BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE MATÕES DO NORTE-MA


ESTAR CHEGANDO A HORA, ESTAR CHEGANDO O GRANDE DIA DO 18° ANIVERSÁRIO DE MATÕES DO NORTE

COM AS SEGUINTES PROGRAMAÇÕES

                                      SEXTA FEIRA DIA: 09/ NOVEMBRO

ÀS 08:00 HS. – INAUGURAÇÃO DO CALÇAMENTO DO POVOADO. SOZINHO
ÀS 09:00 HS. – INAUGURAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO D’AGUA  DOS POVOADOS. SAMANGULA, BOA ESPERANÇA E CAMURIM.
ÀS 10:00 HS. – INAUGURAÇÃO DA CRECHE DO POVOADO. PEDRAS
ÀS 16:00 HS. - CAVALGADA
ÀS 20:00 HS. - CULTO ECUMÊNICO E SHOW GOSPEL COM O CANTOR FABIANO BARCELOS

                             SÁBADO  DIA: 10 / NOVEMBRO

ÀS 05:00 HS. – ALVORADA MUSICAL COM QUEIMA DE FOGOS
ÀS 07:00 HS. – HASTEAMENTO DAS BANDEIRAS
ÀS 08:00 HS. - CAFÉ COMUNITÁRIO –
ÀS 10:00 HS. – INAUGURAÇÃO DA CRECHE DO POVOADO PALMEIRAL II
ÀS 16:00 HS. - FINAL DO TORNEIO DE  FUTEBOL
ÀS 19:00 HS. - SHOW COM OS ARTISTAS DA TERRA
ÀS 21:00 HS. - SHOW COM MAURO NUNES , O AVIÃO DO ARROCHA-
E PRA FECHAR COM CHAVE DE OURO O 18º  ANIVERSÁRIO DE MATÕES DO NORTE  TEM A SUPER BANDA , FURACÃO DO FORRÓ...
VENHA VOCÊ CONVIDE OS AMIGOS E TRAGA A SUA  FAMILIA E PARTICIPE DESTA GRANDE FESTA.. REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÕES DO NORTE,UM NOVO TEMPO PARA TODOS.
                                                IMPERDIVEL!!!

Ex-deputado Antonio Joaquim morreu nesta quinta



Foto: Divulgação
SÃO LUÍS - O ex-prefeito e deputado federal, por Codó, Antonio Joaquim Araújo Filho, morreu nesta quinta-feira (1º), por volta das 6h da manhã, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado desde o mês de junho.
Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral no dia 28 de junho de 2012, em sua residência na cidade de Codó. Foi transferido, imediatamente, para São Luís e depois para São Paulo. Desde então, segundo familiares, não esboçou qualquer sinal de recuperação. O ex-prefeito ficou todo este tempo, praticamente, mantido por aparelhos.
O corpo deve chegar de São Paulo nesta sexta-feira (2), pela manhã quando será velado em local ainda não definido pela família e depois sepultado.
Antonio Joaquim era médico e tinha 72 anos de idade. Ele foi prefeito de Codó na década de 80, secretário de saúde do Estado e deputado federal pelo Maranhão três vezes, entre 1995 e 2007. Presidia o diretório municipal do PPS, mas está sem mandato eletivo.

