BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Agência bancária é assaltada na cidade de Matões

 
SÃO LUÍS – Uma agência bancária foi assaltada, na manhã desta sexta-feira (12), no município de Matões, região leste do Estado. Segundo o superintendente de Polícia do Interior, delegado Jair Paiva, em entrevista à rádio Mirante AM, os assaltantes chegaram em um carro modelo Blazer e logo tomaram de assalto um veículo L 200 de um professor da cidade.

Os criminosos levaram o professor e sua esposa como reféns em direção ao banco do município, no caminho os assaltantes chegaram a perguntar sobre o efetivo policial da cidade. Ao chegaram ao banco, os criminosos armados, deram voz de assalto e fizeram reféns tanto quem estava na agência bancária, quanto alguns professores que faziam protesto na cidade. De acordo com o delegado Jair, os professores que protestavam foram feitos de escudo humano enquanto os homens assaltavam o banco.

Após o assalto, os homens fugiram do banco com a Blazer e a L 200, levando algumas pessoas reféns, que depois foram libertadas. No caminho, os criminosos incendiaram a Blazer e levaram a L 200.

As polícias de Matões, Caxias e Timon foram acionadas e já estão em busca dos assaltantes. O Banco do Brasil não informou a quantia de dinheiro roubada.

Ônibus escolar de Montes Altos se envolve em acidente na MA-280

Os buracos na pista teriam provocado o acidente com o ônibus.
IMPERATRIZ— Um ônibus do transporte escolar do município de Montes Altos se envolveu num acidente automobilístico nesta quarta-feira (11), na rodovia MA-280 na altura do povoado “Riacho Seco”. Aproximadamente 30 crianças estavam no ônibus, mas felizmente não houve feridos.
O motorista do ônibus, identificado apenas por Afonso, contou que estava fazendo o trajeto do município de Governador Edison Lobão com destino a sede de Montes Altos quando uma carreta que fazia trajeto em sentido contrário invadiu sua pista. Ao perceber a carreta surgir repentinamente em sua frente, numa curva, o motorista do girou o volante e levou o ônibus a tombar numa ribanceira.
Apesar do susto nenhum dos alunos ficou ferido nesse acidente. O motorista do ônibus alegou que e o carreteiro vinha fazendo a fazer zig-zags e percorrendo a contramão para tentar escapar dos buracos existentes naquele trecho da MA-280.
Após o acidente o carreteiro não parou para prestar socorro. Motoristas de caminhonetes que fazem o transporte de passageiros da sede de Montes Altos para a zona rural socorreram as vítimas.

Moradores interditam e tocam fogo em estrada no Miritiua, em São José de Ribamar

Os manifestantes reivindicam melhoria do transporte coletivo e o asfaltamento da estrada.
 
SÃO LUÍS - Moradores bloquearam a estrada tocando fogo em pneus, caixa d´água e tora de madeiras, na manhã desta sexta-feira (12), na altura da região do Miritiua, no município de São José de Ribamar. Os manifestantes reivindicam a melhoria do transporte coletivo controlado pela empresa 1001 e pedem o asfaltamento da estrada pela Prefeitura de São José de Ribamar.

Manifestantes bloqueiam estrada e reivindicam melhoria no transporte coletivo e asfaltamento. Foto: Domingos Ribeiro / rádio Mirante AM.
O protesto reúne moradores de cinco comunidades localizadas na região do Miritiua. Dona Arlete, uma das manifestantes, disse que a situação é precária. "Além de estar caindo os pedaços, temos poucos ônibus que trafegam pela comunidade. Passamos mais de duas horas na parada e o prejuízo é grande, pois chegamos atrasados no serviço enquanto os motoristas ficam parado jogando sinuca. A estrada também não ajuda e está cheia de buracos. Por isso, resolvemos interditá-la para chamar a atenção do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, para o nosso problema. É uma falta de respeito. - desabafou.

O clima ficou tenso com a chegada de três viaturas no local e um carro do Corpo de Bombeiros para apagar o fogo. Os manifestantes exigem a presença de representantes da SMTT, da Prefeitura de São José de Ribamar e da empresa 1001. Um representante da Secretaria Municipal de Obras de São José de Ribamar. Ele prometeu o asfaltamento da estrada do Miritiua, que liga São José de Ribamar. "A operação tapa-buracos estava no Plano da Prefeitura de São José de Ribamar. A chuva atrapalhou o nosso planejamento. Com a manifestação iremos começar o trabalho a partir dessa sexta-feira. Iremos mandar as máquinas para resolver o problema que pertence a São José de Ribamar", assegurou.

