BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tiroteio na Vila João Castelo deixa um morto e dois feridos

Tiroteio na Vila João Castelo deixa um morto e dois feridos

Um morto e dois feridos. Esse foi o balanço de um tiroteio que aconteceu no fim da noite dessa sexta-feira, 1º de junho, em um bar localizado na Avenida Liberdade, na Vila João Castelo.
A vítima fatal do tiroteio foi o jovem Anderson Bezerra Lima, vulgo “Gordo”, 19 anos, que recebeu dois tiros na cabeça e teve morte instantânea.
Dois amigos dele, identificados apenas pelos prenomes de Jordan e Erivaldo, foram baleados e se encontram no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão. Os dois foram submetidos a cirurgias e estão em observação. Erivaldo levou um tiro na altura do umbigo que, segundo informações, foi à queima roupa. No caso de Jordan, não foi informado onde o tiro o acertou.
Um homem, identificado apenas por Matheus, que tem o apelido de “Ferrugem”, é o suspeito de ter efetuado os disparos. A causa da ação criminosa teria sido acerto de contas.
Um outro elemento pode estar envolvido no crime, pois existe a suspeita de que um homem, que estaria pilotando uma motocicleta
  • (Anderson Lima levou dois tiros na cabeça )
    ASMOIMP
, ficou esperando o desfecho da ação criminosa para dar fuga ao assassino.
Existe também a suspeita - e isso vai ser investigado pela Polícia Civil, através do delegado Francisco Alves Pereira, titular do 5º DP, na Vila Lobão, que tem jurisdição na área onde ocorreram os crimes - de que o alvo do atirador seria apenas Anderson. Jordan e Erivaldo teriam sido também baleados porque estariam em lugar errado na hora errada.
Mas tudo ainda está na condição de suspeição, haja vista que as investigações somente serão iniciadas nesta segunda-feira (4) com a abertura, por portaria, do inquérito policial para apurar o crime.

Polícia Militar prende dupla com cocaína na cidade de Balsas


Policiais militares lotados na cidade de Balsas, coordenados pelo Tenente Pedro Paulo Lustosa Nogueira, prenderam, na quinta feira (31), uma dupla acusada de comercializar cocaína naquela região.
Antoniel Lima da Silva, conhecido como “Onça”, 22 anos, e Chancharles Barros da Silva, 23 anos, foram localizados na beira de um rio nas proximidades do Centro da cidade, quando trafegavam numa motocicleta Honda Titan 150, cor vermelha, placa NMW – 0424.
De acordo com informações, no início da tarde, a dupla estava conduzindo uma motocicleta de forma perigosa, próximo ao Centro, e ao perceber a presença de uma guarnição da PM, empreenderam fuga.
Ainda segundo a Polícia, considerando a existência de várias denúncias de que os conduzidos estavam envolvidos com o tráfico de entorpecentes na região de Balsas, foram realizadas várias revistas nas residências de Antoniel Lima e de Chancharles Barros.
Durante as incursões na residência de Antoniel, situada no Bairro Potosí, a Polícia encontrou uma quantidade de cocaína de aproximadamente um quilo, dentro uma embalagem plástica. Já na casa de Chancharles, foram encontradas 14 papelotes de cocaína, aptas a serem comercializadas.

Mais apreensões
Ainda no decorrer da ação policial, foi encontrada uma pequena porção de sementes de maconha; uma motocicleta Honda Titan 150, cor vermelha, placa NMW-0424; três aparelhos celulares; um notebook, marca QBEX; uma televisão LG, de 50’ e um videogame XBOX 380.
A dupla foi autuada em flagrante pelo delegado Alcides Martins Nunes Neto, pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles permanecem presos nas carceragens da Delegacia Regional de Balsas à disposição da Justiça local.
Antoniel Lima da Silva já responde a um processo criminal da Comarca de Balsas pelo crime de tentativa de homicídio.

Flamengo ‘prepara festa’ para volta de Adriano e Bruno após perder Ronaldinho


Os últimos meses de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo foram recheados de polêmicas. Contudo, sua conturbada saída da Gávea não quer dizer que as confusões cessaram. Isso porque, em breve, o clube se verá “vítima” de Adriano e Bruno.
O primeiro foi operado por médicos rubro-negros e está realizando fisioterapia com profissionais flamenguistas. Se levar a sério o tratamento, deve ser contratado.
O atacante não tem previsão de quando estará 100%, mas já causou polêmica ao faltar algumas sessões de fisioterapia. Mesmo assim, o Flamengo não polemizou e a posição é de aguardar a recuperação do Imperador para decidir sobre sua contratação.
Com a saída de Ronaldinho Gaúcho, a diretoria rubro-negra se vê livre de ter de arcar com os cerca de 1,2 milhão de reais mensais que pagava ao astro. Abriria brecha, com sobras, para bancar Adriano.
Se for contratado, essa será a terceira passagem do polêmico atacante pelo Flamengo. No começo do ano, foi dispensado do Corinthians por faltar mais de 60 sessões de fisioterapias, daí a necessidade de passar por nova cirurgia no tornozelo esquerdo.
Em relação a Bruno, o Flamengo não se manifestará mais enquanto a Justiça decidir se concederá ou não habeas corpus ao goleiro, que está preso em Minas Gerias desde julho de 2010. O arqueiro é um dos suspeitos do assassinato de Eliza Samudio, sua ex-amante.

