BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Moradores interditam BR-135, na região do Rio dos Cachorros

Eles protestam contra a falta de segurança e iluminação pública na comunidade.

SÃO LUÍS - Moradores interditam na manhã desta quarta-feira (26), as duas pistas da BR-135, nas proximidades do Rio dos Cachorros, zona rural da capital maranhense. Os manifestantes tocaram fogos e colocaram pedaços de madeiras para fechar esse trecho da rodovia. O trânsito está congestionado nas duas pistas.

Eles protestam contra a falta de segurança e iluminação pública na área. Exigem do DNIT a construção de um quebra-mola tendo em vista os inúmeros acidentes na área.

Uma moradora identificada apenas como Iranilde disse que o comerciante Dogival foi assaltado por quatro homens. Ele foi baleado e encontra-se internado em um hospital da cidade. Ela afirmou, ainda, que teve a irmã assaltada na porta de casa.

- É preocupante a situação em nossa comunidade. Sentimos a falta da polícia. Não temos iluminação nas ruas o que facilita os assaltos constantes. Por isso, resolvemos protestar fechando a BR-135. Só deixaremos o local com a presença do Poder Público - frisou.

Túnel de 20 metros é descoberto próximo a Penitenciária de Pedrinhas

Três homens foram autuados em flagrante; túnel inicia-se em uma residência na Vila Cabral.

SÃO LUÍS - Agentes penitenciários descobriram, na noite desta terça-feira (25), um túnel de, aproximadamente, 20 metros, que pretendia alcançar o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Segundo informações da Rádio Mirante AM, três homens, contratados para escavar o túnel, foram autuados em flagrante. O túnel inicia em uma residência na Vila Cabral, próxima ao presídio.

Segundo informações de um agente penitenciário (que preferiu não se identificar), houve uma desconfiança do movimento na residência, com a entrada e saída de pessoas da casa. Foi constatado, no momento da operação, vários sacos de terra, oriundos da escavação.


Areia encontrada na residência em Vila Cabral


Vinte homens, entre policiais e agentes penitenciários, participaram da operação. Os três presos foram identificados como: Válber Pereira Silva, de 22 anos; Vagner da Silva, de 31 anos; João Ricardo Lima, de 20 anos.


Três homens foram presos trabalhando na escavação do túnel


Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap), as investigações sobre os envolvidos e sobre os supostos mandantes da escavação serão iniciadas na manhã desta quarta-feira (26).

O mesmo agente penitenciário afirma que se trabalha com a hipótese de que quadrilhas que praticam arrombamentos de bancos e caixas eletrônicos estejam envolvidas neste caso.

O "pau está quebrando" nas eleições no interior do Maranhão

O ambiente está tenso e promete ficar pior à proporção que o eleitor vai saindo do muro e se definindo pelos candidatos a prefeito e a vereador.

 
O pau está literalmente quebrando na campanha eleitoral no interior maranhense. O confronto entre candidatos está saindo do bate-boca e das baixarias para pancadarias e, vez por outro, tiroteios e assassinatos.

O ambiente está tenso e promete ficar pior à proporção que o eleitor vai saindo do muro e se definindo pelos candidatos a prefeito e a vereador. Em São Luís, felizmente, o quebra-pau eleitoral ainda não saiu do programa eleitoral.

Também muda o ânimo do eleitor, que passa a ser torcedor politico e como tal se torna um militante voluntário ou engajado diretamente nas campanhas. De qualquer jeito, o ambiente violento das disputas municipais em vários pontos do Maranhão chama a atenção da Polícia e das autoridades do Tribunal Regional Eleitoral. Fora os confrontos diretos, os simpatizantes e candidatos usam o poder das redes sociais e blogs como instrumentos de batalha pelo voto.

Os pedidos de forças federais para a segurança das eleições estão se acumulando no TRE e poucos serão os atendidos, pois as polícias Militar, Civil e Federal já estão com planos de ação prontos, a partir de agora.

Desde ontem, por exemplo, o candidato só poderá ser preso em flagrante delito. Hoje é o ultimo dia para a reclamação contra o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores no primeiro e eventual segundo turnos de votação.

Isis Valverde termina namoro de um ano e meio

A mineirinha Isis Valverde está livre leve e solta. Ela acaba de terminar o relacionamento de um ano e meio que mantinha com o produtor de televisão Tom Rezende. O comunicado da separação veio através da assessoria da atriz, que interpreta a periguete Suelen em Avenida Brasil, da Globo.

De acordo com a nota, o produtor teria deixado o apartamento que ambos dividiam e viajou para Barretos, no interior de São Paulo. Segundo a assessoria, o término foi motivado por um desgaste natural da relação do casal. A atriz já havia sido vista sem o namorado em um passeio com amigas na última segunda-feira, 24.

Homem que matou mais de 20 pessoas é morto na Penitenciária de Pedrinhas

   
     

"Amaral" é suspeito de matar mais de 20 pessoas. Ele foi encontrado morto em Pedrinhas
O preso Valberto Henrique Vieira Nunes, o "Amaral", foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (25), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. "Amaral" é suspeito de ter assassinado mais de 20 pessoas na Cidade Operária e bairros vizinhos.

O suspeito havia sido preso na última quarta-feira (19) em uma casa na Unidade 205 da Cidade Operária, junto com mais dois comparsas, também apontados como bandidos de alta periculosidade que vinham aterrorizando o eixo Cidade Operária/Janaina, onde teriam praticado vários homicídios.

Além de Amaral, também foi encontrado morto na penitenciária, Rayoni Lino Penha Diniz, vulgo "Boby", que também havia sido preso com Valberto na semana passada.