Cheias do Rio Mearim ameaçam ribeirinhos em Bacabal

Moradores decidiram não deixar casas ás margens do rio.
Período é de alerta para os moradores do bairro da Trizidela.

       
Moradores ribeirinhos vivem período de alerta em relação à enchente no município de Bacabal, a 26km de São Luís. O Rio Mearim está acima do nível normal e o volume de água está variando muito.
O ribeirinho Adão Silva afirma que está um pouco perdido com a situação. “A gente fica sem saber o que fazer e não sabe se vai subir mais. Se vai tomar toda a casa ou se vai voltar de vez. Não se pode fazer nada, é só torcer pra não subir mais”, afirma.
O nível do Rio Mearim está acima do normal, mas ainda está longe de atingir a marca do nível de água da enchente de 2009. Apesar disso, o período é de alerta para os moradores do bairro da Trizidela.  Mesmo com a água praticamente dentro das casas, alguns moradores preferem permanecer e conviver com o perigo.

Revendedores de água mineral têm dificuldades para o reabastecimento

Problema foi motivado pela interdição de uma uma distribuidora na ilha.
Vigilância afirma que só fará nova análise quando a fonte for normalizada.

   
Revendedores de água mineral estão tendo que dormir na porta das empresas para conseguir abastecer os caminhões com os galões de água, em São Luís.
Em uma das revendedoras da cidade, os pedidos chegam a todo momento. No estoque não há quantidade suficiente para atender a demanda. A maioria dos galões está vazia. “Antes atendíamos a 140 pessoas por dia. Agora só conseguimos cerca de 80”, disse o proprietário, Werbeth Guimarães.
Na porta de uma das distribuidoras de água mineral da região metropolitana, fila de carros e caminhões para abastecer. “Estou aqui desde ontem, ao meio-dia. Fiquei até seis horas, fui pra casa e voltei às 2h. Estou aqui até agora e ainda não fui atendido. São 8h30 da manhã e ainda tem mais de 100 caros na frente”, conta o revendedor Aldivam Gomes.
Segundo os revendedores, a empresa está dando preferência para clientes antigos, enquanto os outros têm que esperar do lado de fora uma oportunidade para comprar os garrafões.
"A demanda está grande devido à outra fonte estar parada. Eles têm que fornecer e a outra fonte também está lotada. Tem também a questão de que aqui está mais próximo. Espero sair pelo menos à noite  e não ter que virar mais um dia”, disse o revendedor Marcelo Rolim.
O problema começou depois que uma das empresas que distribuem água mineral na região metropolitana foi interditada pela Vigilância Sanitária. A demanda cresceu nas outras empresas.
Por telefone, o gerente técnico da empresa Mar Doce, Ozório Silva, informou que o fechamento de uma fonte acarretou no aumento inesperado da procura pela água, por isso está ocorrendo a demora no atendimento de alguns revendedores.
Ele afirmou, ainda, que desde ontem a empresa está operando seis horas acima do normal para conseguir atender a demanda. O gerente técnico destacou, ainda, que a empresa não está diferenciando o atendimento entre os revendedores novos e os mais antigos.
Sobre os laudos sobre a qualidade da água das distribuidoras da região metropolitana de São Luís, a Vigilância Sanitária Estadual informou que só fará a análise da água da Florata quando a fonte for normalizada. Ainda segundo a Vigilância Sanitária, a análise da água da Mar Doce ainda não foi concluída.

Crianças de um povoado em Bacabal estão sem estudar por falta de escola

Problema aflige comunidade de Centro do Teles, no município.
Muitos têm que se deslocar para comunidades vizinhas.


