BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Polícias Civil e Militar prendem quadrilha de assaltantes e traficante na Regional de Barra do Corda

Durante o último fim de semana, as Polícias Civil e Militar prenderam um grupo envolvido em assaltos e tráfico de drogas nas cidades de Barra do Corda e Grajaú. Ao todo seis pessoas foram detidas, drogas foram apreendidas e duas motocicletas recuperadas durante as ações policiais.
 
Keni do Nascimento Timbira, Aldemar Rodrigues de Sousa, Mauricio Ribeiro de Oliveira, Carlos Bruno de Sousa Sardinha e Edmar Lopes Silva Filho foram presos em Grajaú. Em Barra do Corda, a polícia tirou de circulação Marcos Aurélio da Silva.
 
Com Marcos Aurélio, a Força Tática da PM apreendeu 70gramas de cocaína, uma pedra de crack com 7gramas e 25gramas de maconha. Além disso, foram apreendidos documentos de identidade e uma balança de precisão. A prisão aconteceu em uma casa no Bairro Altamira.
 
De acordo com o Delegado Regional de Barra do Corda, Alexsandro de Oliveira Passos, Marcos Aurélio foi autuado por tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça. A polícia acredita que Marcos Aurélio faz parte de uma quadrilha de assaltantes e traficantes oriundos de Brasília e que atuam em diversos crimes no interior do Maranhão.
 
Os demais componentes do grupo foram presos em Grajaú, na noite de sábado (17). Segundo a Polícia Civil, a quadrilha tomou duas motos de assalto e, logo em seguida, praticou dois assaltos a postos de combustível na região. Nos crimes, eles utilizavam um Chevrolet Astra, cor preta, placas JGN-6478 e dois revolveres calibre 38. A prisão ocorreu no Povoado Santa Maria, próximo a um reserva indígena.
 
Keni Timbira, Aldemar de Sousa, Mauricio de Oliveira, Carlos Sardinha e Edmar Filho foram encaminhados para a delegacia, e autuados por formação de quadrilha e assalto à mão armada. Tanto o veículo como as armas usadas nos crimes foram apreendidas e as motocicletas roubadas foram recuperadas. O grupo deve permanecer à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.

Homicidas e estuprador são presos em Bacabal

Um trabalho das Polícias Civil e Militar resultou nas prisões de dois homicidas e um estuprador na cidade de Bacabal, no fim de semana.
 
No Bairro Setúbal, na noite de sábado (17), por volta das 21h40, Francisco dos Santos Filho, 40 anos, foi vítima de homicídio. O autor do crime, Joseir da Conceição, 35 anos, desferiu uma facada no pescoço da vítima, mas foi detido e linchado por populares e parentes da vítima.
 
De acordo com a delegada Noêmia Maciel, o crime ocorreu por conta de um desentendimento em um bar. Francisco Filho e Joseir da Conceição estavam no estabelecimento quando iniciaram uma discussão, que culminou com uma luta corporal. No meio da briga, Francisco Filho atingiu Joseir da Conceição com uma paulada. Por sua vez, Joseir da Conceição puxou uma faca e atingiu o pescoço de Francisco Filho que morreu no local.
 
Após o crime, Joseir da Conceição tentou fugir, mas foi cercado por familiares e pela população. Cerca de 250 pessoas armadas com pedaços de madeira e pedra começaram um linchamento contra o autor do homicídio. No meio da confusão, uma pessoa ajudou Joseir a se refugiar em uma residência.
 
A polícia militar foi acionada e tentou acalmar os ânimos. Os militares fizeram a condução de Joseir até o Hospital Laura Vasconcelos, onde foi medicado e permaneceu em observação devido à gravidade dos ferimentos. Ele teve alta na manhã desta segunda-feira (19) e foi autuado pelo crime de homicídio.
 
No povoado Bom Princípio, a Polícia Civil prendeu Elias da Conceição, 32 anos, pela autoria de um homicídio contra sua própria companheira Joseane Ramos, 20 anos. O fato aconteceu na madrugada de domingo (18).
 
Conforme as investigações policiais, o crime aconteceu por conta de ciúmes e traição supostamente praticado pela vítima. Em virtude das desconfianças, Elias da Conceição desferiu 24 facadas contra Joseane Ramos. Depois do ocorrido, o autor foi amarrado em uma árvore e linchado pela população.
Com a chegada da polícia, Elias da Conceição foi direcionado para a delegacia e autuado por homicídio qualificado por motivo fútil.
 
Estupro
 
Na sexta-feira (16), a Polícia Militar efetuou a prisão de Tiago de Sousa Silva, 18 anos, pelo estupro de sua prima de 10 anos. O crime aconteceu no Sítio Mangal, localizado na Vila Frei Solano.
 
Segundo a polícia, Tiago Silva saiu com a prima e outras crianças para tomar banho num rio. No local, Tiago Silva conduziu a vítima para um local afastado das demais crianças e, então, iniciou o abuso.
 
Após as denúncias dos familiares da criança, ele foi preso pela PM apresentado na delegacia, e autuado por estupro de vulnerável.
 
Após os procedimentos legais, os três foram encaminhados para o Presídio Regional em Bacabal, onde responderão pelos crimes.

Homem é preso por estuprar criança de 6 anos

Foto: G1 MA
Um homem foi preso em flagrante no último sábado (17), em Timon, suspeito de estuprar uma menina de seis anos. A polícia desconfia de que outras crianças também tenham sido vítimas de abuso sexual por parte do indivíduo.
De acordo com os vizinhos, Cícero Posidônio Barbosa Silva, de 61 anos, estava tomando banho com a menina em um riacho quando foi pego por trabalhadores que passavam no local.
Os moradores contaram ainda que essa não é a primeira vez que ele foi pego com crianças. Segundo informações, Cícero dava dinheiro e balinhas para atrair as crianças.
A mãe da vítima contou que conhecia Cícero, mas nunca desconfiou do homem. A mulher disse que não esperava isso por parte do homem e que agora só quer justiça.

Cuidadora é flagrada agredindo idosa de 87 anos

Após denúncia de vizinhos, uma família descobriu os maus-tratos sofridos por uma senhora de 87 anos em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
O filho da vítima instalou câmeras na casa e descobriu que uma das cuidadoras agredia a senhora, que sofre de Alzheimer.
Vera Lúcia Cardoso Govêia, de 49 anos, foi presa neste domingo (18), em Nova Iguaçu. A mulher responderá por tortura e será levada ainda nesta segunda-feira para um presídio feminino de Bangu.
As gravações foram feitas durante três dias e nas imagens é possível ver a acusada batendo em Tamine Buteri.
Foram os vizinhos que alertaram o filho de Tamine, contando que a senhora  gritava muito nos plantões da acompanhante.
- Ela não podia ter feito isso com minha mãe, isso não justifica, mas agora quem vai resolver não somos nós, é a Justiça – disse o filho da vítima.
Foi o próprio filho que chamou Vera para ajudar a mãe, após os dois se conheceram na igreja que frequentam. Na delegacia, a mulher se disse arrependida das agressões.

Miss Bumbum: candidata do MA em ensaio quente

Gisele Soares, representante do Maranhão no Miss Bumbum Brasil 2012, fez um ensaio sensual no último fim de semana.
Segundo o site Extra, a morena apostou nas poses quentes e nas caras e bocas para ganhar votos no concurso.

Mais um corpo encontrado no antigo Bingo

Mais um morador de rua foi encontrado morto, no prédio onde funcionava o antigo bingo da Rua das Cajazeiras, no centro de São Luís.
Desta vez, o achado de cadáver foi registrado no início da noite de sexta-feira (16).
Segundo informações do Instituto Médico Legal (IML), o corpo deste estava mais da metade carbonizado.
Nem esse, que seria uma mulher, nem o andarilho que foi morto com uma pedrada na cabeça, no mesmo local, na manhã de terça-feira (relembre aqui), foram identificados

Mago Bacelar Jr. é preso embriagado e armado

Magno Bacelar Junior, 24 anos, filho do deputado estadual Magno Bacelar, foi preso no início da madrugada desta segunda-feira, em frente à Choppana, no Parque Shallon, na capital maranhense.
Ele teria ameaçado de morte três pessoas. As vítimas foram ao plantão do Cohatrac e confirmaram que o filho do deputado estava armado com uma pistola calibre 380.
As vitimas foram identificadas como sendo o comerciário Raimundo Neto e Leandro Marcelo, a terceira vítima  não teve o nome revelado, mas teria sido um flanelinha.
Magno Bacelar Junior, estava embriagado, e foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma, ameaça e disparo em via pública. Ele teria feito vários disparos no local.
Ele foi candidato a prefeito nas últimas eleições municipais deste ano no município de Aldeias Altas.

Homem morre na BR-135 após acidente de carro

Motorista perdeu o controle do carro e colidiu com um ônibus de turismo.

Carlos Augusto Santos Carvalho, de 40 anos, morreu vítima de um trágico acidente automobilístico, ocorrido no início da manhã de ontem, na BR-135, no município de Santa Rita. A vítima, de acordo com a Polícia Civil da cidade, dirigia um Gol preto, quando perdeu o controle do automóvel e colidiu de frente com um ônibus de turismo que se deslocava no sentido a São Luís.
“Os passageiros do ônibus de turismo relataram à Polícia Rodoviária Federal [PRF] que a vítima teria feito ziguezagues antes de invadir a pista contrária e bater de frente com o coletivo. Só a perícia poderá constatar, mas pelo relato das testemunhas foi como se o motorista tivesse perdido mesmo o controle da direção", adiantou o investigador de Polícia Civil Nilson Nascimento.

MA foi o Estado com a maior quantidade de focos de incêndio

Somente nas últimas 48 horas, foram 91 focos de incêndio registrados no Estado.

Foto: Manoel Costa

SÃO LUÍS – Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que o Maranhão foi o Estado que apresentou a maior quantidade de focos de incêndio em 2012, com 28.565 focos contabilizados. Somente nas últimas 48 horas, foram 91 focos de incêndio registrados no Estado. O Mato Grosso ficou em segundo lugar com 25.129 focos e o Pará em terceiro, com 21.074.
A meteorologista do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Andréa Helena dos Santos, explica que essa alta quantidade de focos acontece devido às poucas chuvas. “Esse fato se deve, em termos climáticos, às poucas chuvas que ocorreram no Estado ao longo do ano. Como consequência a vegetação esteve seca na maioria dos meses”, disse.
Segundo Andréa Helena dos Santos, as massas de ar seco e quente que atuam no Brasil, especialmente no segundo semestre de cada ano, colaboram na formação dos focos de incêndio. “Essas massas de ar favorecem a elevação da temperatura e a diminuição da umidade relativa do ar e, também, inibem a formação de nuvens de chuva”, destacou.
Para o ano de 2013, a perspectiva é que a quantidade de focos de incêndio diminua. “Espera-se que diminua no primeiro semestre do ano de 2013, em função da ocorrência do período chuvoso”, concluiu a meteorologista.
Em caso de incêndio
A recomendação do Cel. Figueiredo, comandante do Grupamento de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, é nunca tentar apagar o foco de incêndio sozinho. “Ao notar que há um foco de incêndio em uma área de vegetação, a pessoa deve ligar imediatamente para o Ciops, no 190, e eles enviarão uma equipe do Corpo de Bombeiros”, explicou. “Algumas pessoas tentam apagar o fogo e acabam se queimando ou mesmo aumentando o foco de incêndio. Por isso, o recomendado é chamar os bombeiros que têm os conhecimentos técnicos necessários para debelar o fogo. Analisamos o terreno, a direção do vento, tudo para conseguir acabar com o foco o mais rápido possível”, completou.

LOUCURA RELIGIOSA: Mulher esfaqueia marido afirmando que foi ordem de "Jesus e Maria"


Mulher que foi presa disse que foi 'Jesus e Maria'

Uma mulher esfaqueou o próprio marido no abdome, na Carolina do Sul (EUA), e foi presa em seguida. Ao justificar o ato, disse que recebeu ordens de "Jesus e Maria", de acordo com registro no boletim de ocorrência divulgado pelo site Smoking Gun.

Tammi Estep, de 36 anos, disse que "os dois" deram a missão para ela "salvar o mundo" e ordenaram que matasse o marido, pois ele é "descendente de Satã". A vítima foi operada e passa bem. O casal tem dois filhos.

Marido mata e corta com faca partes íntimas da mulher

O crime aconteceu nesse domingo (18), no povoado Bom Princípio, próximo à Bacabal.

SÃO LUÍS - Joseane Ramos, de 21 anos, foi assassinada com 24 facadas e teve as partes íntimas cortadas pelo marido, Elias da Conceição. O crime aconteceu nesse domingo (18), no povoado Bom Princípio, próximo a cidade de Bacabal, no Maranhão. A vítima apresentava alguns distúrbios mentais, segundo a delegada Noemia Maia.
Segundo informações da polícia, crime teria sido motivado por suposta traição. Ainda de acordo com a polícia, Elias da Conceição foi preso pela população e amarrado em um tronco de uma árvore. Depois, ele foi encaminhado para a delegacia da cidade para os devidos procedimentos legais.

Programação celebra o 'Dia da Consciência Negra' no Maranhão

Segundo dados do IBGE, o Maranhão é o terceiro Estado com maior percentual de negros no Brasil.
Foto: Arquivo/Divulgação.
SÃO LUÍS – Nesta terça-feira (20), comemora-se o "Dia Nacional da Consciência Negra". A data comemorativa foi escolhida, em 1995, por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, último dos líderes do Quilombo dos Palmares e considerado um símbolo de resistência à escravidão. Atualmente, o "Dia da Consciência Negra" é celebrado com palestras e eventos voltados à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Segundo dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em uma década, o percentual de pessoas que se declararam "pretas" passou de 6,2% para 7,6%; aumento maior entre as que se declararam "pardas", de 38,5% para 43,1%, no mesmo período. Os dados fazem parte do estudo Mapa da População Preta & Parda no Brasil. Em 2010, aproximadamente, 91 milhões de pessoas se classificaram como "brancas", 15 milhões como "pretas", 82 milhões como "pardas", duas milhões como "amarelas" e 817 mil como "indígenas". Segundo o IBGE, o Estado com maior percentual de negros no Brasil é o Pará, com 76,7% da população, seguido pelos Estados da Bahia (76,2%) e do Maranhão (76,2%).
De acordo com a coordenadora-geral do Centro de Cultura Negra (CCN) do Maranhão – entidade que trabalha pela valorização da cultura negra (saiba mais no final da reportagem) –, Lígia Santos, há muito, ainda, o que avançar. "É um momento de reflexão para discutirmos as políticas públicas sobre a inserção dos negros na sociedade e, também, é mais uma forma de dar visibilidade e afirmação das lutas desenvolvidas pela população negra, principalmente dos grandes heróis, pela conquista e garantias de direitos. Mais do que comemorar, no dia 20 de novembro a gente vem fazer as reflexões, entretanto, a gente tem muito, na verdade, o que avançar", afirmou em entrevista ao Imirante na manhã desta terça-feira.
Entre os principais problemas elencados pela coordenadora-geral do CCN estão a escassez de recursos destinados à promoção da igualdade racial e combate ao racismo, a morte de negros – sobretudo jovens – e a demora na titulação de terras a comunidades negras rurais. "A efetivação dos direitos da questão quilombola, no Estado do Maranhão, ainda, é muito lenta, caminha a passos de tartaruga. Nós temos uma regulamentação da Constituição Federal, no artigo nº 68, mas eles não conseguem efetivar esse artigo de fato, para que a população negra tenha acesso à sua terra. Hoje, no Estado do Maranhão, há diversos processos tramitando, mas não houve grande êxito na titulação de terras, porque a maioria dos órgãos que são responsáveis por essa parte alegam que não têm antropólogos o suficiente. Sem a titulação das terras, as políticas públicas não chegam", explica.
Cotas
Em outubro, o governo federal publicou, no Diário Oficial da União, o decreto que regulamenta aLei nº 10.558/2002, que regulamenta a reserva de metade das vagas nas universidades federais, em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e, também, regulamenta o sistema de bonificação para estudantes pretos, pardos e indígenas. Pela lei, 12,5% das vagas de cada curso e turno já deverão ser reservadas aos cotistas nos processos seletivos para ingressantes em 2013. No Maranhão, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) já conta, desde 2007, com sistema de cota social. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) já adequou seus editais às novas regras.
Lígia Santos explica que o movimento negro é a favor das cotas sociais nas universidades federais, mas defende que a ação deva ser acompanhada por investimentos na educação de base. "Só resolverá quando o Brasil começar a investir mais na educação. De fato, tem que se melhorar a educação de base. As cotas não são novidades. Nada mais são que ações afirmativas, que garantem o acesso de negros e negras à universidade. Nós temos algumas outras cotas existentes no Brasil. O Brasil sempre teve cotas, para mulher, para deficientes, etc. Mas quando falamos de cotas para negros, há uma grande polêmica, porque, ainda, está muito camuflado a existência do racismo no Brasil", diz.
A lei é válida pelo período de dez anos. Em 2023, uma comissão vai analisar o resultado da aplicação da lei.
Preservação da cultura
No Maranhão, algumas entidades se destacam na valorização e preservação da cultura negra. Uma delas é o CCN, fundado em 19 de setembro de 1979, que tem investido em diversas ações de caráter artístico-cultural para o resgate da cultura afro-brasileira. A entidade destaca-se pelas pesquisas e intercâmbios realizados com comunidades negras rurais quilombolas do Maranhão e de outros Estados. "O centro tem desenvolvido várias ações de caráter social, político e educacional para contribuir com a população negra do Estado", garante a coordenadora-geral da entidade. A sede do CCN fica na rua dos Guaranis, S/N, no bairro João Paulo, em São Luís. Outras informações sobre o trabalho da organização podem ser obtidas no endereço eletrônico www.ccnma.org.br.
Foto: Arquivo/Biné Morais/O Estado.
Outra instituição que trabalha sob a mesma perspectiva é o Cafua das Mercês, ou "Museu do Negro", ligado ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM). Localizado ao lado do Convento das Mercês, na Praia Grande, em São Luís, o local tem como objetivo preservar os acervos relativos à história e memória da escravidão e da cultura afro-brasileira. O Cafua das Mercês fica na rua Jacinto Maia, nº 54, e fica aberto à visitação, sem necessidade de agendamento prévio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pela página eletrônica do museu na internet.
Programação
A partir desta quarta-feira (21), o CCN realiza a 32ª edição da "Semana de Consciência Negra" no Maranhão, com o tema "Mulher negra: consciência é ação, refletindo e articulando as políticas públicas". A programação é gratuita, aberta são público e ocorre no auditório do ECI-Museum, localizado na rua 14 de Julho, Praia Grande. Além de discutir assuntos como a inserção no mercado de trabalho e a violência contra amulher negra, o evento, também, tem como meta a elaboração de um documento com sugestões de políticas públicas. Na sexta-feira (23), a "Semana de Consciência Negra" encerra-se com uma grande "quizomba" – como é conhecida, pelo movimento negro, a festa de origem angolana que celebra a raça – na praça Nauro Machado.
No sábado (24), será realizada, ainda, uma feijoada na sede social do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproessema), localizado na estrada de Ribamar, com o objetivo de arrecadas recursos para fortalecimento de ações do CCN. Outras informações sobre a programação podem ser obtidas pelos telefones (98) 3243-9707, (98) 3249-4938 e (98) 3271-8367.