BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Caminhão tomba no Elevado da Cohama em São Luís

Veículo com frutas não suportou o peso da carga e acabou tombando.
Agentes da SMTT estiveram no local para orientar o trânsito.

           
Um caminhão carregado com frutas tombou na manhã desta segunda-feira (8) no elevado da Cohama em São Luís. Ao tentar passar pela rotatória, o caminhão tombou com o peso da carga, que ficou espalhada pela Avenida Jerônimo de Albuquerque.

Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estiveram no local para orientar motoristas, já que o trânsito ficou lento no local. Ninguém ficou ferido.

MP denuncia prefeito de Governador Nunes Freire por improbidade

Marcel Dantas anulou concurso alegando aumento de despesa com pessoal.
MP diz que candidatos não tiverma sequer chance de defesa.

                                   
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) denunciou o prefeito de Governador Nunes Freires Marcel Everton Dantas Silva por improbidade administrativa. De acordo com o promotor de Justiça Hagamenon Azevedo, ele anulou a nomeação de candidatos aprovados como excedentes em concurso público realizado em 2010.
À época, o prefeito disse que a anulação foi motivada pelo aumento de despesas com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato do gestor anterior Indalécio Wanderley. No entanto, para o MP-MA, o ato administrativo do prefeito não demonstra de forma inequívoca que as nomeações resultaram em aumento de despesa com pessoal.
O promotor alega que a exoneração ocorreu sem dar possibilidade de defesa aos convocados que já tinham sido nomeados e já estavam prestando serviços ao Município nos meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Os servidores exonerados foram aprovados e/ou classificados em concurso público, cujos resultados finais foram homologados em data anterior aos três meses que antecederam a posse do prefeito eleito.
Na ação civil, o MP-MA requereu à Justiça a decretação da nulidade do ato que anulou o edital de nomeação dos candidatos aprovados no concurso e que o  município de Governador Nunes Freire seja obrigado a reintegrar os servidores nomeados e empossados pelo Edital de Convocação de 26 de novembro de 2012 e atos posteriores,  com o consequente pagamento dos salários respectivos até o momento atual.
O promotor de justiça solicitou também que seja fixada multa no valor de R$ 10 mil, a incidir sobre o patrimônio pessoal do prefeito Marcel Dantas Silva, caso não seja dado fiel cumprimento à medida no prazo de 24 horas.

Prédio de escola indígena ameaça desabar na cidade de Amarante

Na terra indigena Arariboia, prédio da principal escola não tem segurança.
Seduc afirma estar concluindo relatório para iniciar recuperação de prédios.

          
Para centenas de índios, ir para escola é um risco. Na terra indigena Arariboia, em Amarante, a 150 quilômetros de Imperatriz, o prédio da principal escola da comunidade já não oferece segurança para professores e alunos.
Sem alternativa, as aulas que começam nesta semana, vão ser ministradas mesmo no prédio que pode desabar a qualquer momento. Na aldeia as mães estão preocupadas com o início do ano letivo.
A ameaça é por causa desse prédio, que é de madeira e não recebe uma reforma há 30 anos. É do lado de dentro que é possível constatar os problemas. O telhado está caindo. Tem muitos buracos e é um risco para segurança de alunos e professores. Parte da estrutura de madeira está apodrecida.
O prédio onde funciona a escola polo que atende 15 aldeias da terra indígena Araribóia está deteriorado. Só para este ano letivo já foram matriculados mais de 450 alunos.
Alunos que certamente não terão onde sentar para assistir as aulas. É que na escola as poucas cadeiras que existem estão quebradas. Além disso, não tem papel, giz ou quadro. Um foi improvisado na parece, pintado pelos próprios índios.
Este ano uma das três salas da escola foi isolada por total falta de segurança. Os índios dizem que já fizeram muitos apelos por um prédio novo, mas ele nunca saiu do papel.
“Até agora não houve resposta nenhuma, não vieram aqui para falar para a gente se vão reconstruir a escola, como vai ser. Ninguém nem do Estado nem do um município”, afirmou Pedro Carlos Guajajara, coordenador da escola.

Setenta e cinco escolas indígenas na Região Tocantina, inclusive a mostrada na reportagem, estão sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado.
O coordenador regional de educação, Agostinho Noleto, disse que está concluindo um relatório sobre as condições físicas dos prédios para iniciar um processo de recuperação.
Como as obras dependem de licitação, Agostinho Noleto, não soube precisar os prazos de quando essas obras serão iniciadas. Ainda segundo o coordenador, mil carteiras foram distribuídas nas escolas indígenas este ano.

