BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Jovem é assassinato no calçadão do João Paulo

Jorge Pereira, de 23 anos, foi atingido ontem, por volta das 16h30 por um tiro no peito, quando estava no lugar conhecido como “Calçadão”, no Bairro do João Paulo. Segundo informações da Polícia Militar, a morte de Jorge é mais um acerto de contas entre gangues que costumam se enfrentar naquela região.
De acordo com o policial de plantão no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão 1, a vítima estaria acompanhada de um homem conhecido como “Golf”, que seria membro de gangues que agem no João Paulo. Na hora do crime, ainda segundo o PM, Golf teria saído e deixado Jorge só, momento em que este foi baleado por desconhecidos.
A vítima ainda foi socorrida e levada para o Socorrão 1, mas já chegou sem vida àquela casa de saúde. Jorge residia na Travessa da Vitória, nº 23 – João Paulo.
Foi informado ao JP que, ainda no início da noite de ontem, Golf teria sido preso por uma guarnição da PM. Com a captura dele, a polícia espera chegar aos autores da morte de Jorge.

Descarte inadequado de pneus facilita proliferação do mosquito da dengue

Com o aumento das chuvas em São Luís, cresce o risco de novos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O problema se torna mais preocupante pelo comportamento inadequado de alguns donos de borracharias; que, muitas vezes, descartam de forma irregular pneus velhos, que se transformam em verdadeiros criadouros do mosquito.
Foto: G. Ferreira
Pneus servem de proteção para árvores e de criadouros para mosquitos, na Curva do Noventa
Na manhã de ontem (10), a equipe de reportagem do Jornal Pequeno encontrou situações semelhantes em várias borracharias da capital maranhense, além de canteiros centrais de algumas avenidas. Na Jerônimo de Albuquerque, próximo à Curva do Noventa, sentido Cohafuma/Vinhais, o cenário é caótico. Pneus espalhados e cheios de água foram jogados na frente e no entorno da oficina. O borracheiro Sivaldo Ferreira, de 29 anos, explicou que, frequentemente, seca e aplica veneno dentro dos pneus para evitar o acúmulo de insetos e focos de mosquitos da dengue. Mas não foi esta a situação constatada. “Temos crianças aqui e não podemos deixá-las correr o risco de adoecerem, então sempre cuidamos disso. Já estamos aqui há três anos e nunca contraímos nenhuma doença, esses pneus são usados e estão aqui para a venda, pois precisamos complementar a renda familiar”, afirmou.
O motorista Alexandre Silva, de 38 anos, contou que sempre passa em frente à borracharia e já havia presenciado a exposição dos pneus, porém achava normal por se tratar de uma oficina, mas imaginava que o proprietário tivesse os cuidados básicos para mantê-los secos. Alexandre Silva informou que sempre foi um apoiador da campanha contra a dengue, por ter tido casos da doença na família. “Minha mãe foi vítima e passou por maus bocados. Além da febre e de outros sintomas, a dengue causa coceira no corpo todo, que chega a dar pena em quem é acometido pela doença. Lamento por este borracheiro não ter consciência dos problemas que ele pode acarretar para si e suas filhas, pois percebemos que apesar da justificativa de secar e colocar veneno nos pneus, a história não parece ser bem assim”, relatou.
Foto: G. Ferreira
Borracheiro garante que adota medidas para evitar a proliferação do Aedes Aegypti
Ideia de risco – Ainda na mesma área, em um bambuzal no canteiro central da avenida, em frente à revendedora de veículos Auto Show, foram encontrados pneus apoiados em estruturas de ferro, cheios de água e com risco de proliferação de doenças. O funcionário da Vital Engenharia, prestadora de serviço à Prefeitura de São Luís, que preferiu não ser identificado, disse que a empresa está fazendo o serviço de roço e capina no local, porém foram surpreendidos por um morador da área que informou ter plantando algumas mudas de árvores e utilizou os pneus para demarcar o lugar. “Sabemos do risco, mas infelizmente são coisas que não temos autonomia para interferir. O homem é um senhor de meia idade que apareceu e pediu para termos cuidado com os locais demarcados com os pneus, porque eram árvores em desenvolvimento e fizemos conforme ele pediu. Mas, percebemos a presença de água dentro dos mesmos e se existir foco de mosquito isso pode até nos prejudicar em caso de picadas”, declarou.
Outra situação parecida, mas até certo ponto surpreendente, foi constatada na em uma borracharia na Avenida Lourenço Vieira da Silva, após a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no sentido Cidade Operária/São Cristóvão. No local, existem vários pneus amontoados, que poderiam pelo menos estar cobertos; além de outro tanto jogado em um terreno ao lado da borracharia que ficam expostos à chuva.

