BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Novos prefeitos enfrentam condições precárias no início da administração

Imagine chegar ao trabalho e dar de cara com um buraco de 12 metros no seu escritório. Ou então você não pode acender a luz, porque a conta não foi paga. E nem ir ao banheiro, porque falta o vaso... Essa é a realidade de muitas prefeituras pelo Brasil.
“Quando nós assumimos, em 2009, tivemos o compromisso maior de sanear o município, de preparar o município para a frente”. A frase foi dita por Bevilácquia Matias em discurso quando era prefeito da cidade de Juazeirinho, no interior da Paraíba. “Hoje nós temos todas as finanças do município saneadas”.
Mas a sucessora dele, que foi eleita no ano passado, diz que encontrou a prefeitura com a energia elétrica cortada por falta de pagamento. “Nós assumimos a prefeitura do município literalmente às escuras”, diz a prefeita Carleusa Marques.
Ano novo, vida nova. Hora de botar os planos em ação. Mas os novos prefeitos de 12 cidades visitadas pelo Fantástico essa semana estão tendo péssimas surpresas.
O ‘Coronel Rovélio’, ex-prefeito de São Mateus: o raio-X era alugado
Também por falta de pagamento, prédios das administrações de Miguel Alves entraram em 2013 sem energia. “O computador que continua as informações de transferências de aluno desapareceu”, diz José Pereira, secretário de Educação e Miguel Alves (PI).
“Nesse momento, estamos sem dado algum, fazendo um trabalho de detetives aqui para ver o que podemos descobrir”, afirma Pedro da Silva, prefeito de São Domingos (SE).
Onde falta informação tem muita coisa importante que também faz falta.
“Até o momento, a gente não tem dinheiro para comprar água dentro da prefeitura, porque a gente não teve acesso a nenhuma conta ainda. Não pude fazer senha, nada”, revela Carleusa.
“Viver é ruim sem água”, diz Adílson Henrique da Silva, de 13 anos. Ele é sensível, um amigo dos livros, mas não tem tempo para ler como queria. Na beira de uma estrada movimentada, Adílson transporta vizinhos e amigos em uma charrete e busca água para as necessidades básicas da família. “Tomar banho a gente busca ali na rua”, diz o jovem, que pega água todos os dias desde os 10 anos.
“Desde janeiro do ano passado não tem chuva aqui em Juazeirinho para arrumar água nem nada”, diz o biscateiro José Adenildo, que sai com um tambor para tentar conseguir água.
A cidade depende de caminhões-pipa porque o açude secou. Enquanto o caminhão não chega, os trabalhadores rurais tentam salvar os animais com água enlameada. “É muito ruim assim. Só se bebe porque é o jeito mesmo. Está muito ruim, salgada”, diz um criador. A água, conta, só serve para os animais: “Só para bicho. Para humano não presta”.
Para enfrentar os problemas da cidade, Juazeirinho precisa de dinheiro, claro.
Fantástico: Quanto a senhora encontrou no caixa da prefeitura?
Prefeita de Juazeirinho: No caixa da prefeitura, R$ 2,10.
“Encontramos uma prefeitura no escuro e totalmente sucateada, faltando computadores. Levaram as CPUs”, diz a prefeita.
“Não existem arquivos, que é a principal prova de documentação de uma administração”, revela Pedro Alves da Nóbrega, promotor de Justiça da Paraíba.
Quando assumiram, os novos prefeitos de Holambra, Tufilândia, Ipojuca, Alcobaça, Alhandra e Porto Acre também deram por falta de computadores. Dizem que os discos rígidos sumiram ou foram zerados.
“Estamos trabalhando no escuro, completamente no escuro. Pedimos informações a alguns funcionários. Ninguém sabe, ninguém viu”, conta Mariluce Almeida, secretária de Finanças de Alhandra (PB).
Assim fica difícil saber em que pé está a cidade. Os ex-prefeitos desses municípios afirmam ter deixado tudo direitinho pra gestão seguinte.
