Ônibus expele fumaça poluente em avenida: frota foi ampliada, mas qualidade do serviço ficou em último plano
Com 1.180 ônibus em circulação, São Luís tem a 13ª maior frota de
trasporte público rodoviário dentre as 27 capitais. O ranking é liderado
por São Paulo, onde trafegam 15 mil coletivos. A capital maranhense,
que tem 1.014.837 habitantes, de acordo com o Censo 2010, registra média
de um ônibus para cada 860 moradores. São Luís tem quase o triplo da
frota de coletivos da vizinha Teresina (PI), cuja população, de 814.230
habitantes, é servida por apenas 475 veículos, uma média de um ônibus
para cada 1.714 pessoas.
Levando-se em conta apenas os números absolutos, São Luís ocupa
posição intermediária em quantidade de veículos em circulação no
transporte público rodoviário. O problema é que grande parte dessa frota
é composta por ônibus antigos e mal conservados, verdadeiras sucatas,
que muitas vezes deixam os passageiros no meio do caminho.
Na ocasião do último reajuste de tarifa, em fevereiro de 2010, ficou
acertado entre a prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transporte de
Passageiros (SET) o acréscimo de 300 ônibus à frota em circulação na
época. Se o número não foi atingido, chegou muito perto.
Acontece que a única preocupação foi com a quantidade. A qualidade
foi relegada ao último plano. Resultado: três anos após o aumento da
passagem e do compromisso de expandir a frota, o que se vê nas ruas são
coletivos velhos e, não raro, parados por algum defeito mecânico.
Já passou da hora de resolver esse problema, que tantos transtornos
causa aos mais de 700 mil usuários de ônibus da capital. É dever do
prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) encontrar uma solução, já que a
melhoria do transporte público foi uma das suas principais promessas de
campanha.
Foto: Diego Chaves/
O Estado do Maranhão
Com 1.180 ônibus em circulação, São Luís tem a 13ª maior frota de
trasporte público rodoviário dentre as 27 capitais. O ranking é liderado
por São Paulo, onde trafegam 15 mil coletivos. A capital maranhense,
que tem 1.014.837 habitantes, de acordo com o Censo 2010, registra média
de um ônibus para cada 860 moradores. São Luís tem quase o triplo da
frota de coletivos da vizinha Teresina (PI), cuja população, de 814.230
habitantes, é servida por apenas 475 veículos, uma média de um ônibus
para cada 1.714 pessoas.
Levando-se em conta apenas os números absolutos, São Luís ocupa
posição intermediária em quantidade de veículos em circulação no
transporte público rodoviário. O problema é que grande parte dessa frota
é composta por ônibus antigos e mal conservados, verdadeiras sucatas,
que muitas vezes deixam os passageiros no meio do caminho.
Na ocasião do último reajuste de tarifa, em fevereiro de 2010, ficou
acertado entre a prefeitura e o Sindicato das Empresas de Transporte de
Passageiros (SET) o acréscimo de 300 ônibus à frota em circulação na
época. Se o número não foi atingido, chegou muito perto.
Acontece que a única preocupação foi com a quantidade. A qualidade
foi relegada ao último plano. Resultado: três anos após o aumento da
passagem e do compromisso de expandir a frota, o que se vê nas ruas são
coletivos velhos e, não raro, parados por algum defeito mecânico.
Já passou da hora de resolver esse problema, que tantos transtornos
causa aos mais de 700 mil usuários de ônibus da capital. É dever do
prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) encontrar uma solução, já que a
melhoria do transporte público foi uma das suas principais promessas de
campanha.
Foto: Diego Chaves/
O Estado do Maranhão