BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Radialista é agredido durante apresentação de programa em Viana

Um dos agressores é um repórter de outra emissora da cidade, Paulo Ricardo Araújo.


Foto: Reprodução/Facebook
SÃO LUÍS – O radialista João de Jesus Garcia, conhecido como Passarela, na cidade de Viana que fica a 220 km da capital, foi agredido nessa segunda-feira (1º), durante o programa que ele apresenta em uma rádio comunitária, no horário de 11h as 12h.
 
Duas pessoas invadiram a rádio e agrediram o apresentador. De acordo com informações, um dos agressores é um repórter de outra emissora da cidade, Paulo Ricardo Araújo Pinheiro. A violência teria sido motivada por um comentário do radialista sobre o agressor, que foi preso em flagrante na semana passada, por estar com um carro roubado, modelo S-10, com placa de Paço do Lumiar
Na confusão, João de Jesus Garcia sofreu um corte no supercílio e ficou com alguns hematomas pelo corpo. Ele conta que, também, tentou se defender. “Eu estava ao vivo no programa, quando ele chegou, pegou o microfone da minha mão e quebrou meu supercílio. Eu, também, parti para agressão e já registrei um boletim de ocorrência, com o corpo de delito”, finalizou
João de Jesus Garcia, além de professor, exerce a função de radialista, há muitos anos na cidade. E é conhecido pelos seus comentários críticos. Além de trabalhar com a apresentação de programas de rádio, ele também atua em uma TV da cidade.

Feirante foi estuprada antes de ser assassinada

Já estão em pleno andamento as investigações para apurar o crime de homicídio de que foi vítima a feirante Maria Madalena da Silva, encontrada morta na manhã desta terça-feira (2), em um quarto nos fundos da casa onde morava, localizada na rua Rio Grande do Norte, 289, bairro Juçara.
O caso estava sendo investigado pelo delegado Fairlano Aires de Azevedo, da equipe da delegacia do 1º Distrito Policial. Entretanto, na manhã de ontem foi repassado para a Delegacia Especial de Assistência a Mulher (DEAM), onde a delegada titular daquela especializada, Kelly Kioka, está dando continuidade às investigações.
De acordo com o laudo emitido pelo Instituto Médico Legal (IML), assinado por um dos médicos legistas daquele órgão, antes de ser assassinada, a feirante Maria Madalena da Silva foi estuprada.
Três pessoas já foram ouvidas sobre o caso. Uma delas, o suposto sobrinho da vítima, Wanderson Salazar da Silva, 30 anos, o namorado João Pereira Lima Filho, 47 anos, e um filho da vítima identificado por Juciê.
No que se refere a Wanderson Salazar da Silva, que a princípio era tido como sobrinho de Maria Madalena, na verdade ele não tem nenhum parentesco com ela. Ele apenas é parente do pai de um dos quatro filhos dela. Outras duas pessoas serão ouvidas pela delegada Kelly Kioka, fato que deverá acontecer hoje.
Já foram solicitados alguns exames, para que serão anexados ao inquérito aberto para apurar o crime.
O corpo de Maria Madalena foi sepultado na manhã desta quarta-feira.

Acidente com vereador deixa dois mortos


Um casal foi vítima fatal de um acidente de trânsito ocorrido na madrugada deste último domingo (3), em Imperatriz.
O motoqueiro Francivanio dos Santos Silva, de 29 anos, morreu no local do acidente. A outra passageira da moto, identificada como Antonia de Jesus, que estava na garupa, acabou falecendo no caminho do Socorrão.
Os veículos envolvidos no acidente foi a camionete S10 preta de propriedade do vereador Buzuca, e uma moto Trax 50 de cor vermelha. O carro seguia pela Avenida Bernado Sayão.
O carro e a moto envolvidos no acidente encontram-se na Delegacia Regional de Segurança. O parlamentar está internado no hospital.

