BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Falta de educação é um dos piores problemas no trânsito

Especialistas atestam que é a falta de educação no trânsito que leva muitas pessoas a tornaram-se vítimas, muitas vezes, fatais.


A grande quantidade de veículos em circulação nas ruas da cidade acaba criando condições em que os motoristas deixam de manter o respeito entre si (Honório Moreira/OImp/D.A.Press)
A grande quantidade de veículos em circulação nas ruas da cidade acaba criando condições em que os motoristas deixam de manter o respeito entre si
Uma situação corriqueira que pode levar a resultados trágicos, como o incidente envolvendo o comerciante Abimael Araújo Soares, de 49 anos, morto no último domingo, depois de uma suposta discussão no trânsito, no bairro Olho D'Água. Para especialistas que lidam diretamente com a questão, casos de violência como esse são resultado da falta de educação no trânsito.

Segundo Lindinalva Ribeiro, chefe da Divisão de Orientação para o Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a simples agressão verbal ou a expressão de gestos ofensivos de um motorista ou passageiro, após um procedimento inadequado do condutor de outro veículo, podem caracterizar situações de violência nesse âmbito. Muitas vezes, quando a parte ofendida revida a provocação, as circunstâncias podem levar a problemas ainda maiores.

"O trânsito é coletivo, e não individual", disse por telefone Lindinalva Ribeiro, ressaltando que a grande quantidade de veículos em circulação nas ruas da cidade acaba criando condições em que os motoristas deixam de manter o respeito entre si, quando poderiam procurar as autoridades competentes para solucionar os problemas. Ela considerou que muitas pessoas saem de casa atrasadas e tendem a cometer infrações para ganhar tempo, ou reagir violentamente mesmo às faltas leves cometidas pelos demais usuários das vias públicas. Sobre os comportamentos exacerbados dos motoristas, Lindinalva Ribeiro avalia que a melhor solução é não revidar. Como forma de acalmar a tensão diária, a chefe de divisão do Detran recomenda que as pessoas adotem hábitos de vida saudáveis, como dormir mais, realizar atividades de lazer ou buscar um convívio familiar mais estreito.

De acordo com a delegada titular da Delegacia de Acidentes de Trânsito (DAT), Ana Claudia Campos, todos os dias um grande número de ocorrências chega para serem registradas, sendo mais frequentes os casos de lesão corporal, embriaguez ao volante e homicídio culposo no trânsito. Na avaliação da delegada, as ocorrências de trânsito têm a peculiaridade de não distinguirem os envolvidos. "Qualquer pessoa é passível de se envolver em um acidente", disse ela, observando que inclusive os pedestres podem ser vítimas de infrações cometidas por um motorista, ou por si próprios.

Pela incidência de acidentes registrados no município de São Luís, pode-se ter uma ideia desse risco. Contando desde pequenas colisões, como arranhões em para-choques e danos materiais, até os casos mais graves de acidentes com vítimas, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) registrou nos cinco primeiros meses de 2012 uma média mensal de 300 ocorrências apenas na Avenida Jerônimo de Albuquerque, notoriamente um dos corredores da cidade com a situação do trânsito mais crítica. Tal registro faz dessa via a campeã em acidentes na capital, com uma média de 10 acidentes diários registrados.

Na DAT, estima-se em cerca de 250 o número de inquéritos instaurados atualmente. A esse respeito, Ana Claudia Campos ressaltou que o grande volume de casos a serem acompanhados dificulta que cada investigação se conclua no prazo previsto de 30 dias. Além dessa grande demanda, a demora na liberação de laudos periciais do Instituto de Criminalística (Icrim) e Instituto Médico Legal (IML), relativos tanto aos locais dos acidentes quanto aos danos sofridos pelas vítimas, também constitui um fator desfavorável à conclusão dos inquéritos naquela delegacia especializada.

No entanto, Ana Claudia Campos também destacou a falta de educação no trânsito como um fator que favorece a ocorrência de acidentes. "Se todos agissem de acordo com as normas, muitos acidentes de trânsito não ocorreriam", afirmou ela, mencionando o caso de pedestres que não utilizam a faixa, ou motoqueiros que cometem ultrapassagens arriscadas. Segundo a delegada, o uso de telefone celular na direção de um veículo compromete os reflexos do motorista similarmente ao estado de embriaguez.