A polícia investiga os detalhes e a motivação das mortes.

Dupla suspeita de matar mais de 40 pessoas é presa na Vila Cafeteira

Jasiel Jorge Nazareno Moreno, conhecido como "Louro Cobra", confessou ter matado cerca de 40 pessoas. Ismael de Jesus Abreu Campos, conhecido como "Bateco" disse que já matou 10.  
A polícia prendeu na manhã desta terça-feira (25) duas pessoas suspeitas de cometer mais de 40 homicídios em São Luís.

Jasiel Jorge Nazareno Moreno, 31, conhecido como "Louro Cobra", Ismael de Jesus Abreu Campos, 34, conhecido como "Bateco", foram presos pelo Serviço de Inteligência da Polícia Militar do 6º Batalhão, no bairro da Vila Cafeteira. Além dos dois, um adolescente de 16 anos foi apreendido junto com a dupla.

As informações repassadas pelo tenente Mendes, que comandou as prisões, são de que, só "Louro Cobra", já teria assassinado cerca de 40 pessoas e que a principal motivação seria a guerra pelo tráfico de drogas que assola a região.

"O elemento nem lembra ao certo quantos já matou, até agora, no depoimento, já recordou de 40 mortes que ele tem nas 'costas'", revelou o Tenente.

O outro preso apelidado de "Bateco", confessou 10 homicídios, sendo seis na área Itaqui-Bacanga de onde veio foragido para a região da Cidade Olímpica, bairro que teria cometido os outros quatro homicídios.

O tenente Mendes informou ainda que os dois presos, que são são moradores da Vila Cafeteira, afirma, nunca ter matado 'pai de família' e que a guerra é pelo tráfico.

"Eles afirmaram, que só mataram: ladrão, traficante e usuários de drogas," declara o tenente Mendes.

O adolescente que foi apreendido junto com os dois suspeitos de homicídio não confessou nenhum homicídio, mas afirma ser praticante de assaltos na região do São Raimundo. Ele será encaminhado para a Delegacia do Adolescente Infrator - DAI.

O delegado Walter Wanderley, que responde pelo Distrito Policial da Cidade Olímpica (18º DP), deve concluir até o fim do dia, todo o inquérito relativo a prisão e encaminhar "Louro Cobra" e "Bateco" para o Centro de Triagem de Pedrinhas.

Arari sedia Festival da Melancia

O município de Arari dará início, nesta quarta-feira (26), ao seu 35º Festival da Melancia. A programação começa às 8h, com a abertura do II Encontro Tecnológico da Melancia. Durante o dia, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), ministrarão palestras sobre o uso adequado de Agrotóxicos no Controle de Pragas e Doenças da Melancia e outras culturas, para estudantes e produtores da região.
Assim como a maioria dos municípios maranhenses, Arari também sofreu com a estiagem. Os produtores esperavam colher 2 milhões de frutos,mas colheram apenas 600 mil frutos, que já foram comercializados no mês de agosto.
De acordo com o site da Defesa Civil Nacional - ligado ao site do Ministério da Integração -, 66 municípios maranhenses já receberam portaria de reconhecimento de estado de emergência, e 83 municípios estão em processo de reconhecimento.
Além da estiagem, outro problema enfrentado pelos produtores de Arari, segundo informou o secretário municipal de Agricultura, José Luis Fernandes Ribeiro, foi a forte incidência da doença denominada de antracnose que, por conta do clima seco, disseminou muito rápido nos plantios. "Essa doença surgiu com a estiagem e os produtores estavam acostumados a enfrentar outro problema, que é o pulgão, praga comum na região", explicou José Luís.
José Luís explicou que o Festival da Melancia deste ano será voltado para a discussão dos problemas enfrentados, com foco na prevenção das pragas e doenças. "A Sagrima vai doar, até o final do ano, atomizadores costais, que são motorizados, que irão facilitar muito a pulverização dos defensivos nas lavouras com a prevenção e tratamento das culturas", afirmou ele. "Queremos, junto com os parceiros, criar uma base estrutural com a capacitação dos produtores, no sentido de ter o controle adequado de pragas e doenças", finalizou.
Os atomizadores costais que serão distribuídos pela Sagrima são equipamentos portáteis de múltipla aplicação. São utilizados no tratamento fitossanitário, proporcionando maior penetração, com um jato que atinge até 12 metros. O equipamento equivale ao rendimento de três pulverizadores manuais.
José Luís afirmou que, apesar da perda na produção, o Festival da Melancia não poderia deixar de ser realizado, pois houve um esforço grande dos produtores e que o festival pode ser um reconhecimento disso e um estímulo para continuar seu interesse pela safra do próximo ano, inclusive de forma mais tecnificada e segura.
Na safra deste ano, a Sagrima aumentou em 80% a doação de sementes de melancia, distribuindo 120 quilos do insumo a 350 famílias de agricultores de Arari. "Além das sementes de melancia, frutas e hortaliças, também disponibilizamos 12 toneladas de sementes de arroz, 5 de milho e 4 de feijão", informou o secretário da Sagrima, Cláudio Azevedo.
O Festival da Melancia acontece no período de 26 a 30 de setembro e a programação inclui, além do II Encontro Tecnológico da Melancia, a II Exposição Feira de equipamentos, produtos e ações para o cultivo da melancia e outras hortaliças, apresentações folclóricas;concurso da Rainha da Melancia;apresentações de grupos culturais locais e shows com bandas da terra, além das apresentações do Muleke Doido, Zanzibar e Esfregue Dance.