Áreas de Shopping são interditadas mais uma vez



Áreas de Shopping são interditadas mais uma vez


Foto: Flora Dolores/ O Estado
SÃO LUÍS - O Shopping da Ilha, localizado na Av. Daniel de La Touche, no Maranhão Novo, na capital, foi interditado parcialmente, mais uma vez, nesta quarta-feira (31). A medida foi tomada, pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros, após inspeção coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, nas dependências do centro comercial. Também acompanharam a inspeção, técnicos da Vigilância Sanitária Municipal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
O estacionamento interno do shopping foi interditado. A proibição do acesso foi efetuada pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros devido a existência no local de instalações elétricas improvisadas. Uma saída de emergência igualmente foi fechada.
Problemas
Além dos problemas referentes à instalação elétrica, foi constatado que a maioria dos corredores técnicos do shopping não possuem revestimento no piso, nas paredes e no teto. Também foi verificado que os detectores de incêndio das lojas não estão conectados à rede elétrica, portanto, não acionam a central de alarme.
Também durante a vistoria, foi flagrado o transporte de alimentos dos restaurantes e lanchonetes sendo feito nos mesmos corredores e elevadores utilizados para a retirada de lixo. Igualmente foi verificado que a área de desembarque dos alimentos está próxima a uma obra, expondo os produtos à sujeira e à poeira, e que uma das saídas de emergência, que dá aceso ao estacionamento interno, estava fechada.
Ainda foi constatado que o corredor usado por trabalhadores para o acesso a uma grande loja de departamentos está em obras, tomado pela poeira e por material inflamável, a exemplo de papelão e plástico.
Pedidos
No documento, o Ministério Público do Maranhão pediu a correção de todas as irregularidades encontradas, de acordo com a análise de todos os órgãos de inspeção, o que inclui a realização do revestimento completo (teto, piso e parede) dos corredores técnicos, o isolamento e revestimento da área de desembarque de alimentos, a adequação da fiação elétrica do estacionamento etc.
Antecedentes
No dia 19 de setembro uma outra vistoria já tinha sido feita pelo MPMA no estabelecimento. Na ocasião, a área do parque infantil foi interditada. Algumas das irregularidades verificadas naquela primeira inspeção foram corrigidas. No entanto, novos problemas foram encontrados desta vez.
Frequentam diariamente o Shopping da Ilha aproximadamente 30 mil pessoas, segundo dados da diretoria. O estabelecimento foi inaugurado em novembro do ano passado.
Um Termo de Acordo foi assinado com a diretoria do estabelecimento pelos órgãos fiscalizadores pedindo adequações na estrutura do centro comercial. Ficou estabelecido o dia 19 de novembro como prazo máximo para a realização dos reparos. Em caso de descumprimento de qualquer termo do documento, está prevista uma multa diária de R$ 10 mil. O certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros também poderá ser cassado, o que decretaria a interdição completa do prédio. Uma nova vistoria será feita no próximo dia 19 para verificar as adequações.
"Este shopping está inacabado. Por isso, possui a higiene, a segurança e a qualidade comprometidas", afirmou a promotora de Justiça Lítia Teresa Costa Cavalcanti, titular da 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor.
Em nota encaminhada ao portal Imirante.com, a direção do Shopping da Ilha informou que vai acatar as orientações do Ministério Público e órgãos parceiros, e atender as solicitações de melhorias dentro do prazo determinado.
Veja abaixo a íntegra da nota
“A Direção do Shopping da Ilha informou que vai acatar as orientações do Ministério Público e órgãos parceiros, e atender as solicitações de melhorias dentro do prazo determinado, garantindo a continuidade de funcionamento do shopping para lojistas e clientes.”