Homem é preso suspeito de violentar a filha

Após denúncias, um vendedor ambulante, de 47 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (8) no bairro Goiabal, em São Luís, suspeito de abusar sexualmente da própria filha.
Segundo informações do Plantão Central da Beira-Mar, a jovem, agora com 17 anos, sofria a violência desde os 15, e denunciou o pai. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito deve ser ouvido e, caso a violência seja comprovada, ele será encaminhado para uma unidade prisional capital.

Homem é preso suspeito de violentar a filha

Após denúncias, um vendedor ambulante, de 47 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (8) no bairro Goiabal, em São Luís, suspeito de abusar sexualmente da própria filha.
Segundo informações do Plantão Central da Beira-Mar, a jovem, agora com 17 anos, sofria a violência desde os 15, e denunciou o pai. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito deve ser ouvido e, caso a violência seja comprovada, ele será encaminhado para uma unidade prisional capital.
O capitão da Polícia Militar Fábio Aurélio Saraiva Silva, o %u201CFábio Capita%u201D, está preso há oito meses acusado de ter fornecido a arma que assassinou o jornalista Décio Sá, em abril de 2012.

   

 
O desembargador Froz Sobrinho concedeu liminar em habeas corpus em favor do capitão da Polícia Militar Fábio Aurélio Saraiva Silva, o “Fábio Capita”, preso há oito meses acusado de ter fornecido a arma que assassinou o jornalista Décio Sá, em abril de 2012.
 
A defesa de Fábio Saraiva entrou com o pedido de liberdade provisória na 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, que foi recusada na última sexta-feira (5), motivando a impetração de habeas corpus junto ao plantão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), nesse fim de semana.

A negativa da liberdade provisória foi fundamentada no entendimento de que a manutenção da prisão seria necessária para evitar qualquer interferência indevida sobre testemunhas.

Para Froz Sobrinho, esse argumento não se justifica, uma vez que o acusado não tem razão para intervir sobre qualquer testemunha, na medida em que nenhuma delas fez menção ou imputação ao seu nome nos depoimentos.

A única testemunha que teria mencionado o nome de Fábio Capita – e que foi dispensada pelo Ministério Público estadual após se retratar em depoimento – relatou tê-lo visto por duas vezes no sítio do acusado “Júnior Bolinha”. Segundo o desembargador, o fato nunca foi negado pelo capitão, que confirmou amizade e proximidade entre sua família e de “Júnior Bolinha”.

As perícias feitas na arma encontrada em um morro da Avenida Litorânea confirmaram ter sido a mesma que assassinou Décio Sá, contudo foram conclusivas no sentido da impossibilidade de determinar a numeração de série da pistola. Além disso, documento da PMMA informou que o modelo da arma não é utilizado pela corporação no Estado.

O desembargador ressaltou o enquadramento do policial nos requisitos favoráveis à concessão das medidas alternativas da Lei nº 12.403/2011, sendo primário, possuidor de bons antecedentes, residência fixa, família constituída e emprego definido.

“A prisão cautelar tem que se fundar em fatos plausíveis, concretos, não podendo estar embasada em conjecturas, sob pena de fragilizar a garantia do próprio instituto da prisão provisória, que somente pode ser utilizada excepcionalmente”, frisou o magistrado.

A decisão substituiu a prisão de Fábio Capita pelas medidas cautelares de comparecimento periódico em Juízo para justificar atividades laborais; proibição de ausentar-se da comarca sem autorização judicial; recolhimento domiciliar no período noturno e proibição de manter contato com quaisquer das pessoas apontadas como envolvidas no crime e testemunhas arroladas.
 
Com informações do TJ/MA

'Bancário pediu para que não fosse levado', diz sobrinho da vítima à rádio Mirante AM

Polícia está investigando assassinato do bancário e escritor Jether Joran Coelho Martins.
 
 REGIÃO - A Polícia Civil está investigando a morte do bancário e escritos Jether Joran Coelho Martins, de 54 anos, foi encontrado morto com um tiro na nuca na madrugada deste domingo (7), próximo a um motel, na Vila Kiola, no município de São José de Ribamar. Emocionado, o sobrinho da vítima, Allysson Martins, à rádio Mirante AM, contou que Jether Joran foi abordado por três homens quando chegava em casa, no Cohatrac, na noite de sábado (6). Ele disse, ainda, que não assistiu ao sequestro, mas testemunhas contaram para ele que o tio pediu para que não fosse levado pelos criminosos, que fugiram no veículo Fiesta da vítima.