Quinze acidentes nas rodovias federais do MA no fim de semana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou neste fim de semana, 15 acidentes com duas mortes em todo o Maranhão.
Na BR-135 o jovem Iran Carlos Lima de 27 anos morreu atropelado por um veículo não identificado na região de Itapecuru-Mirim.
Na última sexta, na BR-010, um motociclista morreu após colidir contra um animal na região de Imperatriz.

Traficante é executado em Icatu

No último sábado (02) um traficante bastante conhecido foi morto com três tiros na cabeça no município de Icatu.
Segundo informações da polícia, Carlos Fernandes Ferreira, de 35 anos, que morava em São Luís, teria comprado droga e não pagou.
Os dois principais suspeitos foram identificados por Leandro Pimenta, 25 anos e Sérgio Sousa Silva, que também seriam traficantes. Eles já estão presos

Trio invade ônibus para assaltar e é surpreendido por passageiro armado

Na noite deste domingo (03) três elementos invadiram um ônibus na Avenida Colares Moreira no são Francisco em São Luís para praticar um assalto.
No entanto, o trio foi surpreendido por um passageiro que estava armado e disparou contra os assaltantes. Um deles foi atingido na perna e levado para o Hospital Socorrão onde passou por uma cirirugia.
Os outros dois foram presos e autuados em flagrante.

Livro 'Eleições Municipais' será lançado nesta quarta na AABB

O Corregedor Regional Eleitoral do Maranhão, Desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, convida a comunidade jurídica e o público para o lançamento do livro “Eleições Municipais: Registro de Candidatos e Propaganda Eleitoral”, de autoria dos servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), Flávio Braga e Roberto Magno Frazão. A noite de autógrafos acontecerá nesta quarta-feira, 06, às 19h, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil, no Calhau, em São Luís (MA). A obra é uma publicação nacional editada pelo Inforplan.
(Foto: Divulgação)
O livro é uma produção conjunta do Professor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) e Analista Judiciário do TRE/MA, Dr. Flávio Braga, pós-graduado em Direito Eleitoral, e o Dr. Roberto Magno Frazão, também servidor de carreira do TRE/MA e profundo conhecedor das regras pertinentes ao instituto da propaganda político-eleitoral. A publicação tem apresentação do juiz federal, Dr. Roberto Veloso, e prefácio do desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão, Dr. Lourival Serejo.
Redigida com linguagem clara, direta e acessível, a publicação visa auxiliar a comunidade jurídica no estudo dos temas relativos ao registro de candidaturas e à propaganda eleitoral. O livro é leitura obrigatória para advogados, juízes, membros do Ministério Público, professores, estudantes, candidatos, dirigentes partidários, assessores, publicitários, jornalistas e demais agentes públicos. O trabalho abrange as duas etapas mais dinâmicas e controvertidas do processo eleitoral, trazendo a análise de casos julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal.
“Aborda a fase de registro de candidaturas, que promove uma espécie de “seleção natural” para depurar o plantel de candidaturas e homologar apenas aquelas consideradas aptas à disputa, e a propaganda eleitoral, que visa à apresentação dos candidatos, massificar suas propostas, convencer o eleitorado e conquistar-lhe o voto”, afirma Braga. Após o advento da Constituição Federal de 1988, o Direito Eleitoral ingressou em um ciclo definitivo de autoafirmação e melhorias.
O apogeu sobreveio com a Lei nº 9.504/97 e as alterações promovidas pela Lei nº 9.840/99 (captação ilícita de sufrágio) e pelas reformas eleitorais de 2006 e 2009. “Nesse contexto, o Direito Eleitoral tornou-se terreno fértil para a proliferação de discussões teóricas e o florescimento de novas teses jurídicas, daí a importância de trabalhos doutrinários que contribuam para a reflexão crítica, criativa, dialética e pluralista”, observa Roberto Magno Frazão.

Bandidos explodem caixa eletrônico na cidade de Penalva

Cerca de cinco homens armados explodiram por volta das 5h da madrugada desta segunda-feira (04) um caixa eletrônico na agência do Banco Bradesco no município de Penalva, distante a 255 km de São Luís.
Segundo testemunhas, a explosão destruiu a agência e provocou pânico nos moradores.
Após a explosão, a quadrilha fugiu em dois veículos, sendo um Fiat e uma Saveiro. Um dos carros já foi abandonado e localizado pela polícia que está realizando diligências na região na tentativa de capturar os bandidos.
Policiais de cidades vizinhas se deslocaram para a cidade. A quantia levada ainda não foi revelada.
Este foi o segundo assalto registrado na região da baixada em menos de uma semana. No final da tarde da última sexta-feira (01) os Correios da cidade de Bequimão foi alvo de bandidos. Da agência, a quadrilha levou cerca de R$ 100 mil.

