BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Pai de Gláucio Alencar passa mal e é levado para hospital

José de Alencar Miranda, de 72 anos, foi indiciado como um dos mandantes da morte de Décio Sá.
 
SÃO LUÍS - José de Alencar Miranda Carvalho, de 72 anos, pai do agiota Gláucio Alencar Pontes Carvalho, de 34 anos, indiciado por ser um dos mandantes do assassinato do jornalista Décio Sá, passou mal e foi conduzido, ontem à noite, a UPA do Vinhais. A afirmação foi feita nesta manhã (18), pelo repórter Marcial Lima, no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM

Marcial Lima não informou sobre o estado de saúde do pai de Gláucio. Essa é a segunda vez que José de Alencar Miranda deixa a Unidade Prisional para receber atendimento médico. Em julho deste ano, ele foi levado às pressas para uma clínica na rua do Passeio.

Dos 13 indiciados nas investigações da Polícia Civil do Maranhão, 12 foram delatados como integrantes da quadrilha liderada pelo empresário agiota Gláucio Alencar Pontes Carvalho, de 34 anos, acusado de encomendar e financiar a morte do repórter da editoria de Política de O Estado.

Décio Sá foi morto no dia 23 de abril deste ano, em um bar na avenida Litorânea.

Governadora inaugura avenida e visita obras em Imperatriz

Roseana Sarney esteve na fábrica da Suzano e inaugurou trecho da MA-122.
 
Foto: Rosana Barros
IMPERATRIZ - A governadora Roseana Sarney viajou à Região Tocantina, nesta segunda-feira (17). Na cidade de Imperatriz, ela visitou o canteiro de obras da fábrica da Suzano Papel e Celulose e inaugurou a Avenida Pedro Neiva de Santana, trecho da MA-122 que liga o município a João Lisboa. A obra de pavimentação e duplicação da estrada, também conhecida como Babaçulândia, com o investimento de R$ 12 milhões, garantirá mais agilidade e segurança para os motoristas que trafegam na via diariamente.

“Estou muito feliz de entregar esta obra. Sei que foi um serviço demorado, mas o nosso compromisso era fazer um serviço de qualidade. Agora, a avenida ficou pronta e bonita para todos os imperatrizenses”, declarou aos presentes a governadora.

Roseana Sarney, que foi recebida com uma festa em agradecimento ao benefício trazido pelo governo, cumpriu agenda na cidade acompanhada dos secretários Luis Fernando Silva (Casa Civil), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades), Claúdio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social), Sérgio Macedo (Comunicação), José Ribamar Vieira (Gabinete Militar) e José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária).

A solenidade contou com presença de autoridade políticas, comunitárias e empresariais. Participaram os prefeitos Sebastião Madeira (Imperatriz), Dioni Alves (Senador La Rocque), e mais os prefeitos eleitos Marcelo Farias (Arame), Jairo Madeira (João Lisboa), José Aldo (São João do Paraíso), Ivanildo Paiva (Davinópolis) e Vagtonio Brandão (Buritirana). Também estiveram presentes o deputado federal Chiquinho Escórcio, o estadual Leo Cunha; e o presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, Hamilton Miranda.

O secretário chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, destacou a beleza da Avenida Pedro Neiva de Santana. “Essa obra será, com certeza, um novo catão postal para cidade de Imperatriz. Por que é uma das mais importantes da cidade, urbanisticamente falando. É uma via que liga três importantes municípios da região e é um resgate da autoestima do povo de Imperatriz”.

A obra consistiu na duplicação da pista com a implantação de canteiro central e mais uma ciclovia. Para melhor durabilidade da camada asfáltica foi feita drenagem profunda e superficial com o acréscimo de sarjetas e meio-fio, além de a avenida possuir agora uma iluminação especial em toda a sua extensão. Há, ainda, sinalização vertical e horizontal, para garantir a segurança no trânsito.