   
Crianças do povoado Centro do Teles, no município de Bacabal ainda estão sem estudar por causa da falta de uma escola no local. Eles estão tendo que se deslocar para os povoados vizinhos. Quem não tem como pagar o transporte aguarda uma solução para o problema.
No local onde existiu a escola hoje é tomado por um matagal. O prédio foi derrubado em 2011 pelos próprios moradores. Segundo eles, o imóvel era antigo, cheio de rachaduras e o telhado estava a ponto de desabar a qualquer momento.
Sem escola, alguns alunos são obrigados a estudar em povoados vizinhos. As crianças saem cedo. Algumas pegam carona e outras enfrentam o caminho a pé mesmo.
Os dois filhos da lavradora Raimunda Batista são ex-alunos da escola. Desde que o prédio foi demolido, o mais novo está sem estudar. Já o mais velho estuda no povoado vizinho. Sem transporte escolar, a mãe tem que pagar para o filho chegar a escola que fica no povoado Brejinho, a 4 km de onde mora.
“Eu sou lavradora e fica muito difícil da gente arranjar dinheiro para ficar pagando para levar as crianças. A gente já gasta com roupa, calçado e material”, diz Raimunda Batista.
Os moradores ainda não sabem se uma nova escola será construída no povoado. A única informação que eles têm é que uma casa servirá de escola provisória para os mais de 70 alunos que estão sem estudar. Uma reforma até que começou a ser feita, mas não foi concluída. Enquanto isso as crianças ficam em casa.
Um onibus escolar do município de Bom Lugar é que dá carona para alguns estudantes que encontra pela estrada a caminho de casa. A produção do JMTV não conseguiu falar com o secretario de educação de Bacabal, Waltersar Carneiro.

Moradores do Miritíua, em São José de Ribamar, realizam protesto

Eles reivindicam serviços de pavimentação e melhorias no transporte.
Um ônibus foi apedrejado e pneus foram queimados pelos moradores.                


Moradores do povoado Miritíua, município de São José de Ribamar, realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (12), reivindicando melhorias nas ruas da localidade e a colocação de mais linhas de ônibus para a região.

Segundo os moradores, os buracos nas vias têm causados transtornos para quem transita pelo local. Além disso, eles reclamam que existem poucas linhas de ônibus na região, o que dificulta o acesso à localidade.

Durante o protesto, que interditou uma parte da Avenida General Arthur Carvalho, pneus e outros objetos foram queimados e um ônibus foi apedrejado. Não há informações sobre feridos.  O secretário de Obras de São José de Ribamar, André Franklin esteve no local e afirmou que a pavimentação das ruas do bairro será feita, entretanto, o período de chuvas tem atrasado os serviços.

A Polícia Militar foi chamada para conter os atos de vandalismo e o Corpo de Bombeiros tenta, nesse momento, controlar o fogo e liberar a avenida.

Laudo confirma que ossada encontrada em Nova Serrana não é de Eliza Samudio

O exame antropológico realizado pela Polícia Civil na ossada já havia confirmado que os restos mortais seriam de uma mulher 10 anos mais velha do que Eliza

        
Ex-amante do goleiro Bruno Fernandes desapareceu em junho de 2010
Ex-amante do goleiro Bruno Fernandes desapareceu em junho de 2010
Laudos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil confirmaram nesta quinta-feira que a ossada encontrada em Nova Serrana, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais, não é de Eliza Samudio. A hipótese foi cogitada depois que foram encontrados alguns indícios que os restos mortais eram da ex-amante do goleiro Bruno Fernandes.

O delegado responsável pelo caso, Rodrigo Noronha, levantou a suspeita porque a arcada dentária da vítima estava bem cuidada, a altura da mulher era de aproximadamente 1,70 metro, a mesma de Eliza. Próximo à ossada havia uma sandália que, além de ter o mesmo número da usada por Eliza, foi fabricada por uma empresa do Paraná, próximo à cidade da modelo.

Porém, no mesmo dia em que o caso veio à tona, o exame antropológico realizado pela Polícia Civil na ossada já havia praticamente descartado a possibilidade. O laudo confirmou que os restos mortais são de uma mulher com idade aproximada de 35 anos. Vale lembrar que a ex-amante do goleiro Bruno Fernandes desapareceu em junho de 2010 quando tinha 25 anos. Ainda, segundo Lopes, a vítima teria 1,70 metro de altura e era mestiça.

Bruno afastado

O goleiro Bruno Fernandes segue sem o direito de trabalhar na lavanderia da penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O atleta foi punido no dia 1º de maio depois que ele brigou com outro detento. Os dois, que estavam internados no pavilhão 4, destinado ao detentos que trabalham, iniciaram uma discussão e passaram a se agredir, mas não ficaram feridos.

Como punição pelo ato de indisciplina, Bruno Fernandes foi transferido para o pavilhão 1, onde cerca de 90 presos se rebelaram no final de fevereiro, fazendo uma professora e um agente penitenciário reféns.

Com a punição, o goleiro deve ficar mais tempo na cadeia. Isso porque, a cada três dias de serviço ele reduz um da pena.