Jovem é morto a tiros na Avenida Guajajaras

Um homem identificado por Sebastião Garcia da Silva, de 21 anos, conhecido por ‘Sebá’ foi morto por volta das 6h desta segunda-feira (04) com um tiro na cabeça na Avenida Guajajaras em São Luís.
De acordo com informações da polícia, ‘Sebá’ estava na lanchonete com sua companheira identificada por Naiara que é recém separada, após saírem de um festa.
O principal do suspeito do crime é justamente o ex-companheiro de Naiara que fugiu em uma moto.
A maior revolta dos populares era que Sebá, bastante conhecido, era muito querido pelos moradores.

Vaqueiro morre após levar chifrada no interior do MA

Uma tentativa de ajudar uma vaca com dificuldade no trabalho de parto terminou em tragédia em São Raimundo das Mangabeiras, , na manhã deste domingo (03), por volta das 7h30, próximo ao povoado Descanso, há poucos minutos do centro da cidade.
(Foto: Reprodução/Brazmidia)
O animal vitimou fatalmente, o vaqueiro Silvino da Costa Fumeiro (“Selvino Troncho”), de 81 anos, que foi atingido no pescoço por um chifrada, teve o queixo quebrado e uma fratura na perna.
Silvino foi auxiliar o parto da vaca, o bezerro já estava com as pernas para fora. Silvino foi atingido quando entrou no curral, vindo a falecer no local.
Silvino será sepultado nesta segunda feira, no município de Sambaiba, a 20km de São Raimundo das Mangabeiras, conforme pedido do mesmo.

Mais uma criança morre com suspeitas de envenenamento em Barra do Corda após ingestão de bombom

Mais uma criança morreu na noite deste domingo (03) no município de Barra do Corda, com suspeitas de envenenamento, após a ingestão de um bombom. Este é o terceiro caso registrado na cidade com aspectos semelhantes.
No início de abril este ano, duas crianças uma de sete e outra de cinco morreram com suspeitas de envenenamento após a ingestão de um pirulito comprado em um bar próximo a casa das vítimas.
Neste domingo, o menino de seis anos teria recebido um bombom de chocolate de um homem e passou mal. Ele chegou a ser levado para o hospital mas não resistiu.
Policiais civis e militares foram ao hospital e casa da vítima para dar início as investigações. O homem que teria dado o bombom a criança foi preso na manhã desta segunda-feira (04) onde presta depoimento.

Jovem é assassinado em acerto de contas com traficante

Uma mãe chorou ontem a perda do filho por conta do envolvimento com entorpecentes. O jovem Manoel Messias Marques, de 23 anos, foi brutalmente assassinado no início da manhã de ontem no bairro do São Francisco a pauladas e facadas. Segundo dona Maria de Fátima Serra, mãe de Manoel, ele era usuário de drogas e teria sido assassinado por traficantes do bairro.

Manoel teria passado a noite fora, e pela manhã, próximo ao ponto de venda de drogas do bairro, houve uma briga com pessoas que sempre andavam com o jovem. Ele voltou em casa e pegou uma faca. Dona Maria disse que ainda pediu para que ele não fosse lá. Mas ele voltou e na confusão levou a pior, com várias pauladas e facadas foi assassinado. "Foram os próprios "pariceiros" dele que fizeram isso. Acho que estavam todos drogados. Agora perdi meu filho. Eu tentava de tudo para ele sair dessa vida. Mas essa história de drogas agora naquele setor da Rua 01 do São Francisco está terrível", afirmou Maria de Fátima.

A mãe da vítima ainda ligou para a Polícia logo no início da confusão. Mas quando as duas viaturas chegaram ao local já era tarde. Manoel Messias já estava morto. Três pessoas seriam as assassinas do jovem. Por enquanto, foram identificadas duas conhecidas como "Cipó Caidinho" e Júnior. Até o fechamento desta edição ninguém havia sido preso.

O jovem tinha uma companheira que vivia com ele na casa de dona Maria de Fátima. Ele era o filho caçula da doméstica.

