BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Caminhão de lixo, que presta serviço para prefeitura perde o controle e tomba na avenida dos franceses

Um caminhão de lixo de uma empresa que presta serviço para aprefeitura municipal de São Luís tombou na Avenida dos Franceses na manhã desta terça-feira (19) e deixou o trânsito no local bastante complicado. Uma das faixas da avenida, sentido Vila Palmeira-Rodoviária foi interditada.

De acordo com informações dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) que controlam o tráfego do local, o motorista perdeu o controle ao se desviar de outro veiculo, e virou.

O caminhão em que o motorista estava pesava quase 10 toneladas. Ele sofreu ferimentos leves e passa bem.

(Arleysson Rodrigo com informações de Guilherme Lima\O Imparcial online)

Maranhão ganha a quarta ferrovia que ligará Açailândia à região Tocantina ao Pará

  
Nova estrada de ferro vai ligar o município de Açailândia a Vila do Conde no Pará (Crédito: Divulgação)
Nova estrada de ferro vai ligar o município de Açailândia a Vila do Conde no Pará
A ferrovia que ligará Açailândia (MA) ao Porto de Vila do Conde, em Belém (PA), será o primeiro dos 12 trechos ferroviários a serem licitados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL). Segundo o presidente da empresa, Bernardo Figueiredo, a previsão é que os primeiros estudos sobre a estrada devam ser publicados na semana que vem.

Com a construção desta estrada de ferro, o Maranhão passará a contar com quatro vias nesta modalidade de transporte, já que se encontram em operação a São Luís – Teresina, a Carajás e a Norte-Sul e com isto poderá estar interligado a boa parte do país por trem.

“Provavelmente, o período de concessão será 35 anos”, disse Figueiredo, hoje (18), após participar de seminário de infraestrutura no Itamaraty. Com ligação ferroviária, será criada uma alternativa para o transporte de grãos, minérios e para a produção siderúrgica que, atualmente, escoa pelo Porto de Itaqui (MA). “É um projeto ainda desconhecido, mas será piloto para discussões mais intensivas com o mercado”, acrescentou o presidente da EPL.

Ligação

Açailândia serve de ligação da Ferrovia Norte Sul e da Estrada de Ferro Carajás com o Porto de Itaqui. “A [futura] ferrovia representará uma extensão da Norte Sul, e criará uma opção para [as cargas] saírem por Belém”, explicou Bernardo Figueiredo. Administrada pela Companhia Vale do Rio Doce, a Estrada de Ferro Carajás é o único acesso ferroviário a Itaqui.
Lançado em agosto, o Programa de Investimentos em Logística prevê que as ferrovias receberão R$ 91 bilhões em investimentos por meio de parcerias público-privadas. As 12 frentes de investimento abrangem 10 mil quilômetros de estradas de ferro.

Ligações

Entre as 12 frentes previstas estão os ramos norte e sul da Ferroanel, em São Paulo; e o acesso ao Porto de Santos, desde Ribeirão Pires, passando por Raiz da Serra e Cubatão. Há também a ligação entre Mato Grosso, onde é grande a produção de grãos, e a região de Lucas do Rio Verde. Com isso, o país poderá escoar de forma rápida mais de 37 milhões de toneladas de grãos.
Há, ainda, ferrovias que ligarão Uruaçu (GO), Corinto (MG) e Campos (RJ) com os portos de Vitória (ES) e do Rio de Janeiro. Recife, onde está prevista a chegada da Ferrovia Transnordestina, será o destino de outra estrada de ferro, que se estenderá até Belo Horizonte (MG) via Salvador (BA), passando por Aracaju (SE) e Maceió (AL).

A Região Sul será beneficiada com uma ferrovia que vai de Porto de Rio Grande (RS) até São Paulo, passando por Porto Alegre (RS) e Mafra (SC), de onde será feita uma ramificação até Maracaju (MS).

O Imparcial

Defesa Civil Estadual disponibiliza barracas para famílias na localidade Apaco


Em uma ação conjunto desenvolvida com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, realizada durante o final de semana na localidade Apaco, na Cidade Operária, em São Luís, a Defesa Civil Estadual, sob a coordenação do major João Teixeira, disponibilizou 30 barracas para abrigar 282 famílias, entre adultos e crianças, num total de 839 pessoas, afetadas com as primeiras chuvas que caíram em São Luís.
De acordo com o major Teixeira, a Defesa Civil Estadual está acompanhando o nível dos rios e a incidência de chuvas em todo o Maranhão, trabalho feito para apurar a situação dos municípios e, até o momento, não há nenhum registro de incidentes provocados pelas chuvas. O trabalho de monitoramento está sendo feito nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Pinheiro, Bacabal, Pedreiras, Balsas e Estreito.
A explicação para isso se deve ao fato dos principais rios do Maranhão estarem com nível de água mais baixo pelo longo período sem chuvas. "Estamos acompanhando a situação dos municípios considerados de risco com a chegada do período chuvoso. Até agora nada de anormal, segundo os administradores e os Bombeiros de cada cidade", afirmou.
A Defesa Civil Estadual informou que, além dos seis municípios, monitora outros seis em que as cheias ainda não levaram a população a deixar suas casas. São eles: Arari (Rio Mearim), Vitória do Mearim (Rio Mearim), Cantanhede (Rio Itapecuru), Itapecuru-Mirim (Rio Itapecuru), Pirapemas (Rio Itapecuru) e Timon (Rio Parnaíba).
As informações são da Secom

Idosa é presa por conduzir moto alcoolizada na BR-010

Uma idosa de 62 anos que não teve a identidade revelada foi presta nesta segunda-feira (18) por conduzir uma moto Honda em estado de embriaguez alcoólica na BR-010 na região de Imperatriz.
A idosa chegou a se envolver em um acidente. A ocorrência foi encaminhada à delegacia de polícia civil local.
ACIDENTES
Nas últimas horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o total de oito acidentes com duas pessoas feridas.
 

Mais de 18 mil imóveis ficam sem energia em São Luís

Mais de 18 mil imóveis ficaram sem energia por quase uma hora na noite desta segunda-feira (18), em São Luís, de acordo com informações da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Os bairros afetados foram Jaracati, São Francisco, Ilhinha, Renascença e parte da Ponta D'Areia.
A queda no fornecimento ocorreu por volta de 20h15. O problema teria sido causado, segundo a empresa, após um condutor de um veículo perder o controle da direção na Av. Ferreira Gullar, próximo à subestação da Cemar, e atingir um stay, cabo de aço que dá sustentação à rede energética de alguns postes.
A energia foi reestabelecida de forma gradual, sendo completamente normalizada por volta de 21h10.
A Cemar confirmou ainda que, por volta de 21h, a situação de 80% dos imóveis afetados já havia sido regularizada.
Houve também queda de energia na Cidade Operária.
 
 
As informações são do G1/MA e CN

Bandidos explodem caixa eletrônico em Montes Altos durante a madrugada


Bandidos explodiram na madrugada desta terça-feira (19) o caixa eletrônico do Banco do Brasil do município de Montes Altos, na região tocantina, distante a 640 quilômetros de São Luís.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, no momento da ação a polícia foi acionada e houve troca de tiros com os elementos e por isso, os mesmos não conseguiram levar o dinheiro do caixa.
Uma pessoa que não teve a identidade revelada já foi presa com duas armas de fogo e um colete à prova de balas. A polícia já tem a informação de que um policial militar do estado do Pará estaria envolvido na explosão.