Sequestro

Uma das filhas de Jether Joran estava em casa no momento da ação e avisou a polícia que suspeitou se tratar de um sequestro, mas os sequestradores não entraram em contato com os familiares do bancário. Algumas horas depois do desaparecimento de Jether Joran, seu veículo foi localizado no bairro Maiobão.

Por causa da localização do veículo, a polícia concentrou suas buscas na cidade de Paço do Lumiar, suspeitando que os sequestradores estavam mantendo o bancário em cativeiro em algum bairro do município.

O carro da vítima, um Fiesta, foi encontrado “depenado”, com os objetos como cartões de crédito e as compras de supermercado que ele havia feito antes de ser abordado pelos criminosos, ainda desaparecidos.

Mistério

A polícia está trabalhando com as linhas de investigação de latrocínio [roubo seguido de morte] ou crime de encomenda. A família não desconfia de quem poderia tê-lo cometido, pois Jether Joran era muito querido por todos. Além de trabalhar no banco, ele também era poeta, publicou dois livros e se preparava para lançar o terceiro.

Enterro

O velório de Jether Joran aconteceu ontem na Pax União, Centro, às 15h. Em seguida, seu corpo foi levado em cortejo até Vargem Grande, onde será sepultado nesta segunda-feira, dia 8.

Gari é assassinado no São Francisco, na manhã desta segunda-feira

Wallace Ribeiro Macedo teria sido baleado por ter assediado sexualmente uma mulher.
 
SÃO LUÍS - O gari Wallace Ribeiro Macedo foi assassinado na manhã desta segunda-feira (8), no bairro do São Francisco. A vítima, ainda, foi levada para o hospital Djalma Marques, o Socorrão I, mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo informações, a vítima foi baleada com três tiros, por ter assediado sexualmente uma mulher. Ela não teria gostado da brincadeira e comunicou ao marido, que foi até o local, e sacou da arma e disparou contra o gari.

Homem é assassinado pelo próprio irmão a golpes de faca

Crime aconteceu nesta segunda-feira (8) no povoado de Boa Esperança, em Cajapió.
 
SÃO LUÍS - Um adolescente de 16 anos assassinou o próprio irmão a golpes de faca. O crime aconteceu nesta segunda-feira (8), por volta das 10h30 no povoado de Boa Esperança, do município de Cajapió.

Segundo as primeiras informações, a vítima, Agnaldo Costa Soares de 27 anos, foi atingido por várias facadas, pelo irmão de iniciais F.C.S, que fugiu do local do crime.

Assaltante é morto após saidinha bancária, em São Luís

O caso aconteceu avenida São Luís Rei de França, bairro Turu. Um comparsa conseguiu fugir.
SÃO LUÍS - Um assaltante identificado como Tiago Carvalho, 22 anos, foi morto na manhã desta segunda-feira (8), na avenida São Luís Rei de França, na região do bairro do Turu. Tiago estaria em companhia de um outro bandido em uma moto, e estavam em frente ao Banco do Brasil para praticar uma saidinha bancária.

Segundo as primeiras informações, uma mulher que estaria levando os filhos para escola foi surpreendida por Tiago, uma terceira pessoa que viu a ação do criminoso, teria abordado o assaltante e atirado nele. Tiago Carvalho morreu na hora, com três tiros, e o seu comparsa fugiu na moto Honda Fan preta, de placa NWV 7575. O veículo foi encontrado bandonado em um cemitério no Parque Vitória.

A polícia investiga se o assaltante foi assassinado pelo próprio revólver, ou por uma outra arma. Até o momento, a polícia não localizou a pessoa que cometeu o crime.

Urgente! Motociclista de distribuidora de gás é atropelado por caminhão na Presidente Vargas


Um caminhão 3/4, placas de Teresina, que saía da Travessa Mocambinho, entrou, segundo populares, imprudentemente na Avenida Presidente Vargas, atingindo um motociclista que trabalha com entrega de botijões de gás para a distribuidora Liquigás. O motociclista trafegava pela avenida, sentido Centro/Corrente.
Apesar da gravidade do acidente, o motociclista sofreu apenas leves escoriações. Ele se queixa de fortes dores no joelho esquerdo. O condutor do caminhão ofereceu socorro, mas o motociclista recusou.
O dono do caminhão, Eltônio Barros, foi ao local e propôs arcar com os danos. A Guarda Municipal foi acionada mas não chegou a intervir, vez que o acordo foi proposto.