Festejos juninos agitam final de semana no arraial da Praça Maria Aragão

Durante todo o mês de junho, a Praça Maria Aragão será palco e ponto de encontro das principais manifestações folclóricas do Estado. Neste final de semana, o funcionamento será das 18h às 01h, com as primeiras apresentações voltadas especialmente para o público infantil. O tradicional Barracão do Forró também vai funcionar com o melhor do forró pé-de-serra da cidade.
As apresentações juninas podem ser vistas de qualquer ponto da Praça Maria Aragão
No sábado, 02 de junho, a festa começa com a apresentação do Coco Mirim do Anjo da Guarda. Às 19 horas é a vez do Cacuriá Assa Cana, do bairro da Liberdade, e, na sequencia, se apresenta o grupo de dança Fogo Caipira. No palco principal, o cantor maranhense Beto Pereira comanda a festa a partir das 21 horas.
A partir das 22h, o terreiro ficará embalado pelas toadas dos Bumbas-meu-boi: da Maioba, em sotaque de matraca; de Apolônio, em sotaque da baixada; de Sonhos, em sotaque de orquestra; e, encerrando a programação da noite, o batalhão da Pindoba, em sotaque de matraca.
No Barracão do Forró, os grupos Raízes da Terra, Raimundinho do Acordeon e Forró Pé no Chão sacodem a poeira do chão com o melhor do forró pé-de-serra, a partir das 19 horas.
No domingo (03), quem começa a festa a partir das 18 horas é a Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão. Logo em seguida, a mistura de ritmos e sotaque do Boi Barriquinha promete agitar o Arraial. Às 20h tem o Tambor de Crioula Fé de São Benedito e, às 21h, a banda Mákina du Tempo traz um repertório variado, com músicas populares maranhenses.
A noite segue com as apresentações do Bumba-meu-boi de Leonardo, em sotaque de zabumba, seguido do Cacuriá de Dona Teté. Às 00h, o Bumba-meu-boi de Morros, em sotaque de orquestra, encerra em grande estilo o terceiro dia de folguedos juninos na Maria Aragão.
Festa nas terças
Este ano, considerando as sugestões da consulta pública feita na ultima temporada junina, não haverá programação às segundas-feiras. No entanto, a cada terça-feira do mês o arraial receberá um festival de danças, com apresentação de cerca de 20 grupos de cada manifestação: quadrilha, dança portuguesa, cacuriá e dança do boiadeiro.
Temporada junina 2012
Com o tema “São João de São Luis, 400 vezes mais feliz”, a Prefeitura de São Luís preparou um mês inteiro de festas com programação diversificada, com segurança, conforto e qualidade, com o direito ao melhor da culinária regional. O arraial conta com a estrutura de 29 barracas para a comercialização de artesanato e, também, com o melhor das comidas e bebidas regionais.
No centro do arraial, um grande tablado permitirá que as apresentações folclóricas sejam vistas de qualquer ponto da praça. O palco principal receberá uma mega-estrutura de som e iluminação para abrilhantar ainda mais os shows artísticos.
Confira a programação do final de semana:
02/06 (sábado)
18h – Coco Mirim Anjo Guarda
19h – Cacuriá Assa Cana da Liberdade
20h – Grupo de Dança Fogo Caipira
21h – Show de Beto Pereira
22h – Bumba-meu-boi da Maioba (M)
23h – Bumba-meu-boi de Apolônio (B)
00h – Bumba-meu-boi de Sonhos (O)
01h – Bumba-meu-boi da Pindoba (M)
BARRCÃO DO FORRÓ
19h – Forró Pé de Mangue
22h – Raimundinho do Acordeon e Forró Pé no Chão
03/06 (domingo)
18h – Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão
19h – Barriquinha Mirim
20h – Tambor de Crioula Fé de São Benedito
21h – Show da banda Mákina du Tempo
22h – Bumba-meu-boi de Leonardo (Z)
23h – Cacuriá de Dona Teté
00h – Bumba-meu-boi de Morros (O)

Aumentam denúncias do caso Décio Sá

Após 24h da divulgação do retrato falado do suposto assassino do jornalista Décio Sá, o Disque-Denúncia tem registrado sobre o caso, 60 ligações com informações sobre o possível paradeiro do executor.
Foto: Divulgação
Retrato falado foi divulgado nesta quinta-feira (31)
A assessoria do Disque-Denúncia informou, nesta sexta-feira (1º), ao G1, que desde o dia do assassinato do jornalista Décio Sá - 23 de abril - até antes da divulgação do retrato falado, o serviço havia recebido 55 denúncias referentes ao caso. Contudo, ressaltou que é importante prezar pela "qualidade e não por quantidade de informações", informando também que todas as declarações são repassadas para a comissão de delegados que investiga a execução do jornalista.
O subdelegado Geral da Polícia Civil do Maranhão, Marcos Afonso, avalia de forma positiva todas as denúncias recebidas até o momento. Contudo, pondera que é preciso levar com seriedade o serviço prestado pelo canal.
"De 100% das informações recebidas, nem todas são corretas. É preciso que a população colabore com a polícia e entenda que o Disque-Denúncia é uma ferramenta importante para ajudar em qualquer investigação. É preciso ter seriedade na hora de repassar qualquer informação sobre este (caso Décio Sá) e outros casos", afirmou.
Sobre a possibilidade de ouvir novamente as testemunhas, o subdelegado - compõe a comissão que investiga a morte do jornalista - disse que este "é um procedimento natural, para que não paire nenhuma dúvida e divergência nas informações prestadas".
Até o momento, quase 100 pessoas já foram ouvidas pela polícia. Aproximadamente 80 desses depoimentos constam no inquérito sobre a morte do jornalista Décio Sá.

R10 diz que atraso salarial foi a 'gota d'água'

Em entrevista ao 'Fantástico', ex-camisa 10 garante que teve passagem profissional pelo Fla.