Jovem é executado na Av. Kennedy

POR GABRIELA SARAIVA Marcos Hudson Miranda da Silva, de 22 anos, foi morto com cerca de cinco tiros, dentro de uma oficina de ar-condicionado para veículos, localizada na Avenida Kennedy, na Coreia de Baixo. O crime teria sido praticado por dois homens que estavam em duas bicicletas, por volta das 12h30 desta quarta-feira (22).
Foto: G. Ferreira
Hudson pode ter sido vítima de acerto de contas
De acordo com informações colhidas no local do assassinato, Marcos Hudson estava andando pela via e, ao perceber que estava sendo seguido, entrou no estabelecimento comercial que foi invadido pelos acusados, já efetuando os disparos.
Segundo Manoel Bernardo Ribeiro Filho, proprietário da oficina, um dos tiros por pouco não acertou sua sobrinha. O local foi isolado por uma guarnição da 2ª Companhia do 9° Batalhão da Polícia Militar, formada pelos sargentos Francisco Nina e Ivalberto.
Para o delegado Newton Correia, do 1° Distrito Policial, a morte de Marcos Hudson pode estar relacionada a uma série de assassinados ocorridos naquela região e também ao tráfico, uma vez que ele era usuário de drogas.

Colisão entre caminhões na BR-135 deixa dois feridos

Uma colisão envolvendo dois caminhões, na manhã de ontem (22), na BR-135, deixou duas pessoas feridas. O choque ocorreu por volta de 7h40, no Km 11 da rodovia, próximo à entrada do Quebra Pote (zona rural de São Luís).
Segundo o inspetor Lobato, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ambos os veículos trafegavam no sentido da saída da capital.
Foto: G. Ferreira
Caminhão-tanque teve a frente destruída ao se chocar com o baú
Ele disse que o caminhão baú (placa ELQ 6323), carregado de carne, e conduzido pelo motorista Jorge Henrique Rocha, de 35 anos, entrou num retorno proibido, para voltar à cidade, quando foi atingido por um caminhão-tanque, que transportava água para a cidade de Santa Rita.
O policial explicou que o condutor do caminhão-tanque (placa NHV 9932), Aroldo Silva Sousa, e o carona Francisco José da Silva, de 38 anos, ficaram presos nas ferragens do veículo e foram resgatados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram conduzidos para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão 2, ambos em situação estável.
O condutor Jorge Henrique Rocha disse que viajava da cidade de Açailândia, com uma carga de carne que deveria ser entregue para a rede de supermercados Mateus.
Jorge Rocha relatou que estava de saída para realizar a entrega, quando entrou no retorno. Ele afirmou não saber que o procedimento é proibido.
“Olhei outros carros entrando no mesmo lugar e retornando, e como não vi nenhuma placa achei que era permitido. Não tenho seguro, agora é aguardar a perícia e ver o tamanho do prejuízo”, afirmou.

Estádio Castelão vai ser reaberto no dia 9 de setembro

Os secretários Joaquim Haickel, e Max Barros, vistoriaram o andamento das obras.
SÃO LUÍS - Há poucos dias para o término das obras de reforma e modernização do Estádio Castelão, os secretários de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, e o de Infraestrutura, Max Barros, vistoriaram, nesta quarta-feira (22), o andamento das obras. A visita, marcada por muita expectativa, contou, ainda, com a presença do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato e de dirigentes de clubes.

O novo Estádio Castelão vai ser reaberto no dia 9 de setembro com uma partida do Sampaio Corrêa pelo Campeonato Brasileiro da Série D. De acordo com o secretário Joaquim Haickel, a reabertura de uma das mais importantes praças esportivas do Estado contará, ainda, com um clássico entre Moto Clube e Maranhão Atlético.

Haickel explicou que essa decisão demonstra a importância dada pelo Governo do Estado ao futebol local. "Queremos os três times de São Luís nessa reabertura do Estádio Castelão. É a intenção da governadora Roseana demonstrar aos futebolistas o interesse do governo em relação ao futebol maranhense. Cabe ao futebol, à Federação e aos clubes dar essa resposta ao torcedor. O nosso interesse é que a reinauguração seja feita pelo Sampaio Corrêa no jogo principal tendo a preliminar de Moto e Maranhão", explicou o secretário de Esporte e Lazer.

O secretário de Infraestrutura Max Barros garantiu que o novo Estádio Castelão não deverá em nada a outros estádios brasileiros. De acordo com Barros, a tradicional praça esportiva do Estado terá todos os laudos necessários para se adequar ao Estatuto do Torcedor e proporcionar conforto ao público.