Pneus cheios d’água, em borracharia no Cohafuma, representa risco a saúde
O proprietário e borracheiro Lourival Amorim, de 57 anos, explicou que os pneus amontoados na parte externa da oficina estão à espera da coleta da prefeitura, que passaria semanalmente. Lourival Amorim pontuou que os pneus estão todos cortados e com furos para evitar o acúmulo de água. “Já contraí dengue por duas vezes, e sei que não é nada bom, por isso tenho essa preocupação em manter os pneus e vasos secos. Sei que muitos borracheiros ignoram tal prática, mas precisamos ser conscientes e não sermos colaboradores para a proliferação da doença”, disse.

Flamengo-RJ fará quatro amistosos no Maranhão

Time rubro-negro fará série de amistosos contra o Sampaio a partir do dia 22 deste mês.

SÃO LUÍS - A equipe do Flamengo-RJ será a atração nas areias do Maranhão. A Federação Maranhense de Beach-Soccer (FMBS) confirmou a realização de quatro partidas amistosas entre o time rubro-negro e o Sampaio Corrêa. A série de amistosos começa no próximo dia 22 na cidade de Timon.
O presidente da FMBS, Eurico Pacífico, afirmou que Flamengo e Sampaio também irão jogar em Raposa, em Morros e em São Luís neste mês de abril. De acordo com Pacífico, será uma excelente oportunidade para ver de perto algumas das principais estrelas do beach-soccer nacional.
O Flamengo virá ao Maranhão com força máxima. O goleiro Robertinho (ex-Seleção Brasileira), Anderson e Benjamin, ambos da Seleção Brasileira, já estão confirmados nos jogos em território maranhense.
Para o time rubro-negro, os amistosos no Maranhão podem até ser considerados como revanche. Em menos de um mês, o Flamengo foi derrotado nas duas vezes em que enfrentou o time maranhense. No dia 10 de março, o Sampaio Corrêa derrotou o time carioca por 4 a 1 na semifinal da Copa Brasil de Futebol de Areia.
Já no dia 23, os jogadores tricolores, representando o Cruzeiro-MG, fizeram 7 a 5 no Flamengo e eliminaram o time carioca da competição nacional

Bando que estourou caixas de autoatendimento do Bradesco de Itaguatins é preso no Maranhão

Policiais militares e civis do Estado do Tocantins, com apoio de policiais militares e civis do Estado do Maranhão, prenderam na manhã dessa terça-feira (10) quatro assaltantes acusados de estourar caixas de autoatendimento do Bradesco da cidade de Itaguatins, norte do Estado do Tocantins, no Bico do Papagaio, distante 40km de Imperatriz.

Os quatro assaltantes presos próximo à Barreira da Polícia Militar do Bananal fazem parte do bando de oito elementos que estouraram os caixas de autoatendimento do Bradesco de Itaguatins, de onde roubaram uma quantia não divulgada.
Os quatro acusados presos foram identificados por José Lopes dos Santos, 41 anos; José Moreira de Sá Filho, 34 anos; Francisco Aelson dos Santos Sousa, 27 anos; e Douglas Gadelha da Silva, 37 anos.
Com os acusados, os policiais apreenderam uma caminhonete S/10, cor prata, placa DDG-2839 Tocantinópolis (TO); um Gol Geração 5, cor cinza, placa NXJ-1519 Açailândia (MA); carregadores de pistolas .40 e 9 milímetros com várias munições, inclusive de fuzil 7.62; a importância de R$ 10.850,00; três balaclavas; várias luvas e roupas.
O Subtenente Lindemberg informou a O PROGRESSO que a ação criminosa do bando aconteceu por volta de 1h30 da madrugada de ontem. Na fuga, o bando foi perseguido por policiais militares do Tocantins e, ao atravessarem para o Maranhão, quatro elementos foram presos na Barreira Policial do Bananal.
Os outros quatro estão sendo caçados pelos policiais do Maranhão e Tocantins. Todos, segundo o Subtenente Lindemberg, estavam fugindo na caminhonete S/10, a qual abandonaram ao avistarem a barreira da PM do Maranhão e caíram no mato. Os quatro acusados presos tentaram furar a barreira policial já no veículo Gol, placa de Açailândia.
Eles negaram participação na ação criminosa, mas não conseguiram justificar o dinheiro, os carregadores e as balaclavas apreendidos pela polícia.
Os quatro foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de São Miguel do Tocantins, a cerca de 12 km de Imperatriz, onde foram entregues ao delegado Adalciney Ferreira Ramos para os procedimentos legais. Após os procedimentos, eles seriam transferidos para o presídio Barra da Grota, em Araguaína.
Até o fechamento desta edição, não se tinha informações da prisão do restante do bando.