O benefício criado pela obra é visível. A doméstica Zilma Bezerra da Costa não conseguia esconder a admiração de ver a obra pronta. “É maravilhoso! Eu conheço a dificuldade dos motoristas que trafegavam nessa estrada. O tanto de buraco que tinha aqui o que causava muitos acidentes porque o motorista desviava de um buraco e caia em outro. A obra está excelente, de primeira qualidade”.
Visita a Suzano

Ainda na tarde desta segunda-feira (17), a governadora visitou o canteiro de obras da fábrica Suzano Papel e Celulose, que está sendo construída no município de Imperatriz. Na oportunidade, os dirigentes da fábrica falaram sobre o andamento das obras e benefícios já adquiridos por sua instalação em Imperatriz.

No local, a governadora e sua equipe foram recebidos por funcionários a empresa; pelo gerente executivo de Relações Institucionais da empresa, Jorge Cajazeira; e pelo engenheiro responsável pelo projeto, Carlos Eduardo de Almeida Barros.

Roseana Sarney declarou que muito lutou para que a fábrica fosse instalada no Maranhão e que quer acompanhar o serviço de perto. “Vejo que as obras estão bem adiantadas e que mais de mil homens estão trabalhando aqui nesta obra, a qual, quando estiver funcionando, irá gerar uma economia muito pujante para a região. Todos nós sabemos que esta é um empreendimento importante e que mudará a cara de Imperatriz e da Região Tocantina”, ressaltou.

O engenheiro Jorge Cajazeira explicou à governadora detalhes da obra e enfatizou que o processo de terraplanagem está quase no fim, já tendo sido iniciado o serviço de estaqueamento. Segundo ele, a superfície de 180 hectares está sendo preparada para o início da construção propriamente dita da fábrica. “Agora, estamos colocando as vigas ou estacas que dão a sustentação de uma parte importante da estrutura”, explicou Cajazeiras.

De acordo com o engenheiro, ao final de 2013, a fábrica estará em pleno funcionamento. Será uma das mais modernas do mundo, com capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose para exportação, totalmente autossuficiente. As obras da planta industrial foram iniciadas em abril deste ano. Segundo a Suzano, dos 1.800 trabalhadores empregados, mais de 70% são da Região Tocantina.

O engenheiro Jorge Cajazeira também destacou as ações do Programa Capacitar. Desenvolvido em parceria com o governo do Estado e entidades locais, oferece aulas gratuitas nas áreas de construção civil e montagem industrial em cinco municípios. Até agora, já são mais de 1.500 alunos formados e 1.110 em sala de aula.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Rompimento na adutora prejudica abastecimento em SL

Mais de 70 bairros terão o abastecimento de água prejudicado pelo rompimento. Confira lista.
SÃO LUÍS - A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou, por meio de nota, que houve um rompimento da adutora do Italuís, ocorrido às 5h desta terça-feira (18), próximo ao km 39 do Campo de Perizes.

Técnicos e engenheiros da Companhia se deslocaram para o local, para iniciarem o conserto, que deverá ser concluído dentro de 24 horas. Segundo a Caema, a normalização do abastecimento de água acontecerá em até 72 horas.

Confira os bairros que foram afetados pelo rompimento abaixo.

Bairros englobados:

ZONA 1
Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Goiabal, Codozinho, Vila Bessa, Belira, Lira, Parte da Areinha, Macaúba, Apicum, Camboa, Vila Bangu, Diamante, Vila Passos, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Sítio do Meio, Alto da Boa Vista, Retiro Natal, Liberdade, Tomé de Sousa, Fé em Deus, Floresta e Monte Castelo (trecho).

ZONA 4
Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Parque Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Parque Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.

ZONA 5
São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, av. Litorânea, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luisão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos, Terra Livre.

ZONA 6
Vila Bacanga; UFMA, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho; Jambeiro, Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Embratel; Vila São Benedito; Vila Resende; Vila Primavera; Anjo da Guarda; Fumacê; Vila Mauro Fecury I e II; Vila São Luís; Vila Nova; Bonfim; Vila Ariri; Vila Sete de Setembro, São Raimundo; Vila Alto da Esperança; Gancharia; Vila Itaqui; Porto do Itaqui.