“A única coisa que foi tirada de lá foram os processos de pagamentos e entregue ao tribunal de contas”, afirma Leo Brito, ex-prefeito de Alcobaça (BA).
E a ex-prefeita de Holambra, no interior de São Paulo, diz que o computador era dela e que, mesmo assim, não tinha informações importantes. “O computador da prefeita, que informação que tem?”, diz Margareth Groth.
A sede da prefeitura de Holambra também não tem móveis. A ex-prefeita diz que levou embora porque também eram dela. “Quantos prefeitos compram os móveis do próprio gabinete dele? Isso é normal”, aponta Margareth.
São Mateus – Um vídeo gravado em São Mateus mostra um grupo de homens levando embora o que seria o aparelho de raio-X do hospital local, que não estava em boas condições. O ex-prefeito da cidade, Francisco Rovélio, o “Coronel Rovélio”, afirma que deixou dinheiro em caixa e que a máquina de raio-X foi levada mesmo.
“A máquina de raio-X do hospital do município era alocada de uma firma sediada em São Luís. O dono, no término do mandato, mandou buscar, porque expirou o contrato”, explica o ex-prefeito Francisco Rovélio.
Nessas condições, quem paga a conta – e sofre – é a população. No hospital de Juazeirinho, o lençol é da família da paciente! “É assim mesmo a gente chegava aqui, não tinha lençol”, diz Claudenice Santos Silva, mãe de paciente. O lençol que a filha usada foi levado pela tia.
O Fantástico encontrou carros quebrados, sem condição de rodar, em várias cidades. Nenhuma ambulância funciona em Juazeirinho. “Não tem o motor, né? O motor dela não se encontra”, diz José Oliveira, chefe de transporte do município paraibano.
O motor é que está doente! Foi encontrado, segundo a prefeitura, dentro da ambulância. Em nota, o ex-prefeito de Juazeirinho Bevilácqua Matias afirma que, na gestão dele, foram adquiridos veículos novos. Ele diz também que toda a documentação da cidade está no município, assim como os computadores e que Juazeirinho tinha, para a área de saúde, mais de R$ 300 mil em conta quando ele deixou o cargo.
Pedro Serafim, ex-prefeito de Ipojuca, no Piauí, afirma que tanto os veículos da cidade quantos os computadores funcionam. Segundo o ex-prefeito, imagens feitas pela equipe dele comprovam isso.
João Teles, ex-prefeito de Bujari, no Acre, afirma que deixou a cidade em condições de ser administrada por qualquer prefeito. Mas a atual administração diz que está passando necessidades. O banheiro da sede da prefeitura não tem privada.
José Robson Mecenas, ex-prefeito de São Domingos, Sergipe, não quis gravar entrevista. Ainda em São Domingos, quando os funcionários chegaram para o primeiro dia de trabalho, encontraram um buraco de 12 metros de profundidade dentro da prefeitura. No fundo do buraco, restos do que parece ser uma papelada. Até hoje, o novo prefeito não sabe para que serve o buraco.
Já em Canavieiras, a surpresa veio de cima. A prefeitura diz que mandou instalar uma antena de TV. Aí o técnico teve uma surpresa: “Quando eu fui ver o sistema de calhas, de calhamento, para seguir o fio de áudio e vídeo, foram encontradas uma microcâmera e uma pré-escuta direcionado para a mesa do prefeito”. O caso foi parar na polícia. O ex-prefeito Zairo Loureiro nega envolvimento.
Até agora, pelo menos três das 12 cidades citadas nesta reportagem pediram ajuda à polícia. Em Juazeirinho, o Ministério Público também investiga a situação da prefeitura.
“Não vemos a saúde, não vemos a segurança, a educação; não vemos funcionar da maneira que é pra funcionar. O município de Juazerinho está entre aqueles que hoje estão sofrendo com esse problema da seca, e não há a assistência necessária pra suprir essa falta. Não é suprido. Por quê? Por causa de desmandos com dinheiro público”, afirma o promotor Pedro Alves da Nóbrega. (Do Fantástico)