Depois de um ano e quatro meses de uma relação cheia de altos e baixos, Ronaldinho Gaúcho e Flamengo romperam da pior maneira. E agora vão duelar na Justiça. Acusado de inúmeros atos de indisciplina durante o período que passou no clube, o jogador negou tudo em entrevista ao 'Fantástico', e disse que os atrasos salariais fizeram com que tomasse a decisão de deixar o clube, apesar de negar que tenha influenciado o seu desempenho em campo.
- A gota d´água eu acho que foi acumulando vários meses sem receber. Às vezes atrasa alguns dias. Às vezes junta dois meses. Foram vários dias de atraso. Mas quando a gente entra em campo, a gente esquece do mundo, a gente não pensa em dinheiro, esquece dos problemas - declarou.
O jogador em cima do muro ao analisar suas atuações com a camisa rubro-negra.
- Não é em todo jogo que a gente consegue jogar bem. Tive grandes jogos no Flamengo e jogos em que as coisas não saíram bem, como acontece com todo jogador.
O ex-camisa 10 do Flamengo também negou que tenha faltado a projetos de marketing do clube, que alega não ter conseguido faturar o que pensava com o jogador.
- Sempre que o Flamengo me chamou eu fui. Essa parte não sou nem eu que cumpro, é meu ermpresário, são meus advogados. Sempre que fui convidado, eu participei.
Com a saída de Ronaldinho, o diretor de futebol, Zinho, declarou que havia "acabado a bagunça". Questionado se faltou profissionalismo na passagem pela Gávea, mais uma vez Ronaldinho desconversou.
- Sempre fui (profissional) em todos os clubes que passei. Eu acho que, se eu não fosse profissional, as pessoas falariam exatamente no momento que eu não estava sendo profissional. Quase sempre estive treinando, participei de quase todos os jogos.
Sobre a acusação de ter chegado cansado várias vezes para treinar, após noitadas, mais uma vez Ronaldinho tratou com normalidade.
- Cansaço é normal. De chegar e não ter condições de treinar por ter saído, isso nunca, nunca me apresentei dessa forma.
Ronaldinho também garantiu que não é verdade a informação de que teria dado 100 dólares a um garçom para que levasse cerveja ao jogador no quarto do hotel no Equador, antes do jogo contra o Emelec.
- Nunca dei gorjeta de 100 dólares pra ninguém, isso não é verdade.
Outro episódio polêmico foi quando Ronaldinho teria levado uma mulher para a concentração durante os treinos em Londrina (PR).O jogador explicou.
- Não levei ninguém. Encontrei uma menina que eu já conhecia no hotel, falei com ela normalmente. Aconteceu que eu fui no quarto dela, conversei com ela, só isso.
Ronaldinho também garantiu que nunca discutiu ou entrou em atrito com treinadores, seja Vanderlei Luxemburgo, seja Joel Santana.
- Não tenho nada a ver com a saída do Vanderlei. Nunca discuti com nenhum treinador. Nem com o Joel, nem com a comissão técnica, pode perguntar para qualquer um deles.
O jogador garante que as polêmicas foram invenção.
- Desde que eu cheguei no Flamengo tive a mesma conduta. Os sete meses que foram só vitória não tinha história nenhuma. A partir do momento que o Flamengo passou a não conquistar títulos e vitórias, todo mundo começou a inventar muita coisa.

Dilma: benefício do 'Brasil Carinhoso' começa a ser pago no dia 18

BRASÍLIA – A presidenta Dilma Rousseff reiterou, hoje (4), que o benefício oferecido pelo programa "Brasil Carinhoso" começa a ser pago no dia 18. A partir dessa data, famílias extremamente pobres com crianças menores de seis anos passam a receber no mínimo R$ 70 por pessoa como forma de complementação de renda.


"Uma família com um casal e três filhos que tenha uma criança com menos de seis anos de idade recebia, até agora, R$ 166 (referente ao 'Bolsa Família'). A partir do dia 18 de junho, essa família pode receber até R$ 350. Por quê? Porque são três filhos e um casal – cinco pessoas. Cinco vezes sete: R$ 350", explicou.


No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que o novo benefício será pago no mesmo cartão do "Bolsa Família". Ela destacou ainda que o "Brasil Carinhoso" vai ampliar a distribuição gratuita de medicamentos. A partir de hoje, drogarias credenciadas à rede "Aqui Tem Farmácia Popular" passam a oferecer três tipos de remédio para asma.


"O Ministério da Saúde observou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças até 5 anos no Sistema Único de Saúde (SUS). O uso correto dos remédios pode diminuir muito as complicações da doença, a necessidade de internação e até mesmo a mortalidade dessas crianças", disse.


Dilma destacou ainda que o governo pretende ampliar a prevenção e o tratamento de doenças por meio da distribuição de vitamina A durante as campanhas nacionais de vacinação. Haverá, também, oferta de suplemento de ferro nas unidades básicas de saúde para quem tiver indicação médica.

Inscrições abertas para Congresso Maranhense de Medicina

O evento será promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no período de 3 a 6 de julho.