DO PORTAL COELHO NETO, COM EDIÇÃO DO GI PORTA

Jovem é morto a tiros na região do São Raimundo


Um elemento identificado como Luan Rodrigues de Souza, mais conhecido como “Gaguinho”, foi assassinado a tiros nesta terça-feira (2) em São Luís.
O homem, que residia no bairro do São Raimundo, foi morto com vários tiros na região do peito. Os principais suspeitos são uns elementos residentes na área da “Vila Cotia
A principal suspeita da Polícia é de que o crime tenha alguma relação com o mundo do tráfico de drogas. Pode ter sido um acerto de contas.

Botafogo vence Vasco e complica rival na Taça Rio

 
VOLTA REDONDA - No primeiro clássico disputado na atual temporada, em Volta Redonda, o Botafogo derrotou o Vasco por 3 a 0 e manteve as chances de se classificar para as semifinais da Taça Rio. Mesmo sem Seedorf, o Botafogo foi melhor durante a partida inteira. O Vasco voltou a apresentar os mesmos problemas dos outros jogos e acabou revoltando a torcida que ficou de costas para o gramado, depois que a equipe sofreu o terceiro gol.

O Alvinegro de General Severiano, que tem um jogo a menos, chegou aos nove pontos ganhos, três a menos do que o Voltaço, líder do Grupo A, com 12 pontos ganhos. A derrota na partida disputada na noite desta quarta-feira, praticamente, sepultou as chances de o Vasco garantir uma vaga na próxima fase, da competição. O time de São Januário segue na lanterna da chave, com apenas um ponto ganho. Na próxima rodada, o Botafogo enfrentará o Olaria. O Vasco vai receber o Friburguense.

O jogo

O Botafogo começou no ataque e, aos dois minutos, deu o primeiro susto na defesa do Vasco. O uruguaio Lodeiro lançou Fellype Gabriel, mas o goleiro Alessandro foi mais rápido e chegou antes do adversário. No minuto seguinte foi a vez de Bruno Mendes invadir pela direita e cruzar, mas Sandro Silva conseguiu evitar que a bola chegasse ao atacante Rafael Marques.

O gramado encharcado impedia que as duas equipes trocassem passes com desenvoltura, pois a bola ficava presa nas poças que se distribuíam pelo campo do Raulino de Oliveira. O time alvinegro continuava melhor em campo e, aos oito minutos, Lodeiro cobrou falta, Tenório tentou afastar o perigo da área, e a bola sobrou para Fellype Gabriel, que emendou de primeira, mas a bola saiu.

Depois de ser dominado durante 15 minutos, o Vasco começou a se organizar melhor em campo e chegar na área do Botafogo, mas sem construir qualquer jogada de perigo.

Aos 26 minutos, Tenório arrancou para a área, conseguiu se livrar de Bolívar, mas acabou derrubando Dória, inutilizando o ataque. O atacante equatoriano protagonizou outro lance estranho aos 33 minutos, na sua própria área. Ao tentar ajudar a defesa, após cruzamento na área, Tenório acabou derrubando o goleiro Alessandro com uma "cama de gato".

Insatisfeito com o desempenho da equipe, o técnico Paulo Autuori mandou os reservas para o aquecimento. Aos 36 minutos, Eder Luis foi lançado em profundidade, mas o goleiro Jéfferson saiu do gol, chegou antes e ainda driblou o atacante vascaíno para delírio da torcida alvinegra.

No minuto seguinte, o Botafogo quase marcou. Lodeiro driblou Nei, e chutou. Renato Silva cortou, mas a bola bateu em Dedé e quase entrou, mas o goleiro Alessandro conseguiu salvar, de cabeça. A bola voltou para o meia uruguaio que voltou a chutar e proporcionou a Alessandro, outra ótima defesa. Nos minutos finais do primeiro tempo, o Vasco tentou pressionar, mas só conseguiu um chute de Felipe Bastos que não levou perigo.

Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo. E o primeiro lance de perigo aconteceu aos quatro minutos, quando Lodeiro recebeu na entrada da área e arriscou, mas a bola passou longe do gol defendido por Alessandro.