Mais um assalto – Onda de violência em Araioses deixa a população em pânico





Comercial Coutinho em João Peres/ Araioses MA



Ontem (30) por volta das 11 horas da manhã tinha, como sempre, um bom número de clientes no Comercial Coutinho em João Peres. Idenil Coutinho, o proprietário do estabelecimento comercial, atendia a todos com habitual atenção quando dois elementos adentraram no recinto. Ambos tinham descido de uma moto FAN preta e sem tirar os capacetes iniciaram o segundo assalto dentro de um prazo de trinta dias no mesmo local.
Enquanto um deles apontava a arma para os clientes que faziam suas compras dizia a eles que o primeiro que botasse o pé na calçada ali mesmo ficava.  O segundo pegou Idenil pelo braço dizendo que era um assalto e que ele entregasse logo o dinheiro, pois ele sabia que tinha e não era pouco. “Ta me tirando de besta” disse o bandido alegando que na vez anterior ele não tinha levado todo o dinheiro que tinha.
Para Idenil foram momentos difíceis. Ainda hoje era possível ver seu estado de desespero e impotência diante de uma situação que ele não sabe como evitar. O bandido o arrastou para dentro do cômodo, onde estava o cofre, chutando portas e quebrando tudo. Como Idenil dizia que não havia dinheiro ele deu um tiro nos pés dele e o ameaçou de morte.
Nesse momento Dona Francisca, empregada doméstica da casa chegou a passar mal diante da violência que ela nunca imaginou que um dia teria que enfrentar. Não houve jeito e Idenil entregou todo o dinheiro que tinha: cerca de 14 mil reais aos bandidos. Era dinheiro para pagar fornecedores, boletos bancários e outras despesas.
Nessa hora Idenil estava só com seus funcionários, uma vez que seus dois filhos estavam trabalhando em outras localidades. Ele disse ao blog que o bandido que lhe assaltou ontem era o mesmo que lhe assaltou dia 28 de setembro, quando lhe foi levado cerca de 3500 reais. Quem não era a mesma pessoa  era o parceiro dele e a moto, pois naquela data foi usada uma TITAN azul.
O parceiro do primeiro assalto é um cara magro, queixudo e moreno escuro. O de ontem é baixo, moreno escuro e entroncado. O assaltante que esteve nas duas vezes, o que pegou o dinheiro de Idenil é de média altura, forte, moreno claro e tem olhos grandes. Um dos policiais que esteve no local, minutos depois, disse que ele pode ser um elemento conhecido como Carlinhos dos Oião.
Depois do assalto os bandidos ainda atiraram nos pneus da Hilux de Idenil e tomaram a direção de Água Fria. Os policiais PM: Capitão Josenir, Sargento Barros e o Cabo R. Costa ainda fizeram umas buscas na região, mas não conseguiram nenhuma pistas dos bandidos.
Falta de segurança preocupa a população
A situação de insegurança que reina em Araioses está deixando a população em estado de pânico. Os assaltos estão ocorrendo quase todos os dias. Ainda hoje uma senhora que mora em João Peres foi assaltada em pleno meio dia, na Av. Paulo Ramos, principal artéria de trânsito da cidade, em frete a uma funerária a menos de 100 metros do Banco do Brasil, de onde ela tinha acabado de sacar um dinheiro.
O Posto Bacanga que fica em Placa de Araioses, distante 25 km da cidade já foi assaltado mais de 10 vezes nos últimos anos. A Casa Lotérica da cidade também foi assaltada recentemente e não foi a primeira vez. Poucos dias atrás foi assaltada a Farmácia Nossa senhora da Conceição, no bairro Conceição, principal centro comercial da cidade.
O medo das pessoas com essa onda de violência tem razão de ser. Ela sabe que está abandonada pelas autoridades estaduais que tem a obrigação de colocar um policiamento capaz de enfrentar os bandidos. Em Araioses é uma vergonha esse setor. A cidade tem apenas dois policiais para por no plantão de um dia. A situação atual exige pelo menos vinte e pelo menos três viaturas. Só existe uma atualmente.
Idenil Coutinho disse que vai fechar as portas de seu comercio por um tempo. Segundo ele do jeito que ta não dar nem para pagar as contas. 

Idoso suspeito de atacar dona de casa em Mata Roma presta depoimento e diz que é inocente



