BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Ex-prefeito de Paço do Lumiar enrolado com o MP

O uso indevido de recursos dos cofres públicos de Paço do Lumiar para a produção de um informativo para promoção pessoal do ex-prefeito do município, Raimundo Nonato da Silva Filho, mais conhecido como Raimundo Filho, é o objeto da Ação Civil por Ato de Improbidade Administrativa ajuizada, em 18 de abril, pela titular da 1ª Promotoria de Justiça daquela Comarca, Gabriela Brandão da Costa Tavernard.

A manifestação do Ministério Público do Maranhão (MPMA) foi motivada pela representação feita por um cidadão, relatando a produção do informativo “Paço Urgente”, veiculado em dezembro de 2012, contendo a logomarca da Prefeitura de Paço do Lumiar e o nome do ex-gestor do município.

A conduta do ex-prefeito de Paço do Lumiar viola os princípios da administração pública, previstos no artigo 37 da Constituição Federal, principalmente, os da impessoalidade e da moralidade, além de configurar ato de improbidade administrativa, previsto na Lei 8.429/92, mais conhecida como Lei da Improbidade.

Renato faz dois e Flamengo vence de virada


Em noite de duelo rubro-negro na Copa do Brasil, o Flamengo levou a melhor sobre o Campinense e venceu por 2 a 1, nesta quarta-feira, no Amigão, no primeiro jogo pela segunda fase. Renato Abreu foi o destaque do jogo, com dois gols de falta que colocaram o Fla em vantagem.
A partida de volta está marcada para o próximo dia 15, no Rio de Janeiro, e tem grandes chances de ser realizada no Maracanã. O Governo do Estado vai realizar um segundo evento-teste no estádio neste dia, e outro concorrente para jogar lá seria o Botafogo, que pode enfrentar o CRB – o primeiro jogo será nesta quinta-feira, em Maceió.
Com a vitória sobre o campeão da Copa do Nordeste, fora de casa, o Flamengo pode até perder por 1 a 0 no Rio de Janeiro que avança para a terceira fase, para encarar ASA ou Ceará. No primeiro duelo, a equipe de Arapiraca levou a melhor e goleou por 3 a 0.



COM INFORMAÇÕES DO LANCENET

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto


Felipe Rocha é mais uma vítima da criminalidade
Populares encontraram na manhã desta terça-feira (30) um cadáver em um terreno próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, que fia no bairro de Pedrinhas, na zona rural da capital maranhense.
O corpo foi identificado como sendo de Felipe Sousa Rocha, de 16 anos, que estava desaparecido desde a manhã do último sábado.
Um carroceiro que entrou no terreno para cortar mato para alimentar seu animal encontrou o corpo, que já estava em adiantado estado de decomposição e exalando forte mau cheiro.
Peritos do Icrim, que estava no local, disseram que pelas características encontradas no corpo, o jovem deveria ter sido morto há mais de três dias, mas que não seria possível confirmar de imediato como ele teria sido morto.
Felipe morava com o pai na Travessa 13 de Maio, nº 27, Vila Cabral , na área de Pedrinhas. O caso será investigado pelo 12º Distrito Policial, do Distrito Industrial.

Babá grávida é atingida por bala perdida em tiroteio


Uma jovem grávida de sete meses foi atingida por uma bala perdida em Santos, no litoral de São Paulo. A babá, de 24 anos, voltava do trabalho quando foi baleada. O tiroteio ocorreu na Zona Noroeste da cidade.
Segundo testemunhas, tudo aconteceu durante uma incursão da Polícia Militar no Caminho da Capela, no bairro Jardim Rádio Clube. Assim que os policiais chegaram no local, foram recebidos a tiros por criminosos. A moça passava pela rua, voltando do serviço de babá, quando foi baleada.
A jovem tomou um tiro nas costas e foi levada pelos próprios policiais para o Pronto-Socorro da Zona Noroeste. Depois, foi encaminhada à Santa Casa de Santos, onde está internada em observação. A vítima e a criança não correm risco de morte.
O caso foi encaminhado para o 5° Distrito Policial de Santos, até o momento, ninguém foi preso.



DO MEIO NORTE, COM EDIÇÃO DO GI PORTAL

Após acidente, trem da Vale volta a operar normalmente nesta quinta

Empresa já retirou vagões tombados da ferrovia e normalizou operações.
Investigações sobre as causas do acidente já foram iniciadas.

           
Os 21 vagões do trem da Vale que tombou na Estrada de Ferro Carajás, na região central do Maranhão, já foram removidos do local do acidente. De acordo com a empresa, o veículo volta a operar normalmente nesta quinta-feira (2).
Os vagões do cargueiro descarrilaram por volta de 22h00 de terça-feira (30), no Povoado São Benedito, zona rural de Igarapé do Meio. O trem estava descarregado seguia de São Luís para Carajás, no Pará.
Por sorte, os vagões estavam vazios na hora do acidente e ninguém ficou ferido. A empresa disse 200 homens trabalharam na retirada dos vagões-caçamba e a ferrovia já está completamente desobstruída.
De acordo com a Vale, o acidente não atrapalhou a viagem do trem de passageiros, já que a quarta-feira é o dia em que o veículo pára para manutenção em São Luís. Com a pista liberada, o trem de passageiros segue, nesta quinta (2), de São Luís para Parauapebas, no Pará. A companhia agora investiga as causas do tombamento.
Coincidentemente, há três semanas, o mesmo trecho da BR-222 foi local de outro acidente. Um caminhão carregado de trilhos saiu da pista e tombou. Um homem morreu e outros quatro ficaram feridos. Ao atender a ocorrência, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu que se tratava de uma quadrilha que roubava trilhos. Veja no vídeo.