Gabriel vê mudanças constantes como positivas para o Flamengo

RIO DE JANEIRO - O técnico Jorginho segue fazendo experiências durante os treinamentos no Flamengo e nesta quinta-feira (11) o jovem Gabriel foi escalado mais avançado, compondo o ataque ao lado de Rafinha. Segundo o jogador, as constantes mudanças são positivas para o elenco, pois não deixarão que os jogadores fiquem acomodados.

Ele também aproveitou para elogiar o grupo rubro-negro, principalmente pela mescla dos mais velhos, como Renato Abreu, Cléber Santana, Ibson e Léo Moura, com os garotos Rafinha, Rodolfo, Adryan e Gabriel.


Gabriel acredita que as constantes mudanças no rubro-negro ajudam a minimizar a acomodação dos jogadores.(Foto:Divulgação)

"Cada um sabe que pode render. A dúvida se será titular ou não é boa, porque não deixa nenhum jogador se acomodar durante os treinamentos. Temos um grupo forte, com os recém-chegados e os garotos da base. Vamos trabalhar para poder melhorar neste fim de Carioca para começar bem o Campeonato Brasileiro", exaltou o ex-jogador do Bahia.

O Flamengo já está eliminado do Campeonato Carioca, pois não tem chance de chegar às semifinais da Taça Rio. Assim, Jorginho vem testando o elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro. Após o fim da fase de classificação do segundo turno, o grupo deverá fazer uma inter-temporada fora do Rio de Janeiro.

Filho do prefeito de Nina Rodrigues é preso por tráfico de drogas

Riba Júnior, na companhia de duas pessoas, foi encontrado com tabletes de maconha prensada.


 
SÃO LUÍS - O filho do prefeito de Nina Rodrigues, conhecido como Riba Júnior, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas na tarde desta quinta-feira (11). Ele e mais duas pessoas foram encontradas com seis tabletes de maconha prensada.

José Ribamar da Cruz Ribeiro Júnior, é filho de Riba do Xerem, atual prefeito do município de Nina Rodrigues. Segundo informações da polícia, Riba Júnior e mais dois jovens estariam no bairro da Ilhinha encostados em um Gol amarelo de placa CNU 0015 de São Luís, conversando com outra pessoa, ao verem um carro da polícia, eles teriam entrado no Gol e saído às pressas. A polícia desconfiou da ação dos jovens e começou a persegui-los.

Durante a perseguição, os rapazes começaram a jogar as drogas para fora do carro. A polícia acabou conseguindo prendê-los e os encaminhou para o 9º Distrito Policial, no bairro do São Francisco, onde foram ouvidos.

Os jovens que acompanhavam o filho do prefeito foram identificados como Carlos Leandro Neves Brito e Renan Oliveira Carvalho Barros. Riba Júnior e os dois jovens serão encaminhados para o Centro de Triagem de Pedrinhas.

Presos promovem rebelião na CCPJ da cidade de Codó na noite desta quinta-feira

As Polícias Civil e Militar foram acionadsa e controloram os ânimos dentro do centro prisional.
 
SÃO LUÍS - Princípio de rebelião dos detentos na noite desta quinta-feira (11), da Central de Custódia de Presos de Justiça da CCPJ no município de Codó. Segundo informações, os detentos ficaram revoltados com a revista minuciosa feita pela polícia na unidade, onde foram encontrados armas, drogas e celulares. Os presos resolveram protestar quando chegaram na carceragem e encontraram os pertences e camas fora do lugar. Os prisioneiros ainda fazem outros presos de reféns e estão armados com armas brancas dentro do centro prisional. Equipes de policiais de Coroatá e Caxias foram acionadas para controlar os ânimos.

Três presos foram espancados. Um deles identificado por Jhonny Damasceno, de 23 anos, foi esfaqueado por companheiros de cela. A vítima foi levada a um hospital da cidade, mas não corre risco de morte. À meia-noite, a situação foi controlada. A CCPJ de Codó tem 20 capacidade para 20 presos, mas atualmente a unidade abriga 94 detentos nas três celas da unidade, o que tem gerado insatisfação entre os confinados. O juiz Cândido de Oliveira Martins acompanha de perto a situação dos presos na cidade de Codó. A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária está providenciando a transferência de presos.