SÃO LUÍS - As inscrições para o I Congresso Maranhense de Medicina - que englobará o 21º Congresso de Cirurgia Minas-Brasil Cirurgia 2012, o XIV Conclave Brasileiro de Academias de Medicina e a reunião anual dos secretários estaduais de Saúde - já podem ser feitas gratuitamente pelo site www.congressomaranhensedemedicina.com. O evento será promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) no período de 3 a 6 de julho, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, e vão reunir os maiores especialistas do país na área de saúde, em atuação dentro e fora do Estado. A iniciativa faz parte das comemorações do IV Centenário de São Luís.
A abertura dos eventos será dia 4 de julho, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; dos presidentes do Conselho Federal de Medicina, Roberto D´Ávila, da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes; da Federação Brasileira de Academias de Medicina, José Leite Saraiva; da governadora Roseana Sarney e do secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad.
A programação preliminar pode ser encontrada no site. O I Congresso de Medicina terá início dia 3 de junho e abordará assuntos relacionados à pediatria, ortopedia, saúde mental, doenças renais, terapia intensiva, hematologia, neurologia e otorrinolaringologista. Entre os palestrantes estão os doutores Daniel Rinaldi (presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia), Ela Tosta (presidente da Academia Brasileira de Neurologia), Reitan Ribeiro (Serviço de Ginecologia e Mama – Hospital Erasto Gaertner (PR), e Anderson Silvestre (presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica - DF).
Na área de pediatria serão discutidos temas como crise convulsiva na infância, atendimento no pronto socorro; antibióticos em infecções comunitárias e hospitalares na pediatria; atendimento e transporte do recém-nascido de alto risco; e avaliação, diagnóstico diferencial e tratamento da dor abdominal aguda na criança.
Na área de ortopedia serão discutidos os conceitos atuais no tratamento das fraturas expostas. A saúde mental vai abordar as estratégias programa Saúde da família, leitos psiquiátricos em hospital geral e urgência e emergência em psiquiatria. As doenças renais serão mediadas pelo médico Carlos Macieira, na abordagem sobre doença renal crônica: epidemia silenciosa, doença renal e risco cárdio-vascular, nefropatia diabética, nefroesclerose hipertensiva e tratamento da insuficiência renal crônica.
Ainda no primeiro dia, serão discutidos assuntos de terapia intensiva, com os temas: gestão, qualidade e segurança; sedação, analgesia e delirium; sepse, choque, monitorização, insuficiência respiratória e ventilação mecânica. Na área de hematologia, serão temas como uso de hemocomponentes, reações transfusionais, transfusão em trauma, atendimento de urgência aos pacientes hemofílicos e portadores de anemia falciforme. Quando o assunto for neurologia, serão abordados temas sobre os estados alterados da consciência; cefaléia na sala de emergência; crise miastênica e crise colinérgica, AVC agudo, neuroinfecções e convulsões.
No encerramento do primeiro dia serão abordadas as urgências em otorrinolariongologia. A partir do segundo dia do congresso serão abordados os tratamentos mais modernos e eficazes nas áreas de oftalmologia, endocrinologia, obstetrícia, gastroenterologia, cardiologia e tratamento do câncer de colo do útero.
Congresso de Cirurgia
O 21° Congresso “Cirurgia 2012”, também, terá início dia 3 de julho, com o curso avançado de urgências em cirurgia da obesidade (150 vagas), que será dividido em módulos: Entendendo a cirurgia; complicações mais frequentes da gastroplastia em Y de Roux; complicações da gastrectomia vertical e banda gástrica ajustável; urgências nutricionais e psíquicas, além da discussão de casos reais.
Entre os especialistas que estarão ministrando cursos estão Arthur Belarmino Garrido Junior (Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e cirurgiões Henrique Eloy Bueno Câmara (Minas Gerais), Renan Catarina Tinoco (Rio de Janeiro), Josemberg Campos (Pernambuco), Otaviano Augusto de Paula Freitas (Belo Horizonte), Adriano Segal e Fábio Jatene (São Paulo), Luis Claudio Chaves (Pará), José Renan da Cunha Melo e Tarciso Afonso Nunes (também de Minas Gerais).
Durante todo o período serão realizadas conferências, simpósios satélite, mesas redondas e os cursos nas áreas de trauma torácico, trauma pélvico, hérnias e parede abdominal, anatomia cirúrgica, tratamento ambulatorial das hérnias e urgências em hérnias.

Avião com 150 pessoas se choca com prédio na a Nigéria

A agência France Presse também divulgou a informação citando a aviação civil do país.

NIGÉRIA - Um avião de passageiros se chocou ontem contra um prédio na cidade nigeriana de Lagos. Segundo a imprensa local, havia mais de 150 pessoas a bordo do avião. Autoridades locais disseram ainda que o acidente envolveu uma aeronave da companhia Dana, que fazia a rota entre a capital do país, Abuja, e Lagos. Não houve sobreviventes, disse um oficial da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências às agências Reuters e Associated Press. A agência France Presse também divulgou a informação citando a aviação civil do país.
"Era um avião da companhia Dana que vinha da capital, Abuja, para Lagos com 153 passageiros a bordo", disse Demuren. O site da Dana informa que a companhia opera um Boeing MD-83 em viagens na região do acidente.
Segundo o porta-voz da Polícia do estado de Lagos, Joseph Jaiyeoba, o avião caiu no bairro de Iju, no norte da cidade de cerca de 8 milhões de habitantes. Moradores da área disseram que ouviram um forte barulho e viram fumaça. Em seguida, caminhões de bombeiros e ambulâncias começaram a passar em alta velocidade rumo ao local do acidente.

