BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Adutora do Sistema Italuís volta a operar

Apenas uma bomba está funcionando. Na quarta-feira (19), a segunda bomba será ligada.

Foto: Leandro Santos/O Estado
SÃO LUÍS - A adutora do Sistema Italuís que se rompeu na madrugada desta terça-feira (18), já voltou a operar segundo informações da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Segunfo a Caema o conserto foi concluído às 16h e às 17h foi dado início ao bombeamento de água do sistema com a ligação de uma bomba.
Ainda segundo a Caema, na quarta-feira (19), pela manhã, será ligada a segunda bomba, para que o abastecimento volte ao normal de forma gradativa em toda São Luís.
A adutora do Italuís se rompeu por volta das 5h desta terça-feira, próximo ao km 39 do Campo de Perizes. Segundo a Caema, a normalização do abastecimento de água acontecerá em até 72 horas.
Confira os bairros que foram afetados pelo rompimento abaixo.
Bairros englobados:
ZONA 1
Centro, São Pantaleão, Madre Deus, Goiabal, Codozinho, Vila Bessa, Belira, Lira, Parte da Areinha, Macaúba, Apicum, Camboa, Vila Bangu, Diamante, Vila Passos, Coréia de Baixo, Coréia de Cima, Sítio do Meio, Alto da Boa Vista, Retiro Natal, Liberdade, Tomé de Sousa, Fé em Deus, Floresta e Monte Castelo (trecho).
ZONA 4
Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Parque Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Parque Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.
ZONA 5
São Francisco, Ilhinha, Morrinho, Jaracati, Ponta d’Areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardiere, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, av. Litorânea, Solar dos Lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divinéia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luisão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos, Terra Livre.
ZONA 6
Vila Bacanga; UFMA, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho; Jambeiro, Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Embratel; Vila São Benedito; Vila Resende; Vila Primavera; Anjo da Guarda; Fumacê; Vila Mauro Fecury I e II; Vila São Luís; Vila Nova; Bonfim; Vila Ariri; Vila Sete de Setembro, São Raimundo; Vila Alto da Esperança; Gancharia; Vila Itaqui; Porto do Itaqui.
Confira mais imagens do repórter de O Estado, Leandro Santos.

Bando explode caixa eletrônico do Bradesco em Itaipava do Grajaú

Segundo informações, até o prédio da agência bancária foi atingido com a explosão.

SÃO LUÍS - Bandidos explodem, na madrugada desta quarta-feira (19), caixa eletrônico do Bradesco do município de Itaipava do Grajaú. Segundo informações da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), até o prédio da agência bancária foi atingido com a explosão.
Os crimininosos sairam atirando pelas ruas da cidade. A polícia de Imperatriz foi acionada para o caso. Até o momento nenhuma pista do bando. Também não há informação da quantia roubada.

Escola do município é incendiada na Vila Janaína

Desconhecidos aproveitaram a ausência de vigilantes na escola.
.
Foto: Diego Chaves/O Estado
Mochilas e fardamento queimadas por vandalos
A falta de segurança nas escolas da rede municipal de ensino de São Luís é um dos motivos para os constantes ataques que eles têm sofrido recentemente. Na madrugada de ontem, a Unidade de Educação Básica (UEB) Rose no de Jesus Mendes, localizada na Vila Janaina, em São Luís, foi invadida por desconhecidos que atearam fogo em três salas, destruindo alguns materiais escolares, queimando paredes e carteiras e destruindo o forro e o telhado. De acordo com os moradores da região, outras escolas da área, que são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já foram alvo de ações de marginais.
Até o fechamento desta edição, ainda não era sabido como os desconhecidos conseguiram entrar no interior da UEB Rose no de Jesus Mendes. De acordo com a direção da escola, por volta das 4h, os vândalos pularam os muros e entraram no colégio. A ausência de vigias na instituição de ensino facilitou a ação. Para amedrontar ainda mais o corpo docente e discente da escola, os criminosos deixaram mensagens nas paredes, no chão e em um bilhete, encontrado no local.
Leia mais na edição on-line de O Estado.

Receita Federal disponibiliza serviço para regularização do CPF

Serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados.