"Quando o estádio for reentregue à população, ele vai cumprir toda a questão dos laudos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar. O Castelão estará todo legalizado com toda a segurança e muito bonito para esse aniversário da cidade de São Luís. Houve uma redução para 40 mil torcedores sentados para que todos fiquem bem acomodados. Além disso, vamos dar uma melhorada no acesso, na iluminação externa. Vamos dar um banho de loja em todo o Complexo Esportivo", declarou.

Durante a obra de reforma e modernização do Estádio Castelão, foram recuperadas a parte estrutural, elétrica, hidráulica e sanitária do estádio. Haverá um sistema de monitoramento eletrônico e gerador para eventuais falta de energia na cidade. As cabines de imprensa serão todas climatizadas, a bilhetagem será eletrônica e os vestiários terão grama sintética para aquecimento dos jogadores e banheira de hidromassagem. As novas acomodações do estádio foram muito bem aceitas.

"Com o Estádio Castelão reformado, ganha o futebol do Maranhão e, principalmente, o futebol brasileiro como um todo. O estádio é moderno e bem preparado. Agora, deveremos colocá-lo em funcionamento", declarou o presidente da FMF, Antônio Américo Lobato.

Homenagens a São Raimundo Nonato dos Mulundus

O evento religioso, um dos maiores do sertão maranhense, reuniu até localidade Paulica, pagadores de promessa, políticos, devotos e curiosos.
 
Vargem Grande - O som dos cascos de cavalos e burros montados por vaqueiros fez os moradores da cidade de Vargem Grande levantar cedo ontem (22). Desde as primeiras horas da manhã, a população estava acordada para acompanhar mais uma edição da secular romaria no festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, realizado anualmente de 22 a 31 deste mês na cidade do sertão maranhense. O santo popular foi reverenciado por aproximadamente 100 mil pessoas, segundo estimativa levantada pela Polícia Militar durante a caminhada.
Os romeiros saíram da Praça da Matriz, onde fica a Igreja de São Sebastião e o Santuário de São Raimundo dos Mulundus, por volta das 6h para percorrer 6 quilômetros até o povoado de Palica, onde está a capela erigida por devotos do santo para recebê-lo em festa. Pagadores de promessas, devotos, políticos e curiosos andaram por toda a romaria.

Justiça suspende serviços em São Vicente de Férrer por causa do aniversário da cidade

O aniversário de São Vicente de Férrer será no próximo dia 27.
 
SÃO LUÍS - Com o feriado municipal do dia 27 de agosto em comemoração ao aniversário de São Vicente Ferrer não serão realizados os serviços da Justiça na comarca na data.

A medida consta de portaria (Portaria 2.148/2012) editada pelo juiz da unidade, Artur Azevedo Gustavo do Nascimento.

Justiça manda soltar secretário acusado de estuprar crianças em Bequimão

Sidney Carvalho estava preso desde o dia 10 de junho. Liberdade dele está sendo comemorada.
 
SÃO LUÍS - O secretário de Cultura do município de Bequimão, Sidney Carvalho das Dores, será solto por determinação da Justiça. Ele estava preso desde o dia 10 de junho acusado de estuprar várias crianças na região.

Segundo informações, das dez vítimas que o acusaram apenas duas continuam a afirmar que foram vítimas de abuso sexual.

O delegado Jorge Antônio está aguardando o alvará de soltura da Justiça para liberar o secretário de Cultura de Bequimão. Um fato que chama atenção é que a liberdade de Sidney Carvalho está sendo comemorada na cidade.

Continua foragido acusado de matar motorista de candidato a prefeito de Bacabal

Carlos Ronan Gomes da Silveira, que trabalhava com o candidato Zé Vieira, foi executado a tiros.
SÃO LUÍS - A polícia ainda não conseguiu localizar o autor do homicídio contra Carlos Ronan Gomes da Silveira, de 22 anos, ocorrido na última terça-feira, dia 21, por volta das 17h40, na rua Artur Azevedo, nas imediações da obra Kolping, no município de Bacabal.

A vítima, que trabalhava como motorista de um dos carros de som que estão a serviço do candidato a prefeito Zé Vieira, foi abordado por um homem que estava em uma moto Honda Bros.

Sem muita coversa, o acusado disparou dois tiros no motorista do carro. Em seguida fugiu em rumo desconhecido.
A polícia trabalha com várias linhas de investigações, uma delas é o possível envolvimento do assassino e da vítima em clonagem de cartões de banco. A polícia quer saber também se o crime tem motivação política.

A câmera de segurança de uma residência gravou o crime e a polícia também já está de posse das imagens.