O Vasco tentou dar a resposta aos seis minutos em cabeçada de Dedé, após cobrança de escanteio, que passou muito perto da trave direita defendida por Jéfferson. No minuto seguinte, o Botafogo marcou o primeiro gol. Lodeiro bateu escanteio, Bruno Mendes desviou, o goleiro Alessandro defendeu parcialmente e Rafael Marques só empurrou para o gol. Foi o segundo gol do atacante com a camisa alvinegra.

O Vasco tentou dar uma resposta rápida e, aos nove minutos, Tenório só ajeitou para Carlos Alberto que se livrou da marcação, mas chutou fraco, para fora. O Botafogo marcou o segundo gol aos 13 minutos. Júlio César cruzou na área, o goleiro Alessandro rebateu mal e, Lodeiro, de perna direita, mandou a bola para as redes.

Insatisfeito, o técnico Paulo Autuori trocou o atacante Eder Luis pelo meia Pedro Ken, adiantando Carlos Alberto para formar a dupla de ataque com Tenório. Bernardo também entrou no lugar de Wendel, numa tentativa do treinador de dar mais força ofensiva ao time cruzmaltino.

E em seu primeiro lance, Bernardo colocou Tenório na cara do gol, mas o goleiro Jéfferson evitou o gol do equatoriano. No rebote, Bernardo chutou e o goleiro alvinegro voltou a defender, evitando o gol.

Aos 16 minutos, a situação do Vasco se complicou ainda mais. Para evitar que a bola chegasse a Bruno Mendes, o goleiro Alessandro usou a mão, fora da área, e recebeu cartão vermelho. Para recompor a equipe, o técnico Paulo Autuori colocou o goleiro reserva Michel Alves no lugar de Tenório.

O domínio botafoguense era total e aos 27 minutos, o time dirigido por Oswaldo de Oliveira marcou o terceiro gol, acabando com qualquer chance de reação do adversário. Rafael Marques cruzou na área, Bruno Mendes dividiu com a zaga e Fellype Gabriel entrou para concluir.

Revoltada com mais uma fraca exibição da equipe, parte da torcida do Vasco ficou de costas para o gramado, enquanto outro grupo preferiu deixar o estádio. Nos minutos finais, a torcida do Botafogo gritou "eliminado" para a torcida adversária e depois saudou a boa exibição da sua equipe, com gritos de olé.

E o time alvinegro ainda teve a chance de anotar o quarto gol, aos 43 minutos, mas Lodeiro desperdiçou a oportunidade, ao chutar por cima, quando tinha tudo para marcar.

Flamengo derrota Remo, mas não elimina o jogo da volta

 
BELÉM - Com um gol de Rafinha no segundo tempo, o Flamengo venceu por 1 a 0 o Remo, nesta quarta-feira, em Belém, mas não evitou o confronto de volta pela Copa do Brasil. O resultado faz com que os rubro-negros possam empatar o duelo da volta, daqui a duas semanas, no Rio de Janeiro.

A partida foi disputada em um gramado molhado por conta da chuva que caiu em Belém nos dias anteriores ao jogo. Após um primeiro tempo de algumas emoções, o Flamengo chegou a vitória com Rafinha, em jogada individual.

O vencedor do confronto entre Flamengo e Remo vai encarar na próxima fase da Copa do Brasil quem avançar de Campinense - PB e Sampaio Corrêa - MA.

O jogo

O Flamengo iniciou o confronto impondo uma blitz no ataque. Tanto que aos dois minutos, os rubro-negros quase abriram o placar. Rodolfo recebeu lançamento pela direita e cruzou rasteiro para a área. A bola passou por todo mundo e sobrou para Hernane, mas o atacante cabeceou errado, pela linha de fundo. O lance fez o Remo acordar e os donos da casa responderam aos cinco, quando Val Barreto cruzou e Felipe falhou ao tentar cortar. A bola sobrou para Diego Capela que finalizou, mas Renato Santos estava bem colocado e salvou os cariocas.

Depois do começo movimentado, as duas equipes melhoraram a marcação. Com isso, tanto Flamengo quanto Remo pararam de criar boa jogadas no setor ofensivo. Somente aos 34 minutos, os visitantes conseguiram chegar com certo perigo. Gabriel arriscou chute de longe, mas Fabiano estava atento e espalmou para escanteio. Sete minutos depois, foi a vez de João Paulo chegar pela esquerda e chutar cruzado, mas para fora.

Nos minutos finais, o confronto voltou a ficar movimentado. O Flamengo buscou pressionar os donos da casa em busca do primeiro gol, mas viu o Remo desperdiçar ótima chance, aos 42 minutos. Val Barreto lançou Leandro Cearense, que levou a melhor sobre o marcador, só que finalizou por cima do travessão. Assim, o duelo foi para o intervalo com a igualdade no placar em Belém.

No segundo tempo, os rubro-negros voltaram melhor e conseguiram fazer o gol aos nove minutos. Rafinha recebeu a bola pela esquerda, passou por um marcador e chutou cruzado, no canto de Fabiano.

O revés acordou o Remo, que saiu para o ataque em busca do empate. Os donos da casa quase empataram aos 21 minutos, após cruzamento na área que Val Barreto cabeceou, mas por cima do travessão de Felipe. Com o passar do tempo e a tentativa dos paraenses de igualar o marcador, o Flamengo começou a explorar os contra-ataques. Nos minutos finais, os cariocas apenas administraram o resultado até o fim do jogo.

Casa da mãe do secretário Alberto Franco é assaltada na Cohama

Os bandidos levaram celulares, dinheiro, além da caminhonete do secretário, localizada mais tarde na Vila Maranhão.
 

Os bandidos renderam todos que estavam dentro de casa e levaram dois celulares, uma TV 50 polegadas, a importância de R$ 3,4 mil, além da caminhonete do secretário Alberto Franco, localizada mais tarde na rua Nossa Senhora de Nazaré, no Sitinho, na região da Vila Maranhão, área Itaqui-Bacanga. O dinheiro e os celulares não foram recuperados.

Alberto Franco registrou o caso na delegacia. Até o momento, a polícia não conseguiu prender os assaltantes.

Esse é o segundo assalto a residências em dois dias. Na noite de terça-feira (2), uma casa foi assaltada no bairro do Cohafuma.

Presa quadrilha especializada em explosão de caixas eletrônicos


Antônio de Macedo Brandão Filho, Fernando Pereira de Sousa, e Zaqueu Rodrigues de Melo (Divulgação/Polícia Militar)
Antônio de Macedo Brandão Filho, Fernando Pereira de Sousa, e Zaqueu Rodrigues de Melo
Cinco pessoas foram presas e um adolescente apreendido na cidade de Bacabal, a 249 km de São Luís, por participação em uma quadrilha especializada m explosão de caixas eletrônicos e outros crimes na cidade.

Foram detidos: Raimundo do Espírito Santo Filho, de 29 anos, a companheira dele, Kátia Gonçalves Rodrigues, de 42 anos; Fernando Pereira de Sousa, de 24 anos, Antônio de Macedo Brandão Filho, de 28 anos, conhecido como "Lourão" e Zaqueu Rodrigues de Melo, de 33 anos. Os suspeitos foram presos por agentes da Polícia Militar, com informações do Serviço de Inteligência da PM.

De acordo com a Polícia, a investigação que levou a prisão da qaudrilha teria começado, após o irmão de Fernando Pereira de sousa, um dos integrantes presos, ter procurado a PM pedindo ajuda para localizar o irmão, que segundo ele teria sido "recrutado" por Raimundo do Espírito Santo e sua esposa Kátia Rodrigues para praticarem um assalto na cidade de Alto Alegre do Pindaré. O plano para o crime teria sido frustrado pela polícia da cidade e os três e mais um adolescente teriam ficado em uma fazenda próxima ao município, esperando uma oportunidade para realizarem o assalto.

Com as informações, a polícia acionou o Serviço de Inteligência da PM e começaram a fazer buscas no intuito de localizar e prender os suspeitos. Primeiro, os policiais localizaram o adolescente, que estava com um revólver calibre 38 com seis balas intactas. O menor acabou confessando aos PMs como seria o esquema para realizar o assalto, informando inclusive que a quadrilha possuía uma grande quantidade de armas e até dinamite. As equipes policiais foram divididas e os trabalhos continuaram, sendo o casal Raimundo do Espírito Santo e Kátia Rodrigues, presos e, junto com o adolescente, encaminhados ao 1º Distrito Policial e apresentados ao Delegado Jáder Alves.
Raimundo do Espírito Santo Filho e sua esposa Kátia Gonçalves Rodrigues (Divulgação/Polícia Militar)
Raimundo do Espírito Santo Filho e sua esposa Kátia Gonçalves Rodrigues

Após ouvir os detidos, a polícia continuou as buscas e na madrugada desta quarta-feira (3), foram localizados e presos mais três integrantes do grupo. No Bairro da Areia em Bacabal, foi preso Fernando Pereira, que supostamente estaria desaparecido. Em outra abordagem, os policiais prenderam Antônio de Macedo, que estava conduzindo uma motocicleta e ainda tentou fugir, mas foi interceptado nas proximidades do Posto Basa em Bacabal.

Já na cidade de Lago da Pedra, a 309 km de São Luís, foi preso Zaque Melo, conhecido como “Gaguinho”, também suspeito de fazer parte da quadrilha e que seria o responsável pelo transporte dos integrantes do bando quando praticavam os crimes.

De acordo com a polícia, a quadrilha presa é suspeita de participação em explosão de caixas eletrônicos, assaltos e outros crimes em várias cidades do Maranhão.
 
O Imparcial Online com informações da SSP/MA

Escolas em Santa Inês passam por reforma emergencial


Escola municipal José Sarney Bom Jardim
Escola municipal José Sarney Bom Jardim
Cinquenta e seis escolas da rede municipal da cidade de Santa Inês sofreram reformas emergências para não atrapalhar as aulas de mais de 20 mil alunos que tiveram início em 19 de fevereiro. Rachaduras nas paredes, vazamentos, infiltrações, telhados quebrados e rede de esgoto estourada são um dos problemas que foram encontrados nos prédios desses locais de ensino, principalmente, os que estão localizados na zona rural.

Uma situação lastimável. Estas foram as palavras ditas pela atual secretária municipal de educação do município, Ednalva Abreu Lima, ao definir a situação como encontrou a pasta que está administrado desde a primeira quinzena do mês de janeiro.

Ela comentou que não ocorreu de fato o período de transição que deveria ter ocorrido com os representantes da gestão anterior, ou seja, do ex-prefeito, Roberth Brigel, que contava, na época como secretária, Graça Santana.

Falou ainda que não teve acesso a vários documentos e informações condizentes da secretaria como o esboço do plano decenal de ensino, os gastos financeiros e nem a relação dos professores. "Sabíamos apenas que havia 951 professores, mas, não tínhamos ciência onde estava cada um desses mestres. A certeza dessa informação só ficou concreta depois do recadastramento dos servidores que ocorreu durante o mês de fevereiro", disse.

Além desses problemas, a secretária afirmou que todas as 56 escolas apresentavam precariedades nas estruturas físicas, inclusive, as 32 da zona rural. Nesse momento, apenas, 12 escolas, localizadas na área urbana, tinham alguma possibilidade de funcionar, porém, funcionários e alunos com um certo risco de sofrer algum acidente.

Para não prejudicar o ano letivo, Ednalva Lima disse que todos os prédios das escolas sofreram reformas emergênciais seja de retelhamento, na rede de esgoto, nas paredes ou outros reparos. "Estamos esperando as chuvas estiarem um pouco e os alunos entrarem de férias para as reformas nesses prédios continuarem, pois, devemos dar condições mínimas para ministrarem aulas dignas para os nossos alunos", frisou.