23ª edição da Romaria dos Trabalhadores reuniu milhares de participantes

Tradicional romaria realizada na área Itaqui-Bacanga abordou questões de saúde, consumo de drogas por parte dos jovens e até as dificuldades encontradas pela população da região
 

O Dia do Trabalho foi comemorado de outra forma pelos fieis da comunidade católica da área Itaqui-Bacanga, que realizaram a 23ª edição da Romaria dos Trabalhadores. O Imparcial acompanhou a concentração do evento, na Praça do Bacanga, de onde a caminhada dos romeiros seguiu até o bairro Anjo da Guarda. A romaria foi organizada por três paróquias daquela região, a qual compreende 58 bairros e cerca de 250 mil habitantes, e foi encerrada com uma missa campal na Praça da Ressurreição, celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom José Belisário.

De acordo com o padre Elisvaldo Cardoso Silva, da Paróquia de São José Operário do Bonfim, o principal objetivo da romaria foi lembrar a comunidade sobre a importância da luta pela garantia dos direitos, que ainda encontraria desafios, apesar de conquistas sociais observadas desde que o movimento foi iniciado, tais como os postos de saúde e hospitais. O padre ressaltou que, como nas edições anteriores, a temática da Romaria dos Trabalhadores teve ligação com a Campanha da Fraternidade, cujo tema esse ano é "Juventude, Fé e Protagonismo", com destaque para as questões da educação, saúde e segurança para o público jovem.

Sobre a questão da saúde, o padre Elisvaldo chamou a atenção para o consumo de drogas envolvendo a população dos bairros de São Luís, assim como em muitas outras cidades. No caso das comunidades da área Itaqui-Bacanga, o religioso informou que os moradores vêm pleiteando ao poder público a instalação de um Centro de Apoio Psicossocial para o tratamento de álcool e outras drogas (CAPS AD), para o atendimento de adolescentes, jovens e adultos em situação de dependência química. Outra dificuldade enfrentada pela população da região, segundo o padre, seria o transporte público, cuja qualidade viria piorando. No que diz respeito ao trabalho, o padre fez referência à concentração de empresas e indústrias instaladas na área, além do Porto do Itaqui, que garantiriam o emprego dos moradores.

Para o padre Elisvaldo Cardoso, a Romaria tanto tem a natureza de luta social, sendo realizada por ocasião do Dia do Trabalhador, quanto de evangelização da comunidade participante, através das reflexões e orações realizadas no decorrer da caminhada.

Homem é assassinado na avenida dos Holandeses

José Aguinaldo dos Santos foi morto a golpes de faca próximo a quitinete em que morava.
 
SÃO LUÍS - José Aguinaldo dos Santos foi assassinado a golpes de faca, na noite desta quarta-feira (1º), na avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau. Segundo informações da polícia, o crime ocorreu nas proximidades da quitinete em que a vítima morava. Há suspeitas de crime de latrocínio[roubo seguido de morte].

Também foram assassinados John Alves Mendonça, Eduardo Silva Penha, Tarcísio Costa Luso, além de outras duas vítimas, que não tiveram os nomes revelados pela polícia. Os crimes ocorreram no Jardim São Cristóvão e na Vila Vitória, respectivamente.
Assalto
Três assaltos a ônibus foram registrados no feriado de 1º de maio na região metropolitana de São Luís.

Regional de Imperatriz deve vacinar mais de um milhão de animais contra Aftosa

São 15 municípios de responsabilidade da regional da Aged em Imperatriz.
 NACIONAL – Começou ontem, quarta-feira (1º), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Maranhão. Nesta etapa deverão ser vacinados cerca de 7,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos, em todos os municípios do Maranhão. Só na regional de Imperatriz, que compreende 15 municípios, serão mais de 1.200.000 animais.
De acordo com a fiscal estadual agropecuária, Fernanda Rolim, a Agência de Defesa Agropecuária (Aged) intensificou as ações de fiscalização nas lojas que vendem as vacinas e as palestras educativas para sensibilizar os criadores desde o mês passado. Ela destaca, ainda, que na região não tem dificuldades com a vacinação, os produtores tem consciência da importância da vacinar os animais. “Nós temos sempre altos índices de vacinação na regional, tem municípios que chegam a 100% de vacinação do rebanho’, afirma.
A fiscal ressalta que os produtores tem até o dia 31 para fazer a vacinar os animais e 15 dias após a autorização para comprovar, nas agências dos municípios, a vacinação com a nota fiscal. Fernanda disse, ainda, que alguns criadores serão sorteados aleatoriamente para ter a vacinação fiscalizada, em que a imunização dos animais será feita por fiscais da Aged. “Os produtores que não vacinarem seus animais ficarão impedidos de comercializar seus animais e produtos derivados, como o leite. O produtor, também, pagará multa por animal não vacinado”, garante a fiscal.
Zona Livre de Aftosa
Está prevista para o dia 20 de maio a vinda ao Estado do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, onde ele irá assinar a portaria ministerial de reconhecimento nacional do Maranhão como zona livre de febre aftosa com vacinação.
Além do Maranhão, a nova classificação vai valer também para os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Pará, que juntos possuem um rebanho de aproximadamente 22 milhões de animais. Dentre os Estados, o Maranhão teve o maior número de amostras de sangue coletada entre todos os oito estados foram cerca de 12.000 animais em 400 propriedades, além de ser o primeiro a concluir o inquérito soroepidemiológico.