Final de semana é marcado por 10 assassinatos na Grande Ilha

Dez assassinatos foram registrados, no último final de semana, na Grande São Luís. Desse total, quatro ocorreram com o uso de arma de fogo, quatro por arma branca e dois por outros meios. Os crimes aconteceram nos bairros do Maranhão Novo, Cohama, Vila Itamar, Estiva, Coroadinho, Maracanã, Calhau, Barreto, Estrada da Raposa e Vila Embratel.
O primeiro caso foi registrado por volta de 1h46 do dia 12. O flanelinha Alessandro Mota Silva, de 27 anos, foi morto com o uso de arma branca, na Avenida Daniel de La Touche, no Maranhão Novo. Os acusados seriam também flanelinhas, identificados apenas como “Ciribinha” e “Cambota”. O crime teria sido motivado pela disputa por vagas de veículos, na localidade. Na ocasião, a vítima estava dormindo quando foi golpeada no peito e clavícula pelos rivais.
Foto: G. Ferreira
Flávio Ferreira foi uma das vítimas de homicídio do final de semana
Flávio da Silva Pereira, de 27 anos, foi morto a tiros, na Rua do Aririzal, na Cohama, em um ponto conhecido pela venda de drogas. A vítima era moradora de rua e foi encontrada morta por populares, com um tiro na garganta e outro nas costas, por volta das 4h do dia 12.
Por volta das 22h, Pedro Silva Costa Neto, de 31 anos, foi assassinado com um golpe de arma branca no pescoço e com três tiros na cabeça. O crime aconteceu no ponto final dos ônibus do Recanto Verde, na Vila Itamar, e a suspeita é que tenha sido motivado por um acerto de contas do tráfico de drogas.
Pedro Pereira, de 45 anos, foi morto com vários golpes de machado, por volta das 22h06 do dia 12, na Rua Principal, do Povoado Jacamim, no Portinho, área da Estiva. O autor do crime seria um homem identificado apenas como “Pé de Rodo”, ainda não capturado pela polícia.
Na madrugada do dia 13, por volta de 1h44, Eduardo Martins Sousa, de 22 anos, foi assassinado a pedradas e pauladas, na Rua Dom Pedro II, no Coroadinho, por um homem identificado apenas como “Velho”. Eduardo era morador da Rua Risoleta Neves, nº 2, Coroadinho.
Raimundo Nonato Mendes Ferreira, de 21 anos, foi morto com um golpe de arma branca, no abdômen, na Rua Principal da Vila Cajueiro, por volta das 2h43 do dia 13. A polícia ainda não tem suspeita de quem teria praticado o crime. Raimundo residia na Rua Jerusalém, Alto da Esperança.
Por volta das 6h44 de domingo, foi morto Joadson Lima Souza, de 20 anos. O fato aconteceu depois de Joadson ter assaltado o Posto de Combustível BR, localizado na Avenida dos Holandeses, no Calhau, na companhia de Antônio José Santos Júnior, 32, que foi preso pela polícia. Os disparos teriam sido efetuados por um cliente do posto, no momento em que Joadson fugia.
O ex-presidiário Paulo Roberto do Sena Cruz, de 26 anos, foi assassinado com 12 tiros de pistola ponto 40, na 3ª Travessa da Rua da União, no Barreto, por volta das 17h30 de domingo (13). A vítima tinha saído da penitenciária há uma semana e foi morto quando comprava droga na localidade. Paulo residia na Rua Samara Ferreira, nº 25, Barreto.
Jonathan Carlos Mendes, de 19 anos, foi morto com um tiro no peito, por volta das 22h15 de domingo, na Estrada da Raposa. Ele ainda chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, mas não resistiu ao ferimento.
O último registro de homicídio, durante o final de semana, foi o de Weberth Correa Rodrigues, de 24 anos. Ele foi morto com uma facada no peito, na perna e no abdômen. O crime teria sido motivado por uma desavença antiga com o acusado do crime, não identificado pela polícia. O fato aconteceu na Rua Bom Jardim, na Vila Sapinho, área da Vila Embratel, por volta das 22h58 de domingo. (Por Gabriela Saraiva)