Polícia enconta a ossada de Eliza Samudio


Ossada encontrada é de Eliza Samudio 
A Polícia Civil apura se uma ossada humana encontrada na região rural de Nova Serrana (MG) é de Eliza Samudio, ex-amante do goleiro Bruno Fernandes. A jovem está desaparecida desde junho de 2010 e foi declarada morta pela Justiça no início deste ano.
Segundo a polícia, a ossada foi encontrada há algum tempo e passou por análise no IML (Instituto Médico Legal) da região. Com o resultado, porém, surgiu a suspeita de que possa ser de Eliza Samudio. Com isso, foi feito o exame de DNA que deverá ficar pronto na próxima semana.
O delegado Rodrigo Noronha afirmou que as ossadas têm características semelhantes as de Eliza, como a estatura em torno de 1,70m, tamanhos dos pés correspondente ao calçado número 37 e um possível ferimento na cabeça.
A polícia afirmou que alguns ossos estavam faltando na ossada localizada em um buraco dentro de uma propriedade privada. Ela não possuía as mãos, o braço direito e o fêmur esquerdo. A localização da ossada ocorreu após uma erosão que a deixou exposta.
O goleiro Bruno foi condenado a mais de 20 anos de prisão pela morte de Eliza no mês passado. Antes disso, Luiz Henrique Romão, o Macarrão, ex-secretário de Bruno, já tinha sido condenado a 15 anos de prisão.

Ciganos de Pirapemas são presos em mega operação da PM em Chapadinha

Ciganos de Pirapemas são presos em mega operação da PM em Chapadinha



Integrantes da quadrilha (Foto: Blog do Foguinho)
Integrantes da quadrilha (Foto: Blog do Foguinho)
A Polícia Militar de Chapadinha prendeu por volta das 11:30 da manhã seis elementos. A operação aconteceu nas proximidades de um posto de gasolina do município. A viatura que fazia ronda pela área comandada pelo Sargento Freitas notou uma movimentação estranha entre um grupo de pessoas que estavam em um Fox de cor Vermelha com placas de Pirapemas. Ao começar fazer a revista, a surpresa, tratava-se de uma quadrilha de ciganos fortemente armados.

Carro usado pela quadrilha (Foto: Blog do Foguinho)
Carro usado pela quadrilha (Foto: Blog do Foguinho)
Na hora da abordagem dois ciganos conseguiram fugir. Foi encontrado dentro do carro, 4 Revólveres, 5 facas e uma quantia em dinheiro de R$ 3.435,00. Celulares, balas e documentos também foram apreendidos.

Os presos foram levados para o quartel da 4ªC.I e em seguida encaminhados para 3ª Delegacia Regional, onde serão ouvidos pelo delegado.

Foram presos: Francisco Leandro da Rocha, 23 anos, Raimundo Clodomir da Rocha, 21 anos, Roberto Cunha da Rocha, 20 anos, Mardoni da Silva, 23 anos, Pedro Juazeiro da Costa, 39 anos e Edvaldo da Rocha, 18 anos.

Os integrantes da quadrilha são de Chapadinha, Vargem Grande, Coroatá e Pirapemas. Os suspeitos disseram a Polícia que estavam indo para a cidade de Vargem Grande comprar cavalos e não praticar assalto.
Armas, Celulares, Munição, Facas, Dinheiro aprendidos pela PM (Foto:Blog do Foguinho)
Armas, Celulares, Munição, Facas, Dinheiro aprendidos pela PM (Foto:Blog do Foguinho)
A Polícia de Chapadinha suspeita que os ciganos preso na operação podem estar envolvidos em assaltos na região.

Os dois que conseguiram fugir, já estão sendo procurados pela polícia em uma mega operação comandada pelo Major Edvaldo.

Homens são presos com motos roubadas na BR-135

Veículos foram roubados em São Luís, no São Cristovão e Quebra Pote.
Presos foram encaminhados ao 16º Distrito Policial, na Vila Embratel.



                                                      
Dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde deste sábado, conduzindo motos roubadas na BR-135. As prisões aconteceram próximo ao trecho conhecido como Campo de Perizes, próximo à entrada de São Luís.
As duas motos, de placas NXL-1298 e NWV-8336 foram roubadas na capital maranhense. A primeira, no bairro São Cristovão, e a segunda, no Quebra Pote.
Os dois presos foram encaminhados ao 16º Distrito Policial, na Vila Embratel.

Fantástico mostra situação precária de Bombeiros no Maranhão

Em Bacabal, um limap-fossa foi utilizado para apagar um incêndio.
Na cidade de 100 mil habitantes não existe Corpo de Bombeiros.