Hospital é inaugrado em Lago do Junco, região do Médio Mearim

O hospital vai dispor de Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) 24 horas.
SÃO LUÍS - As ações do Governo Itinerante movimentaram os municípios de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, com presença da governadora Roseana Sarney e comitiva de secretários, deputados e prefeitos da região, nesta quinta-feira (11). A primeira cidade a ser visitada foi Lago do Junco, onde a governadora foi recebida com entusiasmo pelo prefeito, Osmar Fonseca, vereadores e moradores. A caravana levou obras e serviços em diversas áreas, que terão prosseguimento nesta sexta- feira (12).

“Eu estou muito feliz por trazer o Governo Itinerante para esta cidade e, mais ainda, por estar entregando este hospital, que é muito importante para todo o povo de Lago do Junco e para esta região”, destacou a governadora, ressaltando o trabalho das secretarias e órgãos estaduais que, em parceria com a prefeitura, garantem atendimento de qualidade durante o Itinerante nos municípios.

Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, a governadora Roseana inaugurou o Hospital de Lago do Junco, com 20 leitos. A nova unidade de saúde da região do Médio Mearim, mais uma do Programa Saúde é Vida, foi batizada com o nome de Alcyr Alves Arruda, homenagem ao ex vice-prefeito da cidade.

Acompanhada da comitiva e do prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca, a governadora visitou as instalações do hospital, que vai dispor de Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) 24 horas, internações clínica, médica e pediátrica, atendimento básico e serviços de apoio e diagnóstico (laboratório e Raio-X). A unidade vai oferecer exames, tratamentos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), preventivo de câncer, entre outros serviços ambulatoriais.

Mostrando que o governo prima pela transparência, Roseana Sarney informou aos moradores os valores investidos na obra: R$ 3,536 milhões no total, sendo R$ 2,295 milhões em obras civis e R$ 1.241 milhões em equipamentos. A governadora pediu aos funcionários e à população que cuidassem do hospital e que médicos, enfermeiros e demais profissionais, atendessem a todos com gentileza e um sorriso no rosto. Logo após, em agradecimento, ela recebeu flores das mãos da garota Ana Carolina, representando a juventude da região.

Ricardo Murad enfatizou o amplo trabalho que o Governo do Estado está fazendo a partir da interiorização das ações de saúde. “Nós estamos entregando um hospital de qualidade. É importante ressaltar que a saúde não funciona com apenas uma unidade. Daí o fato de estarmos inaugurando vários hospitais, em diferentes regiões. Aqui, a população será atendida em diversas áreas”, destacou Murad.

O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, falou da relevância do Governo Itinerante. “É uma programação arrojada, que reúne os serviços oferecidos pelo governo em benefício das populações de todas as regiões do Maranhão”, declarou o secretário Luis Fernando.

A diretora do hospital, Rosane Costa, agradeceu ao governo do Estado pelo benefício, que melhorará a vida de todos na cidade. “Nós, que moramos aqui, precisávamos de um bom atendimento na área da saúde e, a partir de agora, a população não precisará mais se deslocar para outras cidades em busca desse atendimento. Isso é muito bom”, afirmou a diretora, enfatizando que o hospital oferecerá, principalmente, atendimento nas áreas de clínica médica e pediátrica.

E a população acordou cedo para ser atendida no novo hospital. A lavradora Auricélia Albuquerque, por exemplo, aproveitou para levar o filho Lohan Fernando, que estava gripado e com febre, para uma consulta n nova unidade. Ela aprovou as instalações e o atendimento.

“Esse hospital foi a melhor coisa que a governadora poderia nos trazer e estamos muito felizes por isso, pois antes tínhamos de nos deslocar para outras cidades. Agora, podemos ficar mais tranquilos porque nossos filhos já podem ter atendimento de qualidade aqui mesmo”, declarou Auricélia Albuquerque.

Mais serviços

Após a inauguração do hospital, a governadora conferiu o atendimento realizado na Unidade Móvel do Viva Cidadão, para emissão de documentos, como carteira de identidade e CPF. No espaço reservado para as ações esportivas, ela jogou uma partida de pingue-pongue com a garotada.

A governadora Roseana também entregou sementes de feijão a agricultores, ao lado do adjunto da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Raimundo Coelho de Sousa. Segundo ele, foram entregues 600 kg de sementes, que beneficiarão 13 municípios daquela região.

A Sagrima também entregou 2 mil kg de sementes de arroz e 3 mil de milho. Na cidade, ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, a governadora conferiu uma mostra de produtos cultivados na região.