Adolescente é agredida por alunas após sair de escola em SL

Uma adolescente de 15 anos foi surpreendida por um grupo de alunas que estudam na mesma escola e agredida no meio da rua no bairro da Cidade Operária em São Luís. Imagens feitas por um cinegrafista amador gravou toda a confusão que aconteceu na última quarta-feira (04) próxima a escola.
A jovem foi cercada pelas garotas quando teve início a sessão de tapas e socos na vítima que estava sozinha no momento da agressão.
Segundo as investigações, um acerto de contas entre as jovens seria a motivação da agressão. Tudo teria começado com dizeres feitos pela vítima em uma rede social que teria provocado a revolta das alunas.
A mãe da adolescente vítima das agressões prestou queixa na Delegacia da Cidade Operária. As alunas envolvidas na agressão deverão prestar depoimento.

Adolescente morre após ser medicada em hospital de São José de Ribamar

Durante a madrugada desta quarta-feira (11) deu entrada no Instituto Médico Legal (IML) o corpo da jovem Elisângela Barros Góis de apenas 15 anos após passar mal e ser medicada em um hospital no município de São José de Ribamar.
Segundo informações de familiares da adolescente, Elisângela começou a se sentir mal durante a noite com uma tosse seca e foi para um hospital da cidade. Ela foi medicada e mandada de volta para a casa, mas os sintomas persistiram e a jovem voltou ao hospital e foi medicada mais uma vez. Após o segundo atendimento, Elisângela teve constantes vômitos com sangue e veio óbito.
O corpo da adolescente deve ser examinado por um médico legista para conhecimento das causas da morte.
MAIS CORPOS
Nas últimas horas, deram entrada no IML de São Luís ainda os corpos de Maria dos Santos de 63 anos vítima de atropelamento; George Pinheiro Brito, o Jorginho, 26 anos vítima de arma de fogo e Raimundo de Jesus Conceição Martins, 29 anos vítima de arma branca.

Suspeito de arrombamentos a residências é morto após confronto com PM

Ailton Reis Meireles é suspeito de vários arrombamentos, furtos e assaltos a residências no bairro Citel em Viana.



 
Ailton Reis Meireles, de 25 anos, foi morto na última segunda-feira (9) durante confronto com policiais militares do município de Viana, a 214 km de São Luís.

De acordo com informações da Polícia, a troca de tiros com a vítima se deu, durante operação que tinha como objetivo prender o mesmo, que é suspeito de vários arrombamentos, furtos e assaltos a residências no bairro Citel em Viana.

Por volta das 14h de segunda-feira, após buscas feitas pela PM, Ailton foi encontrado. Entretanto, ao avistar os policiais, o suspeito teria reagido e efetuado três disparos contra os PMs, usando uma arma de calibre 32.

Os policiais, então revidaram atingindo Ailton um pouco acima do joelho. O suspeito foi encaminhado pelos próprios PMs ao Hospital Dr. José Murad, mas ele não resistiu ao ferimento e morreu na unidade de saúde.

Ainda de acordo com a polícia, com Aílton foi encontrado dois teclados de computadores.

Polícia Federal prende mulher com mais de 8 kg de cocaína

Mulher estava transportando a droga para São Luís em um voo que chegaria ao aeroporto no domingo.