                                                   
 O Fantástico mostrou ontem (7) a precariedade para o trabalho dos Bombeiros no Brasil. O Maranhão está entre os Estados onde a situação é mais crítica. Em Bacabal, as chamas é improvisado com balde, água mineral e mangueiras que não alcançam o foco do incêndio,  na cidade de 100 mil habitantes, não existe Corpo de Bombeiros.

Como Bacabal não tem Corpo de Bombeiros, quando ocorre um incêndio, uma equipe da capital, São Luís, que fica a quase 250 quilômetros de distância, teria que ir até o local. O improviso chegou ao ponto de o limpa-fossa ser usado para apagar o fogo.

No Maranhão, em média, há um quartel de bombeiros para cada 20 cidades. “Por que não tem mais bases do Corpo de Bombeiros no Estado?”, pergunta o repórter. A grande problemática é efetivo, tanto que o governo do estado está otimizando já. Temos um concurso em andamento para a entrada de mais 150 homens neste ano e em 2014, há uma previsão de mais 150 homens”, respondeu o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Wanderley Pereira.

Bancário e escritor é morto após ser sequestrado, diz polícia

ether Jorran, 54, foi encontrado com um tiro na nuca, na Vila Kiola.
Segundo familiares da vítima, ele teria sido sequestrado da porta de casa.



                   
         
A Polícia Civil investiga a morte do bancário e escritor Jether Jorran, 54. Seu corpo foi encontrado na manhã deste domingo (7) Vila Kiola, em São José de Ribamar, com um tiro na nuca.
Segundo informações repassadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), o bancário teria sido sequestrado quando chegava em sua residência, no Cohatrac, em São Luís, por volta das 18h de sábado (6). O veículo do bancário só foi encontrado no bairro Maiobão, em Paço do Lumiar.
De acordo com Alisson Martins, sobrinho da vítima, a família não desconfia de quem poderia ter cometido o crime, pois Jether seria muito querido por todos. Além de trabalhar no banco, ele também era poeta, havia publicado dois livros e se preparava para lançar o terceiro.
Jether Jorran era funcionário da agência do Bradesco no João Paulo. O corpo será sepultado em Vargem Grande, cidade natal da vítima.

CAMINHAR FAZ BEM


O DIA MUNDIAL DE ATIVIDADE  FISICA E SAÚDE  FOI COMEMORADO EM MATÕES DO NORTE COM MUITA ALEGRIA E DIVERSSÃO , O PROJETO CAMINHAR FAZ BEM, FOI PROMOVIDO PELAS AS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO ,SAÚDE  E ASSISTENCIA SOCIAL ,E A POPULAÇÃO DE MATÕES DO NORTE  SAIU EM CAMINHADA PELAS RUAS E AVENIDAS DE NOSSA CIDADE, LOGO EM SEGUIDA TEVE A APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CAPOEIRA E AULA DE AERÓBICA,HÁ O PREFEITO SOLIMAR TAMBEM MARCOU PRESENÇA NESTE GRANDE EVENTO,A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO VÂNIA PIMENTEL  E A SECRETÁRIA DE SAÚDE CLAUDIA MELLO E A COORDENADORA DA MULHER RAIMUNDINHA ARAÚJO  FALARAM DA INPORTANCIA DO DIA MUNDIAL DE ATIVIDADE FISICA E SAÚDE  E DO PROJETO CAMINHAR FAZ BEM PARA A POPULAÇÃO NORTEMATOENSE.

                     EM MATÕES DO NORTE, A GENTE FAZ A ,GENTE MOSTRA!!!
                 PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÕES DO NORTE, NO RUMO CERTO

EDUACAÇÃO


 A EDUCAÇÃO DE MATÕES DO NORTE CADA DIA QUE PASSA NOS ORGULHA  AINDA MAIS , A PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÕES DO NORTE EM PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL RECEBEU MAIS DOIS ONIBUS ESCOLAR PARA FACILITAR A VINDA DOS ALUNOS DA ZONA RURAL  PARA SEDE, OS NOVOS ONIBUS ESCOLAR TAMBEM É ADAPITADO PARA ALUNOS QUE TEM DEFICIENCIA , E AGORA OS ALUNOS TEM UM ACOMPANHAMENTO TAMBEM DE UM MONITOR .O DIRETOR DE TRANSPORTE O SENHOR AILTON SOUZA FALOU A NOSSA REPORTAGEM  A  IMPORTANCIA DO S ONIBUS PARA OS NOSSOS ALUNOS.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UM JEITO NOVO DE EDUCAR , MATÕES DO NORTE “AGENTE FAZ , A GENTE MOSTRA”

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÕES DO NORTE  NO RUMO CERTO.