77 mandados de prisão já foram cumpridos pela Polinter

A Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) já cumpriu 77 mandados de prisão nos primeiros cinco meses deste ano.

Só em cartas precatórias, a Polinter, que tem entre suas funções dar cumprimento aos mandados de prisão de foragidos da Justiça de outros estados, cumpriu 247, de janeiro a abril deste ano. No último mês foram 70. No mesmo período do ano passado, a delegacia tinha cumprido apenas 42. O avanço, segundo o titular da delegacia, delegado Alberto Wagner Santos, se deve ao empenho dos delegados, investigadores e escrivães de sua equipe, e principalmente ao apoio logístico da Delegacia Geral e da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).

Candidatos definem as datas para realização das convenções eleitorais

Prazo para a Justiça Eleitoral começa no próximo dia 10 e vai até o dia 30 deste mês.
SÃO LUÍS - Os principais candidatos a prefeito de São Luís e do restante do Estado do Maranhão já têm previstas as datas pra realização das convenções que irão homologar as chapas e coligações para a disputa. O prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral começa no próximo dia 10 e vai até o dia 30 deste mês. Dos candidatos que devem disputar as eleições na capital maranhense, apenas Marcos Silva (PSTU) e Haroldo Sabóia (PSOL) ainda não definiram uma data provável para oficialização da campanha.
Líder de uma coligação que deverá contar com PT, PMDB, PV, PTB, PSD, PR, DEM, PSC, PRB e outras pequenas legendas, o vice-governador Washington Luiz (PT) tem previsão de realizar convenção eleitoral entre os dias 23 e 28 deste mês. “Estamos estudando uma melhor data entre estas”, revelou a governadora Roseana Sarney (PMDB), na quinta-feira. Roseana apoia a candidatura do petista e vê a convenção como fator de consolidação da competitividade do aliado.
Segundo explicou o presidente do PMDB em São Luís, deputado estadual Roberto Costa, já na semana que vem a legenda irá se reunir para definir a indicação do vice de Washington Luiz. Além dos peemedebistas Afonso Manoel e Conceição Andrade, concorre à vaga o petebista Roberto Fernandes.
Racha - Embora ainda não tenha definido o seu candidato – e corra risco de um possível racha após esta definição – os partidos que compõem o “consórcio oposicionista” (PCdoB, PSB, PDT, PTC, PPS, PRTB e PHS) já definiu para o dia 30 a sua convenção. “Nós estamos estudando, mas é provável que seja no dia 30”, disse o presidente do PCdoB municipal, Márcio Jerry. Segundo ele, a coligação deve se desmembrar em várias outras subcoligações, para a disputa das vagas na Câmara Municipal.
Para garantir a unidade e a data da convenção, o “consórcio oposicionista” começou a se reunir ontem, na última etapa de conversas para definição do candidato. Concorrem à vaga de candidato a prefeito o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) e o ex-deputado federal Roberto Rocha (PSB).
Com a campanha encaminhada, após longo período de desgaste, o prefeito João Castelo (PSDB) deve realizar a sua convenção no dia 23, segundo a assessoria do tucano. Castelo intensificou as conversas com outros partidos para garantir o maior número de aliados no palanque. Por enquanto, no entanto, apenas o próprio PSDB aparece na lista de partidos.
Caberá ao seu secretário de governo, José Reinaldo Tavares (PSB), conseguir cooptar partidos que estejam na oposição. “Nosso trabalho é chamar os partidos a compor. Queremos a oposição unificada, não só agora, mas em 2014”, afirma o ex-governador, que sonha ter no mesmo palanque o tucano João Castelo e o comunista Flávio Dino.
Mas se depender da oposição, Castelo vai ter que cancelar a convenção do dia 23, já que o encontro da oposição deve acontecer sete dias depois do seu – e ainda estão neste grupo legendas como PDT, PSB e PPS, que o prefeito quer ter em sua aliança.
A partir do fim das convenções, com os candidatos a prefeito, vice e a vereador já definidos, começa a campanha eleitoral propriamente dita, com as manifestações de rua. A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa em 20 de agosto.
Chapões enfrentam resistência na disputa de vereador em SL
PT e PMDB buscam um acordo para formar um chapão; PCdoB decidiu que sairá sozinho
Embora os candidatos a prefeito tenham interesse em reunir o maior número de partidos em suas coligações majoritárias – para garantir, sobretudo, o maior tempo possível no horário eleitoral gratuito –, estes chamados “chapões” não são bem-vistos pelos candidatos à Câmara Municipal. A tendência é que as grandes coligações se subdividam em várias outras para a disputa proporcional. E há casos de partidos que preferem sair com sua chapa pura de candidatos a vereador.
Na coligação do vice-governador Washington Luiz, o interesse do PMDB, PTB e PSD, principalmente, é a formação de chapa pura para a disputa também de vereador. As razões são óbvias: apesar de terem candidatos fortíssimos para a disputa proporcional, estas legendas não têm quadros suficientes para compor a chapa, a menos que se juntem todas na mesma chapa. “O PMDB defende o chapão como melhor forma de garantir a maioria das vagas na Câmara”, prega o deputado Roberto Costa.
Esta estratégia não é bem-vista pelo PT, partido do candidato a prefeito. Os petistas já tiveram várias rodadas de negociação com os peemedebistas, mas não chegaram a um acordo quanto à formação do chapão. “Nós temos quadros suficientes para eleger nossos vereadores”, diz o presidente regional, Raimundo Monteiro.
Roberto Costa rebate: “É preciso entender que a formação da chapa proporcional visa fortalecer a candidatura majoritária. E, neste caso, alguns sacrifícios precisam ser compreendidos”.
O principal problema é o DEM, que tem apenas o vereador Sebastião Albuquerque como candidato. Sem uma coligação que lhe garanta espaço para disputar vagas, ele corre o risco de não se reeleger, mesmo obtendo os mais de 7 mil votos da eleição passada. Tanto que a direção do DEM já cogita coligação com o PSDB, do prefeito João Castelo, como forma de salvar o mandato do seu vereador.
No “consórcio oposicionista”, esta questão parece já resolvida. “A coligação proporcional não será a mesma da majoritária. O PCdoB, por exemplo, sairá com sua chapa própria”, explicou Márcio Jerry. O máximo que pode ocorrer neste grupo é a reunião de dois ou três partidos em uma mesma coligação.
As pequenas legendas formarão alianças entre si, com o objetivo de garantir entre duas e três vagas, as que sobrarem da disputa dos chamados grandes partidos.