SÃO LUÍS - A Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Polícia Federal realizou ação na madrugada de domingo (8), que resultou na prisão de uma mulher e na apreensão de 8,390 kg de cocaína.
Policiais Federais receberam informações de que uma mulher identificada como A.P.P. estava transportando a droga para São Luís em um voo que chegaria ao aeroporto na madrugada de domingo, (8). Uma equipe de policiais federais localizou a mala e identificou a passageira, que a retirou e pegou um táxi. Os policiais seguiram o táxi, que parou ao lado do retorno do Tirirical por uns 30 minutos até que uma van parasse, tendo a mulher desembarcado do taxi para pegar a bagagem do porta-malas.
Neste momento, os policiais federais abordaram a mulher e constataram que havia oito pacotes de cocaína na sua mala. Foi dada voz de prisão a A.P.P., que foi conduzida à Superintendência de Polícia Federal para os procedimentos de praxe.
Em depoimento, A.P.P., 22 anos de idade, residente em São Luís, informou que foi contratada para trazer a mala com a droga de Campo Grande/MS para Santa Inês/MA e que receberia R$ 2.000 pelo serviço.
A mulher foi autuada em flagrante por tráfico de drogas interestadual e foi encaminhada para o Presídio Feminino de Pedrinhas, onde permanecerá presa à disposição da Justiça.

Briga de gangues resulta na morte de homem no bairro do João Paulo

George Brito foi morto a tiros. O principal suspeito é um homem identificado como Acerola.
SÃO LUÍS - Briga entre gangues rivais resultou no assassinato de George Pinheiro Brito, de 26 anos. O caso aconteceu ontem à noite (10), no bairro do João Paulo. Um homem identificado apenas como Acerola, que estava na garupa de uma moto, é suspeito de ter cometido o homicídio. Familiares da vítima disseram que ele não tinha envolvimento com a criminalidade.
Moradores reclamam das constantes brigas entre gangues dos bairros do João Paulo e Barreto

Assaltantes de banco são presos em Imperatriz

Polícia conseguiu recuperar R$ 10 mil, além de armas e munição. Suspeitos de assaltar banco no Tocantins são presos em Imperatriz.

Foto: Reprodução
Um dos assaltantes que arrombou caixas de banco
Imperatriz - Três, de um total de oito integrantes da quadrilha que arrombou com explosivos o caixa eletrônico da agência do Bradesco em Itaguatins (TO), na madrugada de ontem, foram presos pela Polícia Militar em Imperatriz. O trio, Francisco Aelson dos Santos Sousa, 27 anos, José Moreira de Sá Filho, 35 anos, e José Lopes dos Santos Filho, 42 anos, tentavam entrar na cidade pela BR-010 em um automóvel Gol quando foram interceptados na barreira do povoado Bananal. Investigações apontam que integrantes da quadrilha seriam do Maranhão.

Moradores de áreas de risco temem deslizamentos

Moradores de algumas áreas de risco ainda não receberam, este ano, a visita de agentes da Defesa Civil Municipal.

No bairro Salinas do Sacavém já houve um pequeno deslizamento de terra em uma encosta durante uma chuva forte, mas segundo moradores nenhum agente da Defesa Civil Municipal esteve na área. Em algumas casas, um pequeno volume de terra deslizou das encostas durante as chuvas mais fortes. Desde o início do período chuvoso, a Defesa Civil retirou três famílias de casas construídas em áreas de risco de São Luís.
Números
62 é o número de pontos de risco identificados em São Luís
51 áreas de risco são de encostas
52 é o número de agentes da Defesa Civil

MA terá produção de 3,524 milhões de toneladas de grãos

Recorde de produção abrange soja, milho, feijão, arroz e algodão.

Dados são do 7º levantamento da safra brasileira 2011/2012. Divulgado ontem pela Conab, abrangendo as culturas de soja, milho, feijão, arroz e algodão; área plantada cresceu 9,9% no estado.O 7º levantamento da safra brasileira de grãos (2011/2012), divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), informa que o Maranhão terá uma produção recorde de 3,524 milhões de toneladas, abrangendo as culturas de soja, milho, feijão, arroz e algodão. Essa estimativa altamente positiva para a produção agrícola do estado significa um incremento de 6,5% em comparação à safra anterior (2010/2011), quando o estado colheu 3,308 milhões de toneladas de grãos.