Foto: Reprodução
SÃO LUÍS – A Secretaria da Receita Federal informou, nessa terça-feira (18), que já está disponível, por meio da internet, um serviço gratuito de regularização da situação cadastral no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), que funciona 24 horas por dia, inclusive nos feriados.
Anteriormente, a pessoa física com situação cadastral irregular no CPF tinha que se dirigir, obrigatoriamente, a uma unidade de atendimento das entidades conveniadas à Receita Federal – como Correios ou agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal – e solicitar o pedido de regularização, com o custo de R$ 5,70. A partir de agora, o serviço estará disponível, sem custos, pela internet ou pela rede conveniada. Basta preencher o formulário eletrônico com dados como número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e título de eleitor.
De acordo com o delegado-substituto da Receita Federal no Maranhão, Paulo Roberto Mendes, o sistema é acessível e interativo. "Antes, o contribuinte tinha a alternativa de procurar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, os Correios e o ‘Viva Cidadão’. No interior do Estado, o ‘Viva Cidadão’ dá uma contribuição muito grande. Nesses locais, é necessário pagar uma taxa. Com essa possibilidade dele tirar o CPF pela internet, o contribuinte não vai ter esse custo que ele teria procurando a rede conveniada. Além da preocupação com a segurança, o sistema foi desenvolvido de uma maneira muito fácil e interativa. Abrindo campos, o contribuinte vai digitando, o que facilitou muito para o contribuinte", explicou em entrevista ao Imirante nesta quarta-feira (19).
Assim que conclui a digitação dos dados, o contribuinte já recebe o número do CPF. "Aquele cartão magnético acabou. Hoje, é uma impressão. Um cartão que ele pode imprimir quantas vezes ele precisar", diz. O delegado-substituto esclarece, entretanto, que o atendimento da rede conveniada continuará sendo ofertado.
IRPF 2013
Com a chegada de 2013, começa a preocupação com o cumprimento de algumas obrigações, como o preenchimento da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). O prazo, como em anos anteriores, deve se iniciar no mês de março. Mas para evitar problemas no próximo ano, Paulo Mendes orienta os contribuintes a não deixar para organizar os documentos necessários na última hora. Em 2012, mais de 22 mil maranhenses entraram na malha fina por problemas na declaração do IRPF. "O que a gente sabe, até agora, é que o programa do imposto de renda para 2013 já está sendo trabalhado e testado. Eu acredito que não mude muita coisa em termos do que foi trabalhado neste ano", afirma.
Ele esclarece, ainda, que o contribuinte deve guardar os documentos por, pelo menos, cinco anos, prazo em que a Receita Federal pode pedir comprovação dos dados.

Prefeito, vice e vereadores são diplomados em São Luís

A solenidade foi realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, nesta terça-feira (18).

Foto: Jonas Sakamoto/Imirante
SÃO LUÍS - Em solenidade, realizada na tarde desta terça-feira (18), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, foram diplomados o prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), o vice, Roberto Rocha (PSB) e os 31 vereadores e 24 suplentes. A solenidade foi presidida pelo juiz Jamil Aguiar da Silva. Na mesa, também estiveram presentes a desembargadora Anildes Cruz e o presidente da OAB-MA, Mário Macieira.
A diplomação torna os eleitos aptos a exercerem suas funções parlamentes a partir de janeiro de 2013.
A diplomação foi realizada no Centro de Convenções em razão do prédio da Câmara de Vereadores de São Luís está em reforma. A partir de 2013 mais 10 vereadores vão assumir os mandatos, por isso a necessidade da reforma no prédio.
Além do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e o vice-prefeito Roberto Rocha (PSB), os 31 vereadores e seus suplentes receberam os diplomas.
Em sua chegada ao local da diplomação, o prefeito eleito Edivaldo Holanda Jr. conversou com a imprensa e disse que trabalhará para tentar solucionar os problemas da cidade. “Pegaremos uma situação não muito fácil de administrar, mas vamos trabalhar para a população”, ressaltou. Edivaldo Holanda Jr. chegou acompanhado de sua esposa Camila Vasconcelos. “Estou aqui para apoiá-lo e darei a ele todo o apoio necessário ao longo de sua gestão”, disse Camila Vasconcelos.
Veja quem foram os vereadores diplomados:
*1 Josué Pinheiro
*2 Astro de Ogum
*3 Rose Sales
*4 Helena Duailibe
*5 Sebastião Albuquerque
*6 Armando Costa
*7 Bárbara Soeiro
*8 Fábio Camara
*9 Chaguinhas
*10 Pereirinha
*11 Nato
*12 Paulo Luiz
*13 Chico Carvalho
*14 Dr Gutemberg
*15 Estevão Aragão
*16 Ivaldo Rodrigues
*17 Marquinhos
*18 Pavão Filho
*19 Edmilson Jansen
*20 Sérgio Frota
*21 José Joaquim
*22 Marlon Garcia
*23 Pedro Lucas Fernandes
*24 Manoel Rego
*25 Luciana Mendes
*26 Honorato
*27 Barbosa Lages
*28 Roberto Rocha Jr.
*29 Beto Castro
*30 Ricardo Diniz
*31 Prof. Lisboa