A amiga que é a vítima da maldição da bunda torta deste ano

Acho que alguns se recordam e outros nem conseguem dormir direito até hoje, ao lembrar daquele acidente que aconteceu com a amiga Valesca Popozuda durante o Carnaval do ano passado. Não sabe do que estou falando? Então refresque a sua memória abaixo:
popo_carnaval
Pois é, peço desculpas por colocar uma foto dessas neste horário, mas foi necessário. De qualquer forma, é melhor ficarmos logo em alerta, pois a maldição da bunda torta que houve com Valescão, fez outra vítima este ano:
mg_1366
Créditos: EGO
Créditos: EGO
MEU.DEUS.DO.CÉU coitada dessa tal de Carla Prata, deve ser complicado carregar tal mutação no corpo, a amiga provavelmente sofre muito bullying das outras sambistas, né? E outra coisa, querida moça que eu não sei da onde veio, li a sua matéria no EGO e tenho que deixar o meu palpite aqui que talvez seja melhor largar certos hábitos:
wss
Garrafinha de repositor de sais minerais, PULE FORA DESSA dona Carla e você que está nos lendo. A moça pode até gozar de bastante energia e coisas do tipo, mas vai queO EFEITO COLATERAL é ESSE HORROR das fotos? Pois é, melhor deixar pra lá.
Beijos de queijo.

Assaltantes invadem casa de delegado no Parque Atenas

Os criminosos levaram uma pistola, um revólver calibre 38, além da importância de R$ 1,2 mil.


SÃO LUÍS - Cinco homens armados invadiram, por volta 23h desta segunda-feira (14), a residência de um delegado no Parque Atenas. Segundo informações do radialista Marcial Lima, da rádio Mirante AM, trata-se do delegado Roseno Alves, lotado no Plantão da Cidade Operária.
Os bandidos levaram uma pistola, um revólver calibre 38, além da importância de R$ 1,2 mil. A a

Radares estão sem funcionar desde o fim de 2012

Como as barreiras eletrônicas, os populares pardais não estão funcionando.
Desde o fim do ano passado, os radares, popularmente conhecidos como pardais, estão sem funcionar em São Luís. Os equipamentos fazem o registro fotográfico de veículos que trafegam com velocidade acima de 60 km/h. No entanto, eles estão inoperantes, os condutores ultrapassam o limite de velocidade permitido e aumentam os riscos de acidente.
Na Avenida dos Franceses, no bairro Santo Antônio, próximo ao Terminal Rodoviário de São Luís, há um radar que deveria registrar a velocidade dos veículos que trafegam na via. Diariamente, o fluxo de carros, motocicletas e ônibus na avenida é intenso, sendo necessário o uso do equipamento, mas os radares estão desligados, comprometendo a segurança de quem trafega na via.
Leia mais na edição on line de O Estado.

Creas de Imperatriz registrou mais de 70 casos de violência contra idosos

Relatório Anual do Centro de Referência Especializado em Atendimento Social aponta alto índice de negligência contra representantes da terceira idade.

Imperatriz- Setenta e um casos de violência contra idosos foram registrados no município de Imperatriz no ano passado, número que preocupa as autoridades do setor.

Inscrições para o Ciência sem Fronteiras foram prorrogadas

O prazo para as inscrições, originalmente, se encerrariam no dia 14.

Foto: Biaman Prado/O Estado
SÃO LUÍS – As inscrições para a Graduação Sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal, foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro de 2013, às 23h59 (horário de Brasília).
Os países de destino do Programa Ciência sem Fronteiras são a Suécia, a Noruega, a Alemanha, a Austrália, o Canadá, a Coreia do Sul, a Espanha, os Estados Unidos, a França, a Holanda, a Hungria, a Itália, o Japão, Portugal e o Reino Unido. O prazo para as inscrições, originalmente, se encerrariam no dia 14 de janeiro, mas o Governo resolveu ampliar o prazo.
Para obter mais informações e instruções sobre o programa e sobre as inscrições, os países e as instituições de ensino de destino com chamadas abertas, o estudante interessado em participar deve acessar o site do Programa Ciência sem Fronteiras.