na cidade e identificou os outros integrantes do bando pelos apelidos de Léo, Paulista e Maurício.
Buscas já estão sendo feitas pelas Polícias Civil e Militar, com o apoio ainda do Grupo de Operações Especiais (GOE), para efetuar a prisão dos demais envolvidos.

Polícia investiga desaparecimento de empresário de Imperatriz

A Polícia Civil, através da equipe de policiais da Delegacia do 1º Distrito Policial, sob o comando do delegado Fairlano Aires de Azevedo, está investigando o desaparecimento do empresário Braz Josias Cabrini.
Segundo informações da família do empresário, ele está desaparecido desde as 8 horas da última terça-feira (20), momento em que teve um último contato com uma das filhas.
Na ocasião desse último contato, segundo informações da filha ele estava na fazenda de um amigo dele, mas não teria dado maiores detalhes.
Braz Josias é proprietário da empresa “Cabrini Máquinas”, estabelecida na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, entre Piauí e Maranhão do ramo de comercialização de peças para máquinas pesadas.
Quando saiu de casa, Braz Josias Cabrini estava conduzindo uma caminhonete Ford F-350, que também está desaparecida.
Segundo o delegado Assis Ramos, está descartado, pelo menos por enquanto, que o caso seja um sequestro, haja vista que até o início da noite de quarta-feira (21) não havia sido feito nenhum contato com a família do empresário.

Audiência debate degradação ambiental dos riachos

A Câmara Municipal de Imperatriz, por intermédio da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultural, Lazer e Turismo promove nesta quinta-feira (22) – Dia Mundial das Águas – uma audiência pública para debater “A degradação ambiental dos recursos hídricos de Imperatriz, com formatação de estudos técnicos para mapear a origem da mesma e posterior revitalização deste recurso”.

A audiência solicitada pelo vereador Francisco Rodrigues da Costa, o Chiquim da Diferro (PMN), será coordenada pelo vereador Rildo Amaral (PDT), presidente da citada Comissão.

Polícia Civil realiza operação para cumprir mandados de prisão e busca no interior do estado






A Polícia Civil de Governador Nunes Freire, com o apoio da Polícia Militar dos municípios de Centro do Guilherme, Maranhãozinho, Zé Doca e Maracaçumé realizou, na segunda-feira (20), uma operação com o objetivo de dar cumprimento a 12 mandados de busca domiciliar e prisão temporária expedidos pela Comarca de Governador Nunes Freire.

A Operação denominada "Alta Tensão" teve o objetivo de prender envolvidos em uma ação de vandalismo ocorrida no período de carnaval na cidade de Centro do Guilherme. Na ocasião, os acusados, segundo a polícia, roubaram o veículo de uma Concessionária que presta serviço para a Cemar e logo depois incendiarem o carro da empresa.

Durante as buscas foram presos, Simão Rodrigues de Castro, que é ex-presidente da Câmara dos Vereadores; Mário Luís Pereira da Costa; Adenilson Mendes da Silva; José Carvalho de Sousa; Raimundo da Conceição Ferreira; Antônio Fernando da Silva; Marcos Silva Macedo; Sebastião Soares Bezerra e Edilson Cunha Sousa.

Na residência de Sebastião Soares, a polícia encontrou dois revólveres calibre 38 com vinte munições; e de Mario Luiz Pereira, um rifle calibre 22.

De acordo com o delegado responsável pela operação, Ricardo Pinto Aração, a elucidação do ato de vandalismo foi possível a partir de filmagens feitas no local que apontou alguns dos envolvidos. "Os outros foram presos com base nos depoimentos", reforçou o delegado.
Após a prisão, eles foram levados para a Delegacia de Centro do Guilherme onde ficarão à disposição da Comarca de Governador Nunes Freire.

O delegado Ricardo ressaltou que eles responderão pelos crimes de dano qualificado, interrupção de serviço público, formação de quadrilha, além de ameaça. "Sebastião Soares e Mario Luiz ainda serão autuados por porte ilegal de arma de fogo", finalizou o delegado.

Motoqueiro morre após bater em muro no bairro do Ivar Saldanha

Uma pessoa perdeu a vida em uma acidente na manhã desta quinta-feira (22), em São Luís. De acordo com as primeiras informações, a vítima estava em uma moto e teria batido contra o muro da Associação de Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros, na cabeceira da ponte do Caratatiua, no Ivar Saldanha.

Antônio da Luz Moraes, de 26 anos, morador da Vila Cristalina, estava indo para o trabalho em uma moto Honda Titan, de cor prata, placa NXZ-2837. O acidente aconteceu por volta das 6h30

MPF/MA moveu ações criminal e de improbidade contra os ex-prefeitos de Altamira do Maranhão e Lago da Pedra

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) ofereceu ação criminal e de improbidade administrativa contra os ex-prefeitos Manoel Albino Lopes, de Altamira do Maranhão (MA) e Luiz Osmani Pimentel de Macedo, de Lago da Pedra (MA). Segundo o MPF, juntos, eles deixaram de comprovar a aplicação de quase 160 mil reais em verbas federais.
Manoel Lopes deixou de prestar contas de mais de R$ 75 mil em verbas federais repassadas pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE), em 2005 e 2008, para investimentos por meio do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (Peja), Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Luiz Osmani também se omitiu de prestar contas de R$ 80 mil em recursos públicos, que deveriam ser aplicados no Programa Esporte e Lazer na Cidade, em 2005. Mesmo notificado a prestar contas, o ex-gestor se omitiu até o prazo final para apresentação dos documentos, em outubro de 2007.
Para o procurador da República, Israel Gonçalves Santos Silva, “não há dúvida de que os ex-prefeitos de Altamira do Maranhão e Lago da Pedra, ao deixarem de prestar contas dos recursos provenientes da União, incidiram em ato de improbidade administrativa, uma vez que, compelidos a tal dever, nada fizeram”.