Grave na zona rural

Segundo inspeção feita por técnicos da prefeitura, foi constado que as escolas da zona rural estão em estado endêmico em relação à estrutura física. A Unidade de Ensino Antônio Ferraz Sobrinho, localizada no povoado Barro Branco, apresentava rachaduras, vazamentos e muita infiltração, principalmente, nos banheiros e na cozinha.

Ainda, apresentou piso e revestimentos desgastados, instalações elétricas comprometidas e até goteiras no telhado, além de muito mato. Já na escola Coelho Neto, no Centro do Meio, foram encontradas falhas na estrutura física, inclusive, na grade e no portão que estavam em estado de ferrugem avançado.

Um dos casos mais graves foi encontrado na Unidade de Ensino José Sarney. Neste local, a instalação elétrica possui falhas afetando diretamente o sistema hidráulico como ainda goteiras e a presença de cupins que comprometem a estrutura de madeira, ou seja, ripas e caibros. Ainda foi constatado mais problemas como um banheiro masculino que estava servindo como depósito de produtos de limpeza.

A equipe de O Imparcial tentou entrar em contato com a gestão anterior dessa secretaria, mas não obteve resultado.

O Imparcial Online

Maranhão terá sete novos presídios

 
Secretário Sebastião Uchoa tem como objetivo descentralizar a administração penitenciária, promovendo suas regionalização
Secretário Sebastião Uchoa tem como objetivo descentralizar a administração penitenciária, promovendo suas regionalização
 
Muitas mudanças estão sendo implantadas no Sistema Penitenciário do Estado, desde a nomeação do delegado da Polícia Civil, Sebastião Albuquerque Uchoa Neto, na titularidade da Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária. Toda estrutura administrativa da Sejap, sofrerá mudanças visando o melhor desempenho de todos os organismos que compõem o sistema. O atual titular da pasta ainda revelou que mais sete unidades prisionais serão construídas no Maranhão.

Sebastião Uchoa revelou que são seis no interior do estado e um de segurança máxima na capital. Ele anunciou também que, objetivando descentralizar a administração penitenciária, promovendo sua regionalização, a Sejap já assumiu as carceragens das Delegacias Regionais da Polícia Judiciária em Codó, Davinópolis, Açailândia, Santa Inês e Bacabal, que passaram a funcionar como unidades prisionais da Sejap.
Considerando a necessidade de transformar a metodologia de atendimento aos servidores penitenciários e internos, o secretário está implantando cinco novos organismos no Sistema Penitenciário: Núcleo de Assistência Biopsicossocial aos servidores penitenciários – NASB; Núcleo de Apoio às Assistências Religiosas – NAR; Núcleo de Monitoramento aos Egressos em Geral – NUMEG; Núcleo de Inteligência Penitenciária- NINPEN e Núcleo de Coordenação e Monitoramento dos Efetivos Plantonistas da Capital – NUCOMPLAN. Será também implantada a Ouvidoria do Sistema Penitenciário e a Superintendência de Assuntos Penitenciários no Interior.

Estes organismos terão funções específicas e funcionarão com o propósito de dar melhores condições de trabalho, assistindo aos funcionários e internos, coibir práticas criminosas no interior das unidades prisionais, assistência também aos egressos, que serão monitorados e encaminhados para que tenham condições de emprego e renda, evitando a reincidência aos crimes. Para isto, será também promovida a profissionalização dos presos de todo o estado, através da educação convencional e profissionalizante.

Até o fim deste ano, pelo menos três novos presídios serão construídos. Na capital, já está sendo promovida uma triagem mais criteriosa dos detentos que serão direcionados para unidades prisionais distintas conforme a etiologia do crime praticado, isto significa que os autores de homicídios serão encaminhados para um local e os autores de crimes contra o patrimônio, para outro. “Com isso, evitaremos que os detentos sejam induzidos à prática de crimes de maior potencial ofensivo, por elementos de reconhecida periculosidade”, garantiu Sebastião Uchoa.
 
(O Imparcial)