Ministério Público determina a abertura de inquérito para investigar Lula


O inquérito investigará as acusações do empresário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se beneficiado do esquema do Mensalão
O inquérito investigará as acusações do empresário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se beneficiado do esquema do Mensalão
Às vésperas de o Supremo Tribunal Federal (STF) publicar o resultado oficial do julgamento do mensalão, o Ministério Público determinou que a Polícia Federal instaure um inquérito para investigar as acusações do empresário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se beneficiado do esquema. O pedido de abertura de inquérito foi feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal, com base nos depoimentos que o empresário prestou em setembro do ano passado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Apontado como operador do mensalão, Valério foi condenado pelo STF a mais de 40 anos de cadeia. No depoimento sigiloso, afirmou que Lula autorizou a tomada dos empréstimos que financiaram o esquema criminoso de compra de apoio parlamentar. O empresário alegou, ainda, que parte do dinheiro foi utilizada para o pagamento de “despesas pessoais” do petista. Valério teria feito acusações, também, contra o ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci.

Em nota, o Ministério Público Federal no DF (MPF/DF) informa que pediu a apuração de um dos fatos descritos por Valério, em setembro de 2012, quando ele já havia sido condenado pelo Supremo. “O teor específico desse relato já foi divulgado na imprensa. Nele, o empresário afirma que teria sido feito um repasse de US$ 7 milhões por parte de fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China), ao Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de contas bancárias no exterior”, destaca o texto do MPF/DF. Na época em que o teor do depoimento foi revelado, Lula classificou as afirmações de Valério de mentirosas.

Inicialmente, coube a Roberto Gurgel avaliar se investigaria as declarações feitas por Marcos Valério. O procurador-geral, no entanto, remeteu as cópias do depoimento à Procuradoria da República em Minas Gerais, onde os procuradores avaliaram que as ações em tramitação na Justiça Federal do Estado não tinham relação com o que foi dito pelo empresário. Assim, o caso foi remetido para o DF, que dará andamento às apurações.

Mais de 1 milhão de crianças são registradas tardeamente no Maranhão

Dados do IBGE mostram que maranhenses fazem a certidão de nascimento tardiamente, o que dificulta matrícula escolar, realização de casamento civil e outros direitos.
     
A dona de casa Francisca Paula da Conceição, moradora de Marajá do Sena, assim como seus três filhos pequenos não tem registro civil (Karlos Geromy/OIMP/D.A Press)
A dona de casa Francisca Paula da Conceição, moradora de Marajá do Sena, assim como seus três filhos pequenos não tem registro civil
Números altos e alarmantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 20.105 registros extemporâneos foram tirados no ano de 2011, ou seja, um total de 16% de 125.985 certidões de nascimentos tiradas em todo o Maranhão. 60 municípios chegaram a passar dessa média como Paulino Neves, que foi contabilizado 69,76% de 344 foram de registros tardios; Central do Maranhão, um percentual de 77,77% e a cidade de Água Doce que foi 100%.

O técnico de informação do IBGE, José Barros, informou que os outros estados da federação o número de registros tardios vem diminuindo. Muitos passaram de 28,2% para 6,7%. Porém, no Maranhão, ainda que tenha diminuído, o número ainda está acentuado passando de 69% em 2001 para 16% em 2011.

Somente na capital foram 1.035 registros tardios, chegando a um percentual de 5,9% das 17.448 certidões de nascimentos tiradas no ano passado. Na cidade vizinha, São José de Ribamar, os registros extemporâneos tiveram um percentual de 25,46% de 1.457. José Barros também comentou que no ano de 2010, 4,9% de 1.462.636 de crianças entre 0 a 10 anos não tinham certidão de nascimento no estado.

Tratando-se das cidades maranhenses, a que mais chamou atenção foi Paulino Neves. Mais da metade dos registros de nascimentos foram extemporâneos. Em Serrano do Maranhão, o percentual foi de 50%. Ainda teve o município de Bacuri, um montante de 40,41% de 339 certidões; Cedral, com 47,75% dos 149 e todos os nove registros que foram tirados em 2011 em Água Doce são de nascimentos não registrados no ano do nascimento.

De acordo com a Constituição Federal é justamente o registro civil que assegura outros direitos e possibilitam, por exemplo, a matrícula escolar, abertura de conta em banco, obtenção de crédito, cadastramento em programas sociais, garantias trabalhistas e previdenciárias, realização de casamento civil, entre outros direitos. A partir da lei 9.534, de 10 de dezembro de 1997, o registro de nascimento passou a ser gratuito.

Postos interligados

A coordenadora de Promoção do Registro Civil de Nascimento da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sidihc), Graça Moreira, falou que a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e a Sedihc vão implantar, ainda nesse semestre, a interligação dos postos de registro de civil de maternidades em 50 municípios do Maranhão.

A interligação dos postos de registro civil das maternidades foi possível após a assinatura de um convênio entre a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo (Arpen-SP), para utilização gratuita do sistema implantado por eles. O convênio foi celebrado no dia 31 de outubro de 2012, na sede da Arpen-SP, assinado pelo corregedor-geral Cleones Cunha e o 2º vice-presidente da associação, Luís Carlos Vendramin Júnior.

Também foi feito a capacitação de 150 pessoas que atuarão nos postos nos 50 municípios e já está pronto conteúdo que integrará o material didático. Essa implantação do sistema no Maranhão atende às especificações técnicas definidas no Provimento 13 do Conselho Nacional de Justiça, de 2010, que dispõe sobre como devem ser emitidas as certidões de nascimento nas maternidades do Brasil. “De fato quando esses postos estiverem funcionando, as crianças vão sair da maternidade registrada e com os seus direitos garantidos”, frisou.

Graça Moreira disse ainda que a secretaria, em parceria com a Funai, vai desenvolver ações dentro da reserva indígena para o índios possam obter certidão de nascimento. “Até julho, as nossas equipes estão indo até as cidades como Bom Jardim, Zé Doca, Santa Inês, Arame e dentre outras para tirar o registro civil de vários indígenas e todo esse trabalho está sendo planejado”.

Já eliminado, Vasco desencanta e vence Friburguense

Time vascaíno fez valer o mando de campo para vencer e deixar a lanterna do grupo A.
 
O Vasco está fora da disputa do Campeonato Carioca de 2013. A vitória do Botafogo sobre o Boavista neste domingo acabou com as chances da equipe cruzmaltina de se classificar às semifinais do segundo turno do Estadual. Já nesta situação, o Vasco entrou em campo contra o Friburguense e venceu a primeira no segundo turno, por 2 a 1.

Jogando em São Januário pela quinta rodada da Taça Rio, o Vasco fez valer o mando de campo para vencer e deixar a lanterna do grupo A. Tenório e Thiaguinho marcaram para os cruzmaltinos, enquanto Lucas descontou para a equipe da Região Serrana.

A vitória deixou o Vasco na sétima colocação com 4 pontos, e tornou quase impossível a missão do Friburguense, em quarto com seis, de conseguir uma vaga nas semifinais. Na próxima rodada, o Vasco recebe o Quissamã no domingo. Já o Frizão joga em casa contra o Madureira, no sábado.

O jogo - O Vasco já entrou em campo sabendo que estava eliminado da disputa, e isso se refletiu logo no ritmo do jogo, mesmo com a equipe de Nova Friburgo ainda com chances de classificação.

O clima de fim de festa era evidente também nas arquibancadas quase vazias. Na verdade, o maior barulho que a torcida vascaína fazia era do lado de fora do estádio, onde organizadas protestavam contra a má fase da equipe.

Errando muitos passes, os comandados de Paulo Autuori ficaram assustados com o adversário, que conseguiu uma sequência de lances e quase abriu o placar. Aos 12 minutos, Bidu arriscou de longe e a bola saiu tirando tinta da trave esquerda. Em seguida, após escanteio cobrado curto pelo lado direito, Marcelo trabalhou sem marcação e levantou na área. Diego Guerra entrou de cabeça e acertou a trave.

Mesmo jogando mal, o Vasco conseguiu marcar o seu primeiro gol no jogo e no segundo turno da competição. Yotún avançou pela esquerda e, da entrada da área, rolou na meia-lua para Bernardo, que ajeitou e chutou no canto esquerdo. Adilson não segurou e Tenório foi rápido para aproveitar o rebote e tocar para às redes.

O Friburguense não se abalou e continuou em busca do resultado. A equipe da Serra passou a marcar a saída de bola do adversário e pressioná-lo em seu próprio campo. Mas numa escapada, quase que o Gigante da Colina marca o segundo.

Aos 28, Pedro Ken lançou Romário na ponta esquerda e ele cruzou rasteiro. Tenório bateu de primeira mas Adilson fez ótima defesa e evita o gol.