Traficante é preso com crack e maconha pela Polícia Civil

Com a finalidade de combater o tráfico de entorpecentes na região do Maracanã, policiais da equipe de captura do 12º Distrito Policial Civil, apreenderam, durante a manhã desta quarta-feira (21), 162 petecas de crack, uma pequena quantidade de maconha, além de efetuarem a prisão de um traficante responsável por um forte comércio de drogas na área.
José Oliveira Sousa Filho, 42 anos, residente na Rua do Campo, Vila Magnólia, Bairro do Maracanã, foi detido em sua própria residência.

José Oliveira Sousa Filho preso acusado de tráfico de drogas
Conforme informou a delegada Rosa Maria Nava, com a ajuda da comunidade em geral, e investigações da Polícia Civil, a localização do suspeito e a identificação do ponto, foi realizada no decorrer de quinze dias de trabalho da polícia.
Ainda segundo informações, durante a busca no local, a equipe de captura revistou toda a residência do traficante, onde encontrou um recipiente de plástico contendo as petecas de crack embaladas para comércio, além de uma pequena porção de maconha.
A delegada informou que várias pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes já foram identificadas e desarticuladas nas comunidades que fazem parte do Bairro do Maracanã. “A polícia vai continuar fazendo este tipo de ação para justamente coibir essas práticas criminosas na região”, disse a delegada.
Droga apreendida em poder do traficante
Na Delegacia, José Oliveira Sousa Filho foi apresentado pela polícia e autuado pelo crime de tráfico de drogas. O acusado foi encaminhado para o Centro de Triagem no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde aguardará os procedimentos judiciais.

Peruano é preso acusado de matar a esposa no Santa Clara

SÃO LUÍS - Preso e autuado em flagrante, na noite desta quarta-feira (21), o peruano Ladslau Guardia Montalvo, de 49 anos, por homicídio triplamente qualificado. Ele é suspeito de ter assassinado a esposa, a peruana Mary Caro Ricopa Pina, de 33 anos. O crime aconteceu na tarde desta terça-feira (20), no bairro Santa Clara, em São Luís. Existe uma segunda pessoa suspeita no crime que faz parte da relação do casal. A afirmação foi feita pelo delegado Sebastião Uchôa, Superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC).
Segundo o delegado Maymone Barros, da Homicídios, durante o depoimento, o peruano entrou em várias vezes em contradição. Ela já havia sido condenado por tráfico internacional de drogas e envolvimento em outro homicídio.
O Caso
Mary Caro foi estrangulada e morta com pelo menos 25 facadas no peito, em casa. O corpo da vítima foi encontrado pelo marido, o peruano Ladslau Guardia. A primeira linha de investigação da Polícia Civil era de crime de latrocínio (roubo seguido de morte), em virtude do desaparecimento da residência de um notebook, três celulares e a quantia de R$ 5,2 mil. A Polícia constatou que não havia sinais de arrombamento na casa.
Suspeito
Depois de o local do crime ser periciado pelo Instituto de Criminalística (Icrim), Ladslau Montalvo prestou depoimento na delegacia especializada, onde passou a ser considerado como suspeito. O superintendente de Polícia Civil da Capital (SPCC), Sebastião Uchoa, revelou antecedentes criminais do peruano, inclusive por participação em outro homicídio.
Outros Crimes
Segundo Uchoa, Montalvo já foi condenado por tráfico internacional de drogas, em São Luís, e é investigado pela morte de Rinaldo Ribeiro, o Bag, assassinado em janeiro de 2008, na MA-201 (Estrada de Ribamar). "O marido da vítima já foi sentenciado há 13 anos e quatro meses e só cumpriu três anos em Pedrinhas. Ele também é investigado por este outro assassinato, na região metropolitana", disse o superintendente.
Ainda, de acordo com Sebastião Uchoa, as linhas de investigações da Polícia Civil também apontam para a hipótese de Ladslau Montalvo ter matado, ou mandado matar, a mulher; ou ainda ter sido surpreendido por algum inimigo. Isso porque, conforme Uchoa, a casa do casal já foi alvo de investigação e operações policiais como ponto de venda e distribuição de drogas, na Região Metropolitana de São Luís. Existe a hipótese de crime passional.
"Em um caso misterioso como este, não podemos descartar nada. A hipótese de que ele possa ter matado ou mandado matar a mulher é sustentada por uma provável passionalidade. Caso seja comprovado que não foi ele o autor, vamos investigar se foi outra pessoa a mando dele, pois o assassino sabia que a vítima estava sozinha em casa e entrou pelos fundos do imóvel", adiantou Sebastião Uchoa.
"Outra hipótese é de que algum inimigo do peruano tenha invadido a casa em momento oportuno para roubar droga e, como não encontrou nenhum entorpecente, resolveu matar a vítima, como sinal de vingança ou simplesmente porque ela a flagrou entrando no imóvel. Estamos diante de um verdadeiro quebra-cabeça, mas temos certeza de que logo chegaremos à elucidação do caso", concluiu Uchoa.
Vítima
Mary Caro Ricopa Pina morava em São Luís há pelo menos sete anos com Ladslau Montalvo, com quem deixou uma filha de 6 anos. Atualmente, o casal de peruanos vivia na Rua Nossa Senhora da Conceição, quadra 25, lote 8, casa 4, no bairro Santa Clara, local do crime, próximo ao "Campo do Zé Pretinho".