BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sábado, 24 de março de 2012

Ação educativa marca Dia de Combate à Tuberculose

Alunos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade São Luís orientaram o público

SÃO LUÍS - Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em alusão à data, alunos dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade São Luís realizaram, na tarde de ontem, no Rio Anil Shopping, uma ação que teve como objetivo dar mais informações para o público sobre a doença, seus sintomas e as formas de prevenção e de tratamento.
Durante a ação, um estande de orientação foi montado no segundo andar do shopping, funcionando das 14h às 18h. Durante esse período, os estudantes esclareceram as principais dúvidas da população sobre a tuberculose. Houve distribuição de panfletos explicativos e medição da pressão arterial.
"Esse é um trabalho educativo e de prevenção. Aqui nós orientamos a respeito dos sinais e sintomas que a pessoa pode ter se contrair a doença e os locais de tratamento da doença", explicou a professora Lorena Queiroz, que estava coordenando as atividades.
Na opinião da arquiteta Mônica Frazão, ações como essas são sempre bem-vindas. "É sempre bom ações como essas, porque é mais uma forma da população ficar informada sobre a doença e também buscar tratamento caso necessite", disse.
Sobre a doença - A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentes são: tosse seca e contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, contaminando-o. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de seis meses, sem interrupção, diariamente.
Mais
O Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi instituído, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch.

TJ-MA terá mais agilidade em processos

Tribunal maranhense adere à Rede Nacional de Cooperação do Judiciário

SÃO LUÍS - O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) passa a ser um dos oito estados da federação a aderir à Rede Nacional de Cooperação do Judiciário. A afirmação foi feita ontem pelo conselheiro Ney José de Freitas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que apresentou, em encontro com juízes federais, estaduais e do Trabalho, a recomendação do órgão para a criação do juiz de ligação ou de colaboração.
A solenidade ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do estado e foi aberta pelo presidente do TJ, desembargador Antônio Guerreiro Junior. Na oportunidade, o magistrado destacou a importância do Poder Judiciário maranhense em fazer parte dessa rede nacional.
"Entendemos que a rede judiciária é uma só, mas as dificuldades constantemente impõem distâncias entre os Judiciários estadual e federal. A implementação dessa rede de cooperação busca minimizar essas dificuldades estabelecidas para que possamos dar maior agilidade entre os órgãos", declarou.
O presidente do TJ considerou positiva que seja estabelecida uma troca de informações e que possa proporcionar a divulgação de boas práticas, além de incentivar a difusão de projetos bem sucedidos, auxiliar na resolução de conflitos do dia a dia, entre outros benefícios, que alcançarão servidores, magistrados e, em especial, os jurisdicionados. "A interligação dos tribunais, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça, certamente trará harmonia ao Poder Judiciário, sem, no entanto, ferir suas autonomias", observou.
Conselho- O conselheiro Ney José de Freitas agradeceu a participação efetiva do Tribunal de Justiça do Maranhão na ampliação da rede de cooperação. Segundo ele, cada tribunal deveria ter seu juiz de ligação, minimizando a ação e dando mais agilidade aos processos.
"O grande problema hoje do Poder Judiciário ainda é a demora. Essa demora é natural, mas dentro de um prazo razoável. O que não é natural é que o processo demore, e às vezes demore muito, e não haja comunicação interna entre os tribunais. Temos que desobstruir esses canais de comunicação e fazer com que os atos processuais sejam praticados com mais rapidez para que os processos tenham sua decisão mais rápida", frisou.
Ney de Freitas acrescentou que esse é um projeto em fase inicial. "Por isso, é que estamos visitando todos os tribunais para mostrar a necessidade da cooperação", ressaltou. Ele disse que esse projeto não é novo, pois vem funcionando na Comunidade Europeia, onde juízes são designados para fazer contatos com magistrados de diferentes países, quando um processo depende de atos e leis de mais de um país.
"Quero pedir a cooperação do Tribunal de Justiça do Maranhão, da Justiça Eleitoral, do Trabalho e Militar para se engajar nesse projeto", declarou Ney de Freitas.

Polícia prende quadrilha de estelionatários no Araçagi

SÃO LUÍS - Investigadores da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) prenderam, nesta sexta-feira (23), sete pessoas acusadas de fazer parte de uma quadrilha de estelionatários.
Os suspeitos foram identificados como: André Silva, de 63 anos, Azeredo da Rocha, de 49 anos, Luís Alves da Silva, de 23 anos, Ronivon Pereira Alves, uma mulher também faria parte do grupo, mais não teve sua identidade revelada pela polícia. Outros dois são menores de idade.
No momento da prisão, o grupo estava em uma casa, localizada no bairro do Araçagi. Com eles, foram apreendidas três pistolas, dois veículos, vários documentos de identidade e carteiras de trabalho falsos.

Adriano volta a treinar no Flamengo nesta segunda-feira

Imperador se mostra empolgado e feliz por voltar ao clube do coração.
Foto: lancenet.com.br
Adriano irá fazer tratamento no Flamengo
Minutos depois do anúncio no site oficial do Corinthians da demissão por justa causa de Adriano, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Paulo César Coutinho, telefonou para o jogador e terminou a ligação empolgado. O Imperador acertou a volta ao Rubro-Negro. Primeiramente para finalizar a recuperação no tendão de Aquiles.
"A informação procede. Tive ciência do comunicado do Corinthians e telefonei para o Adriano. Ele se mostrou empolgado e falou: "Me apresento segunda-feira". O Imperador está voltando. Ele ainda não voltou, mas está voltando. Nem quis falar em contrato, só recuperação. Mostrou coração rubro-negro e o enorme carinho que tem pelo clube e pela torcida", disse Coutinho.
Nesta semana, o vice de futebol acompanhado dos grandes beneméritos Walter Oaquim e Paulo Orro fez uma visita sigilosa à casa do atacante e saiu satisfeito. O centroavante estava ao lado dos filhos e da mãe, dona Rosilda. Durante o encontro, o Imperador disse: "Podem ficar tranquilos que não vai ter erro. Estou com 30 anos, sei que não posso falhar. Quero encerrar minha carreira no Flamengo".
Segundo análise, está motivado e "fininho". A delegação do Flamengo viaja ao Paraguai na segunda-feira e o clube deixará uma equipe com fisioterapeuta e preparador físico à disposição do jogador.
"Nem precisa de nutricionista, pois ele está magrinho, no peso. Adriano quer voltar e mostrar que está a fim de jogar futebol novamente. Ele está muito feliz em poder falar que vai se recuperar no Flamengo e não mostrou preocupação em ganhar fortuna. Só quer novamente ter a alegria de jogar", disse Coutinho.
Campeão brasileiro e artilheiro da competição em 2009, em sua última passagem pelo Flamengo, Adriano passará por todos os exames de um jogador em processo de contratação. No Corinthians, ele trabalhava com o filho de José Luiz Runco, médico do clube carioca, o que facilitará a recuperação de sua lesão no tendão de Aquiles.
O último jogo de Adriano aconteceu no dia 4 de março, quando o Santos venceu o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista.