BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Homem é executado com doze tiros no Parque São José

José de Ribamar Rosa de Sousa, de 38 anos, conhecido como “Zequinha” foi executado com 12 tiros de pistola ponto 45, no interior da residência de sua mãe, localizada na Rua São José, do Parque São José – área do Parque Vitória. O crime aconteceu por volta das 12h50, tendo a vítima sido assassinada na frente de sua filha e de sua mulher.
De acordo com os primeiros levantamentos policiais, os autores do homicídio estavam em duas motos, uma Titan e outra Fan. Apenas a terminação 5222 da placa de uma delas foi anotada por testemunhas.
Foi dito por populares que os acusados chegaram ao local, chamando a vítima pelo apelido. Primeiramente, “Zequinha” foi atingido com um tiro no braço. Mesmo ferido, correu e deu a volta na casa e, quando teria chegado ao portão da residência, foi surpreendido pelo segundo homem que efetuou vários disparos contra ele.
Foto: Alessandro Silva
“Zequinha” foi morto a tiros de pistola ponto 45, disparados por dupla de motoqueiros
A mulher da vítima, que presenciou o crime e cujo nome não foi informado, contou à polícia que os acusados já estavam fugindo, quando decidiram retornar e efetuar mais três disparos na nuca da vítima, para não ter dúvidas de que “Zequinha” estava morto. Nesse momento, a mulher estaria tentando tirar a filha do casal de perto do corpo do pai, quando os bandidos a surpreenderam e exigiram que ficasse parada, deflagrando os últimos tiros.
Segundo os policiais que estavam no local do crime, a vítima não tinha passagem pela polícia e, a princípio, não possuía envolvimento no mudo do crime. Populares informaram que “Zequinha” era uma pessoa conhecida no bairro e que não tinha problemas com ninguém.
Moradores também comentaram que ele estava morando no Maiobão e que, há alguns dias, teria se envolvido em uma confusão no local. De acordo com a polícia, a arma usada no crime, uma pistola calibre 45, é de uso exclusivo da Polícia Federal e da Aeronáutica. Peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) recolheram, no local, várias cápsulas do mesmo calibre.

Fim da linha:Assaltou loja e foi atropelado por ônibus

Custou caro a audácia de um homem em assaltar uma pequena loja de variedades localizada na rua Duque de Caxias, na Vila Lobão no meio da tarde desta terça-feira(11).
Ele e um comparsa fizeram o assalto, segudo testemunhas. Na fuga em uma motocicleta, o homem identificado por Júnior , o que empunhou o revólver, avançou uma via preferencial em alta velocidade em uma motocicleta CG Titan que foi colhida em cheio por um ônibus de prefixo 35 da empresa VBL linha centro/Vila Redenção. A morte foi instantânea.
Com ele foram recuperados alguns  celulares e capas de aparelhos.  O comparsa fugiu.

Selo Unicef Munícipio Aprovado é entregue a 38 cidades do Maranhão

O ato de entrega do reconhecimento internacional ocorreu nesta segunda-feira.
Foto: Divulgação/Secom
SÃO LUÍS - O vice-governador Washington Luiz Oliveira prestigiou a entrega do Selo Unicef Munícipio Aprovado Edição 2009-2012 pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) a 38 cidades maranhenses que obtiveram avanços nas áreas da infância e da adolescência. O ato de entrega do reconhecimento internacional ocorreu nesta segunda-feira (10), no Teatro da Cidade de São Luís, no Centro.
Washington Luiz Oliveira ressaltou o compromisso do Governo do Estado em continuar promovendo a regionalização dos programas realizados no Maranhão em parceria com o governo federal. “Fico feliz pelo reconhecimento público do Unicef, um estímulo para que outros municípios fortaleçam as políticas públicas destinadas às crianças e adolescentes. A expectativa é que na próxima edição sejam mais de 38 municípios certificados”, afirmou.
O evento teve a parceria do Comitê Gestor Estadual do Pacto Um Mundo para a Criança e o Adolescente no Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, articulado pela secretária de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro.
“O Selo Unicef é uma estratégia por excelência, que estimula, anima e sensibiliza as forças dos municípios a se juntarem para discutir as políticas para crianças e adolescentes e premiar aqueles que conseguiram alterar os indicadores de forma positiva”, contou.
Ainda segundo a secretária, todos os gestores municipais podem fazer a diferença. “A criança e o adolescente devem ser prioridade absoluta. Com iniciativas como as dos municípios certificados é possível construir uma nova realidade”, disse.
De acordo com a representante do Unicef no Maranhão, Eliana Almeida, o Estado foi o que teve o maior número de municípios aprovados no Nordeste. “A certificação representa um reconhecimento dos esforços que os municípios empreenderam nas áreas de educação, saúde, alimentação, entre outros, destinados à melhoria de vida das crianças e dos adolescentes”, destacou.
Para os prefeitos a certificação é resultado do trabalho desenvolvido em prol das políticas públicas destinadas a essa parcela importante da população. “Recebemos essa distinção com alegria e é a comprovação que a nossa administração se preocupa com a melhoria de vida dos adolescentes e das crianças”, afirmou o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.
“É com alegria que recebemos o Selo Unicef, resultado de uma mobilização no sentido de priorizar as ações e as políticas inclusivas para crianças e os adolescentes”, ressaltou o prefeito de Rosário, Marconi Bimba.
Em São Luís, foram entregues os troféus e certificados de reconhecimento aos 38 municípios contemplados. Além disso, foram entregues certificados de participação a 31 municípios que cumpriram as etapas fundamentais da metodologia.
Participaram da entrega do Selo Unicef Munícipio Aprovado, as secretárias de Estado de Cultura, Olga Simão, e de Direitos Humanos e Cidadania, Luiza Oliveira; prefeitos, articuladores municipais, presidentes de Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de lideranças adolescentes.
Ações no Maranhão
Nos municípios inscritos no Selo no Maranhão as ações destinadas às crianças e adolescentes foram responsáveis pela queda no índice de desnutrição infantil, que passou de 5,51% para 2,17% entre os inscritos na iniciativa e de 5,07% para 2,20% nos reconhecidos pelo Unicef, no período que compreende 2007 a 2010.
Outro indicador melhorado, de 2008 a 2011, foi o percentual de crianças que estão na escola alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social. Enquanto que nos municípios reconhecidos pelo selo esse número teve um aumento de mais de 200%, a média nos demais municípios do país foi de 115,09%.
A distorção idade-série, que mede a adequação entre a idade do aluno e a série na qual está matriculado, caiu para 26,34% entre os municípios inscritos no Selo Maranhão. Entre os que conquistaram o selo a queda foi maior, chegando a mais de 27%.
Outro ponto que merece destaque no Maranhão é a coleta de lixo. De 2007 a 2011, o percentual de domicílios com coleta de lixo passou de 26% para mais de 34% nos inscritos na iniciativa e nos certificados, o número passou de 32,7% para 40,21%. Nos municípios brasileiros que não participaram da iniciativa o aumento foi de apenas 7,45%.
Selo Unicef Município Aprovado
O selo é uma iniciativa do Unicef, com patrocínio da Petrobras e Rede Energia, e busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, foram reconhecidos 399 municípios do Semiárido (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e da Amazônia Legal Brasileira (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. O Maranhão está inserido em duas regiões.
Municípios reconhecidos
Açailândia
Alto Alegre do Maranhão
Arari
Axixá
Bacabal
Bacurituba
Bom Jardim
Buriti Bravo
Buritirana
Cachoeira Grande
Codó
Coelho Neto
Coroatá
Duque Bacelar
Godofredo Viana
Guimarães
Imperatriz
Lago da Pedra
Lagoa do Mato
Matinha
Matões do Norte
Mirador
Pastos Bons
Paulo Ramos
Pedreiras
Pinheiro
Porto Franco
Presidente Vargas
Rosário
Santa Luzia do Paruá
São Bento
São Domingos do Maranhão
São João dos Patos
São José de Ribamar
São Raimundo das Mangabeiras
Sítio Novo
Vargem Grande
Zé Doca

MA-203: protesto contra ação judicial de despejo

Ação de despejo deverá ser executada hoje; PMs negociaram desbloqueio.
Foto: Flora Dolores
Ocupantes da área Parque Araçagi II interditaram ontem as duas vias da MA-203 (Estrada do Araçagi) em protesto contra a uma ação de despejo que deverá ser executada hoje. Eles deverão sair do terreno que invadiram há aproximadamente nove meses. Por causa do protesto,um grande engarrafamento formou-se na estrada e a policia foi chamada para tentar desobstruir a via.
O protesto começou por volta das 7h30 e foi realizado por aproximadamente 200 pessoas entre adultos e crianças, que interditaram as duas vias da MA-203 com pedaços de madeira, pneus e pedras. Os manifestantes carregavam faixas e cartazes protestando contra a ação de despejo. Eles alegaram que se forem despejados do terreno ficarão sem teto por não ter condições financeiras de pagar aluguel.
Leia mais na edição on-line de O Estado.

Falta de atenção foi a causa de 50% dos acidentes na BR-135

Segundo dados da PRF, 185 acidentes registrados foram causados por falta de atenção dos
A falta de atenção no trânsito é a principal causa de acidentes registrados pela 18ª Superintendência de Polícia Rodoviária Federal do Maranhão no trecho entre os Km 0 e 24 da BR-135. De janeiro a agosto deste ano, 185 acidentes foram provocados por essa mesma causa, a exemplo do que ocorreu segunda-feira (10), quando um ônibus e uma carreta colidiram em frente à entrada do bairro Maracanã, deixando três pessoas feridas. Com uma larga vantagem sobre as outras causas de acidentes, a falta de atenção dos condutores provocou cerca de 50% dos acidentes que ocorreram em 2012, segundo dados do Núcleo de Registro de Acidentes e Medicina Rodoviária da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, foram registrados 384 acidentes no trecho da BR-135.
Leia mais na edição on-line de O Estado.

Motorista presta novo depoimento à polícia

Rafael dos Anjos Alves atropelou e matou três pessoas no último domingo (9).

Foto: Divulgação
SÃO LUÍS - Continua preso o motorista Rafael dos Anjos Alves, de 27 anos, responsável pelo acidente na manhã deste domingo (9), em frente ao Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), na avenida Vitorino Freire, Madre Deus, que resultou na morte de três pessoas. Outras duas ficaram, gravemente, feridas. Um adolescente de 17 anos chegou a ter somente ferimentos leves. Em novo depoimento dado nesta terça-feira (11), o motorista confirmou que havia bebido quatro copos de chopp.
No primeiro depoimento, Rafael dos Anjos Alves disse que não dormiu durante a noite e afirmou que cochilou enquanto dirigia. Nesta terça-feira, porém, o motorista preferiu não discorrer sobre o momento do acidente, afirmando que somente se posicionará, a partir de agora, na presença de um advogado. Rafael dos Anjos Alves foi autuado por homicídio doloso, quando há a intenção de matar.
O delegado responsável pelo caso, Newton Correa Filho, do 1º Distrito Policial (DP), afirmou que concluirá o inquérito, mas que somente a Justiça poderá determinar quanto tempo ele ficará preso ou não. “O juiz que vai determinar o que será feito com ele. Se irá mantê-lo preso ou se irá soltá-lo”, disse o delegado.

Governadora entrega rodovias que interligam três municípios

Acompanhada de secretários de governo, Roseana Sarney inaugurou as rodovias MA-256 e MA-352.
Foto: Geraldo Furtado
GOVERNADOR EUGÊNIO BARROS - A governadora Roseana Sarney inaugurou, na tarde desta terça-feira (11), as rodovias MA-256 e MA-352, que interligam os municípios de Governador Eugênio Barros, Gonçalves Dias e Governador Archer. Na primeira parada, em Governador Eugênio Barros, ela entregou trecho ligando a cidade a Gonçalves Dias. A obra de melhoramento e pavimentação, com investimento de R$ 21,3 milhões, vai garantir segurança e agilidade para motoristas que trafegam pela rodovia e promover o desenvolvimento da região, facilitando o escoamento da produção.
“Estamos ligando os municípios internamente e passando por povoados, assim estamos chegando com asfalto dentro das comunidades mais distantes e isso é muito bom, pois aumenta a produção, a qualidade de vida e a saúde do povo. Estamos muito felizes de entregar essas estradas para o povo desta região”, destacou.
Roseana Sarney chegou aos municípios acompanhada dos secretários Luis Fernando Silva (Casa Civil), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades), José Ribamar Vieira (Gabinete Militar) e pelo deputado César Pires. Ela foi recebida pelos prefeitos Washington Nogueira (Eugênio Barros), Vadilson Fernandes (Gonçalves Dias) e Raimundo Nonato Leal (Governador Archer) e por moradores, que fizeram festa em agradecimento ao benefício trazido pelo governo. Prefeitos, e prefeitos eleitos de municípios vizinhos e vereadores também participaram da inauguração.
A governadora lembrou que a melhoria e pavimentação das MAs fazem parte de um grande plano rodoviário que vai até 2014, no qual o governo está entregando estradas e ruas das sedes dos municípios asfaltadas. A governadora afirmou que as ações do governo estão sendo realizadas em todas as regiões do Estado, sem distinção. “Nosso trabalho não é individual. Trabalhamos em parceria com as prefeituras, buscando o desenvolvimento dos municípios, porque se os municípios se desenvolverem o Maranhão prospera”, completou Roseana Sarney.
Para o prefeito de Eugênio Barros, Washington Nogueira, a inauguração da estrada é a realização de um sonho muito esperado pela população. “Antes dessa estrada os motoristas passavam até duas horas para chegar a Gonçalves Dias, agora vão fazer o percurso de 21 quilômetros em 10 minutos; com conforto e segurança. Tudo isso graças à governadora Roseana Sarney. Toda a população é muito grata por esse beneficio", ressaltou.
Gonçalves Dias
De Eugênio Barros, a governadora e a comitiva seguiram para o município de Gonçalves Dias, onde foi feito o descerramento de placa que marca a inauguração da MA-256. No município, onde ainda inaugurou o Mirante Municipal, ao lado do prefeito Vadilson Fernandes, a governadora recebeu o carinho e o agradecimento da população.
“Para nós, esse é um grande beneficio, pois sem estrada esses municípios estavam isolados. Aqui era só buraco e poeira agora deu lugar a essa bonita estrada. É o desenvolvimento, o progresso chegando a nossa região”, observou o mecânico Francisco Nunes.
O prefeito Vadilson também agradeceu à governadora por ter atendido o apelo da população. “Essa estrada transforma Gonçalves dias no trevo do desenvolvimento desta região. Só temos a agradecer ao governo por esse beneficio”, declarou.
Governador Archer
Em Governador Archer, a governadora Roseana Sarney inaugurou a MA-352, trecho de 16 quilômetros que liga o município a Gonçalves Dias, um investimento de R$ 8,8 milhões. “Essa obra representa mais qualidade de vida para a população que terá condições de investir e produzir mais, gerando mais renda”, declarou Roseana Sarney.
Acompanhada do prefeito de Governador Archer, Raimundo Nonato Leal, a governadora afirmou que fazia questão de inaugurar a estrada, uma das mais reivindicadas pelas lideranças políticas da região. “A partir de agora, são três municípios interligados e com novos acessos”, ressaltou a governadora.
Segundo o prefeito Raimundo Nonato Leal, a obra é um sonho para a população. “Vivemos anos lutando para manter essa estrada trafegável, lutando contra a poeira e a lama, mas agora temos novos caminhos a percorrer”, revelou. O prefeito explicou que, sem a estrada, o município tinha apenas o acesso pela BR-135. Com a construção da MA-352, todos podem chegar facilmente à BR-226, abrindo novos acessos para a economia local.
O lavrador Cândido Batista Cruz, que mora no município há 52 anos, declarou que a estrada é muito importante para o escoamento da produção agrícola. “As coisas vão ser mais fáceis, pois a produção vai chegar mais rapidamente aos municípios vizinhos”, destacou. Para outro morador, Argemiro Leite, a cidade ganhou muito com a rodovia. “Já observamos um desenvolvimento maior, o comércio tem novas fronteiras para adquirir produtos. Nossa vida melhorou demais com a chegada dessa estrada”, reforçou.
As informações são da Secom do governo do Estado.