Aos 35, porém, o Friurguense chegou ao empate com um golaço. Lucas recebeu bola atrasada na intermediária, avançou um pouco e soltou a bomba, que encobriu o goleiro Michel Alves, resvalou na parte interna do travessão e entrou.

O empate acordou o Vasco, que tomou a iniciativa de buscar a vantagem no placar. Aos 39, Yotún dominou na ponta esquerda e rolou para o meio da área. Tenório recebeu livre e chutou, mas Adilson fez mais uma boa defesa e salvou o Frizão.

O Vasco deu a impressão de voltar com mais vontade dos vestiários e quase marcou logo aos dois minutos do segundo tempo. Pedro Ken roubou uma bola na linha média e enfiou em profundidade para Tenório. O equatoriano se viu na cara do goleiro dentro da área, mas chutou fraco e facilitou a defesa de Adilson.

A partida caiu novamente de ritmo. O Vasco era melhor e tinha mais presença ofensiva, mas continuava errando muitos passes e não conseguindo dar sequência às jogadas de ataque.

O Friburguense chegou a assustar aos 15, quando Flavinho fez jogada individual pela esquerda e cruzou. A bola passou por toda a área mas Sérgio Gomes foi mal na conclusão.

O Vasco respondeu aos 17. Thiaguino achou Bernardo livre na esquerda, o avante cortou para o meio e disparou um chutaço de direita. Adilson deu rebote mas Elsinho acertou a zaga.

Novamente Bernardo e Adilson protagonizaram um lance de perigo aos 22. O Vascaíno acertou uma bomba e o goleiro do Friburguense voou para espalmar. Aos 31, Adilson salvou o gol com uma saída providencial nos pés de Romário em mais uma trama do ataque vascaíno.

O Friburguense teve ainda uma boa chance de virada aos 34. Marcelo aproveitou uma sobra da zaga e chutou livre, mas Michel Alves, desta vez, fez a defesa.

Então, a mão certeira de Paulo Autuori entrou em ação. As mexidas do técnico, Thiaguinho e Dakson, que substituíram Tenório e Fellipe Bastos, fizeram a diferença. Aos 37, o primeiro fez um carnaval pela direita do ataque e rolou para Dakson no meio da área. O atacante foi rápido e chutou no canto de Adilson, que desta vez não conseguiu evitar o gol da vitória vascaína.

Polícia Civil prende homicida na cidade de Buriticupu

Rivelino Ferreira Apolinário teria assassinado um homem no início do ano por causa de um celular.
BURITICUPU - Policiais civis, lotados em Buriticupu, recapturaram, no sábado (6), Rivelino Ferreira Apolinário, o “Chilavert”, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva decretada pelo juiz Karlos Alberto Ribeiro Mota, que está respondendo pela Comarca de Buriticupu, pelo crime de homicídio.

O delegado Carlos Alessandro Rodrigues Assis, titular da Delegacia de Buriticupu, disse que o crime ocorreu no dia 19 de janeiro deste ano após uma discussão por causa da venda de um aparelho celular. Rivelino teria travado uma luta corporal com a vítima, identificada como Edenei Costa de Souza, conhecido como Dinei, que foi lesionada na região craniana e veio a óbito.

Segundo a polícia, logo após o crime, o autor do crime fugiu e teria passado por várias cidades como Pequiá e Novo Bacabal. Rivelino havia voltado para Buriticupu para buscar seus pertences e estava ameaçando sua ex-companheira. Ele foi denunciado pelo ex-sogro e preso no Bairro Terra Bela.

Rivelino permanecerá custodiado na Delegacia de Buriticupu à disposição da Justiça.

Polícia procura assassino de pedreiro do bairro Novo Horizonte

O homem foi morto na porta de casa durante bebedeira.
João Rodrigues/ Imirante Imperatriz
 
IMPERATRIZ — A polícia não conseguiu prender o autor do assassinato, a tiros, que teve como vítima o pedreiro Daniel Alves Lopes, 29 anos. O crime aconteceu por volta das 22h de desse sábado (6), e a polícia suspeita de homicídio motivado, pelo envolvimento da vítima, com o tráfico de drogas.
Daniel, também conhecido por “Celdim”, foi assassinato na porta de sua casa localizada na rua João Paulo II, bairro Imigrantes, após uma discussão com um homem com quem tomava bebida alcoólica desde cedo da noite.
Após tomar conhecimento da ocorrência, a Central de Operações da Polícia Militar determinou a realização de uma operação no bairro, mas até o início da tarde deste domingo (7), o assassino não havia sido preso e nem teve a sua identidade revelada. A polícia informou que Daniel era usuário de drogas.