Cantanhede recebe sua primeira cisterna do Água para Todos

O programa Água Para Todos irá beneficiar mais de 400 famílias em Cantanhede.

SÃO LUÍS - Instalada, nessa quinta-feira (31), no Povoado Mandacaru, em Cantanhede, a primeira cisterna do Programa Água para Todos no Maranhão. A instalação foi acompanhada pelo coordenador Estadual Executivo do Programa no Maranhão, Raimundo José Abreu, pelo coordenador do Programa, Sérgio Luiz Costa e pelo prefeito de Cantanhede, José Martinho. O programa Água Para Todos irá beneficiar mais de 400 famílias em Cantanhede.
A instalação da primeira cisterna no Povoado Mandacaru foi feita na casa da lavradora, Joana Amaro da Silva, 59. Ela declarou que a partir da instalação da cisterna em seu quintal tudo muda em sua vida. "Tenho 59 anos de idade, mãe de quatro filhos e 10 netos, mas nunca pensei que esse dia iria chegar em minha vida!", afirmou.
O Programa Água para Todos no Maranhão está sendo implantado no Estado pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária (Sagrima). Já foram contemplados com o programa os municípios de Matões do Norte, Viana, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Pirapemas, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, Codó e Capinzal do Norte.
O coordenador estadual executivo do Programa Água para Todos, Raimundo José Abreu, ressaltou a importância da instalação de um comitê gestor municipal que tem como função fiscalizar e validar as cisternas. Segundo ele, é através do comitê gestor que são regulamentados o uso adequado da água após a instalação das cisternas. "É por meio do comitê gestor municipal que é feita a conscientização da comunidade beneficiada. Eles são capacitados com o objetivo de aprender o manuseio da água", explicou.
O coordenador do programa Água para Todos, Sérgio Luiz Costa, afirmou que o Maranhão está de parabéns pela articulação para a implantação do programa no Estado. "Essa integração das políticas públicas é muito importante para a execução do programa", ressaltou.
Já o prefeito de Cantanhede, José Martinho destacou a inclusão do município no Programa. "Cantanhede estava fora do Programa, mas o secretário Cláudio Azevedo foi sensível à nossa situação de abastecimento d'água e incluiu o município. E a partir de agora vamos poder dar mais qualidade de vida aos trabalhadores e trabalhadoras rurais de nossa cidade", destacou.
Também faz parte do Programa Água para Todos a instalação de kits de irrigação, poços artesianos, pequenas barragens e outras ações que visam não só promover o acesso à água para consumo humano, mas, também, para a produção agrícola.
O Programa Água para Todos faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, lançado em julho do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. São beneficiárias as famílias que moram na zona rural e integrantes do Cadastro Único, que identifica as famílias que estão em situação de extrema pobreza e que possuem renda de até R$ 140 mensais.
A primeira fase do programa consiste na instalação de cisternas de polietileno para retenção e aproveitamento da água das chuvas, permitindo às famílias mais tranquilidade nos períodos de seca, facilitando o acesso a recursos hídricos para preparo de alimentos e higiene pessoal.
Já na segunda fase, serão desenvolvidas ações com foco no armazenamento de água para produção de alimentos que promovam a segurança alimentar e nutricional das famílias, com geração de renda a partir da comercialização do excedente.