O lavrador Sebastião Alves de Andrade, 64 anos compareceu a delegacia especial da mulher de Chapadinha, para prestar depoimento  sobre a suposta tentativa de ataque sexual contra a dona de casa de iniciais R.S.C, 21 anos, fato  ocorrido no dia  (17/10) no povoado Vila Santa Luzia, zona rural de Mata Roma.
Acompanhado da filha, Sebastião Alves chegou a delegacia  apoiado em uma muleta, devido ao  tiro de espingarda fabricação caseira, disparado por Djailton Silva Meireles, 26 anos  companheiro de R.S.C,  que atingiu o pé direito de Sebastião.
No dia em que foi preso,  Djailton  disse  que  Sebastião  forçou sua  mulher  a manter relações sexuais. “Eu soube que ele estava dando em cima dela. Eu descobri porque eu fui ficar com ela e desconfiei. Eu sou acostumado com mulher, ai na hora eu desconfiei. Ela começou a chorar com medo de eu fazer alguma coisa com ela, dizendo que estava com medo de me dizer,  até que ela me contou, que só ficou com Sebastião porque ele botou o facão nela. Eu fiquei zangado, peguei a espingarda e fui resolver com ele, eu só queria dá um susto nele, por isso atirei  no pé dele  através da brecha da porta onde ele havia corrido para se esconder”, contou Djailton.
Em entrevista ao Blog CN1, Sebastião negou  que tenha atacado a vítima. “Eu não fiz isso de jeito nenhum, não ataquei ela para fazer esse tipo de coisa, eu não sou louco, não sou doido, eu tenho juízo. Um velho da minha idade,  fazer uma coisa dessa,  quando novo não fiz, dirá um homem da minha idade com 64 anos”, disse o lavrador.
Ameaça
Sebastião Alves negou também que tenha ameaçado R.S.C com um facão. “Nunca ameacei e  nunca tive relação com ela, eu não conheço o corpo dela e nem ela conhece o meu corpo, lhe digo e lhe  garanto”, concluiu Sebastião.
R.S.C, também prestou depoimento na delegacia e disse ao Blog CN1 que Sebastião esteve  na casa dela procurando por Djailton. “Nesse momento, eu disse a ele que meu marido não se encontrava, estava trabalhando. De repente fui surpreendida por Sebastião  pegando no meu  braço e me apalpando e dizendo que se eu não ficasse com ele, me mataria. Eu consegui me soltar dele e corri.  Não mantive relação sexual com Sebastião, ainda estou de resguardo. Quando meu marido chegou em casa eu não contei nada pra ele, porque fiquei com medo dele reagir,  as vezes ele me batia, mas só que isso, eu deixei pra traz. Para minha surpresa, meu marido  me disse que eu tinha ficado com Sebastião – sem ter ficado, ai  Djailton mandou sair da casa, por fim ele não acreditou em mim”, disse R.S.C.
A dona de casa afirmou que o seu relacionamento com Djailton chegou ao fim, por ele não ter acreditado nela.

Inquérito




De acordo com a delegada Maryjane Monteiro, o inquérito  foi concluído e encaminhado a justiça. Djailton foi indiciado pelo crime de lesão corporal grave e a motivação do crime segundo a delegada foi ciume da mulher. "O fato sobre o suposto abuso sexual praticado pela vítima, o inquérito  ainda está em andamento", afirmou a delegada da mulher.

Serviço de Inteligência recupera motos roubada em Chapadinha


O Serviço de inteligência da Polícia Militar de Chapadinha, realizou uma ação na tarde de hoje, 31, para recuperar motos roubadas em Chapadinha, Anapurus e Vargem Grande.

A ação foi realizada na BR 222, nas proximidades do Riacho Doce, foram abordados três homens, que estava com uma moto Bróz, uma Titan e uma Xtz, (03 ) três motocicletas. ouve troca de tiros, e para parar o condutor da motocicleta Bróz, vermelha foi necessário furar os Pneus com tiros, logo após foram presos e levados para a Delegacia de Chapadinha. Todos foram ouvidos pelo Delegado, eles atuavam na região roubando moto em Chapadinha, Anapurus e Vargem Grande.

O proprietário da moto Bróz contou ao Blog do Foguinho, que a moto foi roubada hoje,31, as 11 hs da Manhã em Chapadinha, próximo a escola Paulo Ramos, ele se dirigiu a delegacia para registar um BO, mas não foi possível por motivo de sistema, ele foi indicado para voltar no horário da tarde.