São Luís tem 40% da população com excesso de peso

Percentual da população acima do peso e de obesos aumentou desde 2006. O desafio do Ministério da Saúde é estacionar a tendência de crescimento.
BRASÍLIA - O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta a última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), divulgado nesta terça-feira (10), pelo ministro Alexandre Padilha. Em São Luís, o percentual de obesos passou de 8,7%, em 2006, para 12,9%, em 2011. Com relação ao excesso de peso, os números passaram de 34% para 40%.
De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado desse levantamento mostra que é necessário continuar investindo em ações preventivas, sobretudo aos mais jovens. “Com o resultado desse levantamento nós conseguimos resultados que permitem aprimorar nossas políticas públicas, que são essenciais para prevenir uma geração de pessoas com excesso de peso”, disse.
Na capital do Maranhão, 8,2% dos homens estavam obesos em 2006, já em 2011, este número subiu para 10,5%. Entre as mulheres, os números passaram de 9,3% para 15,1%. Em seis anos, o percentual de homens com excesso de peso se manteve estável em 38%, em 2011, e entre as mulheres o número foi de 31%, em 2006, para 41%, no ano passado.
A pesquisa Vigitel 2011 é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo. O estudo retrata os hábitos da população brasileira e é uma importante fonte para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde preventiva. Foram entrevistados 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011.
Os altos percentuais podem ser explicados pelo estilo de vida comum à grande parcela da população que vive nas capitais do país, que alia estresse, falta de exercício físico e má alimentação.
A coordenadora de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, relaciona os dados com o período em que a pessoa está ingressando no mercado de trabalho e consolidando sua carreira profissional. “Uma boa parcela da população não consegue organizar o tempo para manter a prática de atividades física e, com a má alimentação, o indivíduo ganha peso com mais velocidade”, explica a coordenadora.
COMBATE À OBESIDADE – A obesidade é um forte fator de risco para saúde e tem forte relação com altos níveis de gordura e açúcar no sangue, excesso de colesterol e casos de pré-diabetes. Pessoas obesas também têm mais chance de sofrer com doenças cardiovasculares, principalmente isquêmicas (infarto, trombose, embolia e arteriosclerose), além de problemas ortopédicos, asma, apneia do sono, alguns tipos de câncer, esteatose hepática e distúrbios psicológicos
Um dos objetivos do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), lançado em 2011, é parar o crescimento da proporção de adultos brasileiros com excesso de peso ou com obesidade. Para enfrentar este desafio, que começa na mesa, o Ministério da Saúde tem investido em promoção de hábitos saudáveis e firmado parcerias com o setor privado e com outras pastas do governo.
O consumo excessivo de sal, por exemplo, é apontado como fator de risco para a hipertensão arterial. Para diminuir o consumo de sódio entre a população, o Ministério da Saúde firmou acordo voluntário com a indústria alimentícia que prevê a diminuição, gradual, do uso do sódio em 16 categorias de alimentos.
As metas devem ser cumpridas pelo setor produtivo até 2014 e aprofundadas até 2016. O pão francês, as massas instantâneas e a maionese são alguns dos alimentos que vão sofrer redução de sal

Rodoviários ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado

Uma nova rodada de negociações está marcada para essa quarta-feira.
SÃO LUÍS - Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviário do Estado do Maranhão (STTREMA) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) se reúnem na tarde desta quarta-feira (11), para mais uma rodada de negociações. Os rodoviários exigem reajuste salarial de 16%. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Dorival Silva, sinaliza para uma paralisação por tempo indeterminado caso as reivindicações não sejam atendidas.
Outro lado
O superintendente do SET, Luís Cláudio Siqueira, afirmou que, por falta de condições financeiras, algumas reivindicações da categoria ficam impossibilitadas de ser atendidas, principalmente o reajuste de 16% nos salários. Por isso, fazem-se necessárias as negociações entre as partes, para que o impasse seja resolvido
Impasse
A primeira rodada oficial de negociações deste ano, entre os dois sindicatos, aconteceu no dia 29 março e serviu apenas para apresentação das reivindicações dos rodoviários. Além da reunião marcada para hoje, outros encontros estão pré-agendados para pôr fim ao impasse entre as duas categorias.
A pauta de reivindicações de motoristas, cobradores e fiscais de ônibus de São Luís é composta por 52 itens, entre os quais destacam-se, além do reajuste salarial de 16%, a inclusão de mais um dependente no plano de saúde e odontológico, melhores condições de trabalho, tíquete-alimentação de R$ 450,00, hora extra, participação nos lucros das empresas, adicional por insalubridade e trabalho durante o período noturno, entre outros