BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Clima de eleição foi tenso nas cidades da Baixada Maranhense

a Baixada Maranhense, o domingo (7) foi marcado pelo clima tenso e disputa acirrada entre os candidatos a prefeito. Em algumas cidades, a segurança teve que ser reforçada por homens da força nacional.
Nos quatro cantos da baixada o movimento foi intenso durante o dia todo. Milhares de eleitores foram às urnas depositar um voto de confiança em seus candidatos. Também nos quatro cantos da baixada, a eleição foi marcada por disputas acirradas e clima tenso. A polícia federal reforçou a segurança na maioria das cidades da região. Em Peri-Mirim, um homem foi detido e conduzido à delegacia por estar embriagado na seção eleitoral e desacatar a Justiça Eleitoral. Em São Bento, a suspeita de tentativa de fraude deixou a polícia em alerta e um homem foi preso com documentos falsos.
Soldados do exército também reforçaram a segurança na cidade de São Vicente Férrer, onde os eleitores e cabos eleitorais tomaram conta das ruas e fizeram boca de urna intensa. No município, pela primeira vez, os 13.700 eleitores votaram pelo sistema de biometria.
Em Pinheiro, segundo a polícia, duas pessoas que faziam boca de urna foram detidas por suspeitas de compra de voto. Mesmo com todas as tentativas de atrapalhar o processo democrático, mais uma vez os eleitores contribuíram para o sucesso das eleições.

Castelo e Holanda Jr traçam estratégias para o 2° turno

Candidatos suspenderam atividades de rua para definir metas e estratégias para a campanha nos próximos 20 dias.
 
Os candidatos a prefeito que passaram para o 2° turno da disputa em São Luís, João Castelo (PSDB), da coligação “Pra Fazer Muito Mais”, e Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que encabeça a coligação “Muda São Luís”, interromperam as atividades de campanha, ontem, para avaliar o resultado do 1° turno e projetar as próximas três semanas da corrida eleitoral na capital.
Os dois chegaram a fazer carreatas na noite de domingo, dia 7, logo após a proclamação do resultado oficial pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas levaram às ruas nenhuma mobilização no primeiro dia pós-votação - apesar de a propaganda política já estar liberada desde as 17h de segunda.

Partidos da base do governo elegem 80% dos prefeitos no MA

 O PMDB foi o campeão de votos, o partido obteve 47 candidatos eleitos.
 
Cento e setenta e três prefeitos de partidos da base do governo Roseana Sarney (PMDB) foram eleitos nas eleições do último domingo. São 80,09% das prefeituras maranhenses. Em 15 dos 20 maiores colégios eleitorais do Maranhão, os prefeitos eleitos são do grupo político da governadora. O secretário de estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, afirmou que o cenário consolida a força política de Roseana e dá sustentação ao programa de políticas públicas que contribuirão para o desenvolvimento do estado nos próximos anos.
O partido político que mais elegeu prefeitos no Maranhão foi o PMDB, ao qual pertence a própria Roseana Sarney, com 47 gestores ao todo. Do PRB saíram 23. Outros 20 prefeitos foram eleitos pelo PV e 11 representam o DEM.

TSE divulga votos de candidatos com registro indeferido

A corte eleitoral volta a julgar os apelos dos fichas-sujas na sessão desta terça-feira (9).
 
SÃO LUÍS – Na noite desta segunda-feira (8), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o relatório nacional de votação de candidatos que tiveram seu registro de candidatura indeferido.

Em todo o país, são 6.916 postulantes a cargos municipais que estão recorrendo para constarem nas votações. Quem teve sua candidatura indeferida aparece com votação zerada na apuração, mas caso haja revalidação da candidatura, os votos são validados e, em caso de eleição, passa a assumir o cargo.

No Maranhão, são 63 municípios com votos indeferidos, entre candidatos a prefeito e vereador.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda analisará os recursos de 2.243 candidatos a prefeito e a vereador que foram barrados pela Lei da Ficha Limpa. A corte eleitoral volta a julgar os apelos dos fichas-sujas na sessão desta terça-feira (9).

Corpo de homem é encontrado dentro de poço no Porto de Mocajituba

De acordo com moradores da região, a vítima foi assassinada em outro local e arrastada para o poço, em Itapera da Maioba.
 
SÃO LUÍS - O corpo de um homem foi encontrado na manhã desta terça-feira (9), dentro de um poço em Itapera da Maioba, próximo ao Porto de Mocajituba. De acordo com moradores da região, a vítima, que não teve a identidade revelada, foi assassinada em outro lugar e arrastada para o poço. A polícia ainda não chegou ao local do crime.

Presas três pessoas suspeitas de vandalismo em Senador Alexandre Costa

Inconformados com o resultado das eleições, um grupo de pessoas ateou fogo em prédios públicos.
 
 
SÃO LUÍS - Três pessoas suspeitas no ato de vandalismo, no município de Senador Alexandre Costa, no leste do Estado do Maranhão, estão presas.

Um grupo de aproximadamente de vinte pessoas, inconformadas com o resultado das eleições, ateou fogo no prédio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do município de Senador Alexandre Costa, no leste do Estado, por volta das 10h da manhã desta segunda-feira (8).

A secretaria de Segurança mandou reforço policial da cidade de Presidente Dutra para garantir a ordem no município.

De acordo com o secretário de segurança, Aluísio Mendes, o incêndio atingiu móveis e alguns documentos, mas foi controlado.

Por causa do clima de tensão no município, o comércio não funcionou durante todo o dia de ontem.

O prefeito eleito em Senador Alexandre Costa foi o candidato Carneirinho, do PMDB, com 2.669 votos (50,24%). O candidato Dr. Orlando do PPS teve 2.644 votos (49,76%), uma diferença de apenas 25 votos para o eleito.