Quando ele "Dono da Moto" chegou a tarde para registrar  o BO, a moto Bróz já estava na Delegacia, e para ele foi uma alívio encontrar sua moto em perfeito estado.

COVARDIA: PM prende homem por estupro de vulnerável em Itapecuru-Mirim


Segundo informações policiais, Erasmo Bispo Santos, conhecido como o Erasmo, de 50 anos, foi denunciado pela sua companheira.


SÃO LUÍS - Policiais militares lotados no município de Itapecuru-Mirim prenderam na noite dessa terça-feira (30), em flagrante delito, um homem suspeito de praticar estupro naquela cidade.
Segundo informações policiais, Erasmo Bispo Santos, conhecido como o Erasmo, de 50 anos, foi denunciado pela sua companheira, Maria Aparecida Ferreira dos Santos, 29 anos, na Delegacia Especial da Mulher (DEM), após ter violentado a sua enteada, uma menor de 13 anos.
Ainda segundo a polícia, a menor acompanhada de sua genitora relatou em depoimento para a delegada titular da Especializada Francisca Amarante, que Erasmo a teria arrastado para um matagal próximo a sua residência localizada no Bairro Torre. A menor informou ainda, que além do abuso sofrido, a mesma foi vitima de ameaças e de agressões físicas.
Erasmo Bispo Santos foi preso pela guarnição da PM no centro da cidade, sendo conduzido para o Distrito Policial daquela onde foi autuado no Artigo 217 do Código Penal pelo crime de estupro de vulnerável. Ele permanecerá custodiado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim.

Policiais de Vargem Grande apreendem dois menores conduzindo maconha na MA-220 em Chapadinha



Investigadores da polícia civil e a polícia militar da cidade Vargem Grande apreenderam nesta quarta-feira na MA-220 próximo ao povoado Malvas, zona rural de Chapadinha, dois adolescentes de 16 e 17 anos  que estavam em atitude suspeita numa  motocicleta.
“A apreensão dos dois menores  foi uma coincidência, nós estávamos passando e vimos os dois com atitudes suspeitas e ao aborda-los encontramos uma quantidade de maconha, inclusive prensada. A moto que eles utilizavam não tinha documento e conduzimos os adolescentes para delegacia de Chapadinha”, disse o investigador
Os policiais  de Vargem Grande estavam  investigando o roubo de  motocicletas naquela cidade. “Estamos trabalhando para elucidar esses assaltos que vem ocorrendo em Vargem Grande, nosso objetivo é esse, identificar os assaltantes e também os receptadores desses veículos”, concluiu o investigador José Hildo.
De acordo com o delegado George Marques, o crime tá caracterizado como tráfico de drogas pela quantidade de maconha apreendida.
O delegado elogiou  e chamou de “espírito policial”, a ação dos   dos policiais civis e militares de Vargem Grande. “Estavam focados em outra missão, e não deixaram de estarem atentos ao ambiente  e perceberam a atitude suspeita, abordaram e conseguiram êxito  apreendendo os dois indivíduos juntamente com a maconha”, declarou George Marques.

Homem interdita BR-222 em Chapadinha para fazer protesto



João Batista Pereira de Sousa, 30 anos foi detido por policiais da Força Tática nesta quarta-feira (31) depois de interditar um trecho da BR-222 em Chapadinha. De acordo com o Sargento Pedro,  com uma moto serra, João cortou uma árvore e interditou a rodovia provocando um pequeno congestionamento. “Recebemos um telefonema informando que alguém tinha derrubado uma árvore e estava interditando a rodovia. O engarrafamento atingiu os dois sentidos. Seu João Batista tinha derrubado uma árvore com um moto serra, segundo ele era um protesto”, disse o policial. 
João Bastita disse que trabalhou como operador de moto serra e queimador de carvão numa indústria de carvão em Açailândia. A empresa segundo ele, nunca pagou seus direitos trabalhistas. 
Ele disse ainda que interditou a rodovia para chamar a atenção sobre o seu problema. Após prestar depoimento, João Batista foi liberado.