BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

terça-feira, 9 de abril de 2013

Fraudes na merenda escolar são apuradas no Maranhão

Reportagem do jornal O Globo aponta irregularidades em 13 estados.
Maranhão também está entre os 6 que podem ficar sem recursos federais.

                                   
Alunos não têm onde sentar para comer merenda escolar em escola de Balsas (Foto: Divulgação/CGU)
Alunos não têm onde sentar para comer merenda
em escola de Balsas (Foto: Divulgação/CGU)
Possíveis fraudes em processos licitatórios para compra de merenda escolar estão sendo apuradas em Balsas, a 752 quilômetros de São Luís. A informação foi divulgada em reportagem do Jornal O Globo publicada nesta terça-feira (9) sobre irregularidades na merenda escolar em todo o país
De acordo com o jornal, em Balsas, "houve simulação de processos licitatórios em 2011 e 2012". Produtos como frango abatido eram entregues por caminhões sem refrigeração, no depósito central da cidade, “que não possui freezer”. Ainda, em uma das escolas, os alunos não tinham onde se sentar para comer.
O texto informa que as irregularidades estão sendo apuradas pelos Ministérios Públicos estaduais e Federal, e por fiscalizações da Controladoria Geral da União. As denúncias seriam relacionadas a mau armazenamento de comida, fornecimento insuficiente de alimentos para escolas e até mesmo a falta da merenda escolar.
O Maranhão faz parte da lista dos 13 estados investigados por denúncias de desvio de recursos para aquisição de merenda escolar. O estado integra ainda, ao lado do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Sergipe, o grupo que corre o risco de ficar sem recurso federal para merenda porque o Conselho de Alimentação Escolar, órgão que monitora o uso do recurso, está irregular, com mandato vencido, caso não as prestações de contas das verbas de 2011 e 2012 não sejam enviadas até o dia 30.

Após discussão de trânsito, homem é morto a tiros na Grande São Luís

Crime cocorreu na noite desta segunda-feira (8), próximo ao Araçagi.
Vítima ainda teria tentado propor acordo mas acabou sendo alvejada.

Um homem de 36 anos foi assassinado na noite desta segunda-feira (8) na MA-204, nas proximidades do bairro Araçagi, região metropolitana de São Luís, após uma discussão no trânsito. De acordo com testemunhas a vítima foi alvejada depois de ter batido em outro veículo.
De acordo com a polícia, o autor dos disparos fugiu do local logo após o ocorrido. “Nós estamos buscando identificar esse veículo no sentido de prender esse cidadão e encaminhá-lo à Justiça”, disse o Major Araújo.
O carro da vítima também foi atingido com um disparo. Ainda segundo relato das testemunhas, o agressor não quis saber de acordo. “A vítima ainda teria pedido para fazer um acordo, mas o agressor não quis e ainda teria dito que queria era matá-lo. Foi o que nos passaram as testemunhas”, completou o PM.
A vítima completaria 36 anos no próximo domingo (14). Até a publicação desta reportagem, o autor dos disparos ainda não havia sido encontrado, mas a polícia informou que as buscas para localizá-lo e prendê-lo foram intensificadas.

Polícia procura policiais que mataram jovem por engano em Paço do Lumiar

Caso está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública.
Carro do rapaz foi confundido com veículo de bandidos.

         
Pelo menos seis policiais estão foragidos após uma ação que acabou no assassinato de um jovem no bairro do Maiobão, município de Paço do Lumiar. O caso aconteceu na madrugada dessa segunda-feira (8) e está sendo investigado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Dois policiais militars do 6º Batalhão, que estavam em uma moto, abordaram um veículo Corsa Classic de cor prata, nas proximidades do bairro da Cidade Olímpica. Durante a abordagem, os ocupantes do veículo, que estavam armados, acabaram baleando os dois policiais, que foram encaminhados para um hospital.

Ao tomar conhecimento do caso, um grupo de seis PMs saiu em busca dos suspeitos. No bairro do Maiobão, um veículo com as mesmas características do Corsa abordado pelos policiais na Cidade Olímpica foi encontrado, entretanto, o veículo pertencia a um jovem identificado como Luiz Leônidas Serra da Silva, de 21 anos, morador de Paço do Lumiar, e que não tinha nenhum envolvimento no caso.

Os policiais acabaram atirando no rapaz, que não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Na tarde de ontem (8), o secretário de Segurança Pública do Maranhão Aluísio Mendes, confirmou que os policiais envolvidos no assassinato já foram identificados e que estão sendo procurados.

Um dos ocupantes do carro, que não quis se identificar, falou, em entrevista à Rádio Mirante AM, na manhã de hoje (9), como se deu a ação dos policiais que acabou em assassinato. "A gente estava indo pra casa e antes de qualquer coisa eles ja atiraram, com o carro em andamento. Eles pararam a gente e pediram pra gente sair, tiraram meu amigo do carro, atiraram nele deixaram ele lá, eram seis ou sete policiais. Meu amigo levou dois tiros, um nas costas e um no braço e morreu antes de chegar ao hospital", detalhou.

Homem é morto com tiro no rosto por disputa de ponto de tráfico de drogas

Mais um homicídio foi registrado em São Luís nesta segunda feira (8). A vítima foi David Alves Costa de 24 anos, conhecido por “Sócrates”. Ele foi morto com um tiro no rosto, por volta das 15h30, na Rua 1, conhecida como baixa, no bairro da Cidade Olímpica. Segundo informações policiais, o suspeito de matar David é conhecido na área por “Gordinho”, residente à Rua 3, no mesmo bairro.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima já teria sido preso por práticas de furto e tráfico. Já o suspeito de ser o assassino seria também envolvido com o tráfico de drogas na região da Cidade Olímpica. O desentendimento entre os dois estaria ligado a disputa de ponto de venda de drogas.
 
Socorro Arouche (O Imparcial Online)

Registrados sete acidentes em rodovias nas últimas horas

Nesses oito acidentes, cinco foram com danos materiais e dois deixaram feridos.
 
SÃO LUÍS – Nas últimas horas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou sete acidentes nas estradas federais do Maranhão. Nesses sete acidentes, cinco ficaram com danos materiais e dois com feridos. No total, duas pessoas ficaram feridas.

Em Porto Franco, no Km 157, da BR-010, foi presa Ruthelem Silva do Nascimento, que portava 608 gramas de cocaína, em um ônibus da Empresa Satélite Norte, na linha Peixoto Azevedo-Belém. Ela foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Porto Franco.

Filho do deputado Cesar Pires é sequestrado em São Luís

Os sequestradores foram presos após baterem com o carro da vítima em um poste.
 
SÃO LUÍS - O filho do deputado estadual Cesar Pires foi sequestrado na tarde desta segunda-feira (8). O empresário Cesar Filho foi abordado por dois homens armados quando estava estacionando o seu carro para ir ao seu escritório no centro de São Luís - veja, no blog jornalista Daniel Matos, fotos do sequestro.


A secretária de Cesar Filho viu a ação dos bandidos e acionou a Polícia Militar, que logo saiu em busca dos sequestradores e começou uma perseguição.

Na perseguição houve trocas de tiros e os bandidos acabaram batendo o veículo em um poste na Avenida Colares Moreira, Renascença II, próximo a uma loja de móveis. Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a polícia conseguiu prender os sequestradores, que foram encaminhados para a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic). Os acusados de terem praticado o sequestro são Juan Fernandes da Silva e um jovem de iniciais L.S.A, que poderia ser menor de idade. Os suspeitos são moradores da Vila Ariri, área do Itaqui-Bacanga.


Suspeitos de terem praticado o sequestro. Foto: Jonas Sakamoto/ Imirante


Em entrevista a rádio Mirante AM, Cesar Filho disse que chegou a ficar rodando cerca de uma hora pela cidade com os bandidos e foi obrigado a sacar R$ 1 mil de uma conta sua no banco.
No local da colisão do carro da vítima, formou-se um grande engarrafamento nos dois sentidos da Avenida Colares Moreira. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) foram ao local para organizar o fluxo dos veículos. A caminhote de Cesar Filho ficou horas na local da colisão à espera de técnicos da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), pois corria o risco do poste atingido cair.

Apesar do forte impacto da colisão, o filho do deputado não sofreu nenhum dano físico, apenas a frente da sua caminhote ficou danificada.

O deputado Cesar Pires ainda não foi informado sobre o sequestro-relâmpago do seu filho, pois se encontra em São Paulo passando por um processo cirúrgico.