BANNER CULTURA FM É TUDO DE BOM

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Nova pesquisa aponta vitória de Flávio Dino em todos os cenários

A um ano do início da propaganda eleitoral de rádio e TV, o ponto de partida das eleições de 2014 já começa a se desenhar. O Instituto Amostragem realizou pesquisa para avaliar o quadro em todo o estado e aponta vitória do candidato da oposição e presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), em todos os cenários.

Contra Luís Fernando (PMDB), candidato apoiado pelo grupo Sarney, Flávio Dino tem vantagem de 41,69 pontos percentuais. A pesquisa avaliou ainda os cenários de disputa com Edison Lobão (PMDB) e Eliziane Gama (PPS).



Em uma eventual disputa entre Flávio Dino, Luís Fernando e Eliziane Gama, o primeiro teria 56,69%, contra 16,69% do candidato do governo e 8,38% da candidata do PPS; 7,46% dizem que votariam em branco ou nulo e 10,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

Já quando Luís Fernando é substituído pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão,, o cenário fica com 55,46% para Flávio Dino, 23,15% para Lobão e 7,85% para Eliziane Gama. Brancos somam 7,08% e não sabem em que votariam, 6,46%.

Os cenários apontam que a oposição venceria as eleições em primeiro turno, caso a disputa acontecessem hoje e, com uma eventual candidatura de Eliziane Gama, a transferência de votos da candidata do PPS aconteceria em igual medida proveniente do candidato de oposição e do apoiado pelo governo do estado.

A pesquisa avaliou também os cenários relacionados a um eventual segundo turno nas eleições para governador e apontou que o candidato de oposição ao grupo Sarney vence a disputa contra os dois possíveis nomes apoiados pelo governo do estado.

Na disputa contra Luís Fernando, Flávio Dino aparece com 60,92% dos votos contra 19,23% do peemedebista. 8,23% votariam em branco ou nulo e 11,62% não sabem/não responderam. A diferença entre os percentuais dos dois candidatos pé de 41,69 pontos.

Já quando o segundo turno acontece numa disputa entre Flávio Dino e Lobão, a diferença é de 36 pontos. Flávio Dino teria 60,69% dos votos, caso as eleições fossem hoje, e o ministro de Minas e Energia, 24,69%. Brancos e nulos, 7,31% e não sabe ou não opina, 7,31%.

O Instituto Amostragem entrevistou 1.300 pessoas em 40 municípios maranhenses entre os dias 9 e 11 de agosto. A amostra tem margem de erro de 2,66% para mais ou para menos.

Rejeição – A pesquisa avaliou também a rejeição dos principais pré-candidatos ao governo do estado. Quando perguntados em quem “não votaria de jeito nenhum” para governador em 2014, o ministro de Minas e Energia aparece com o maior índice (39,54%) e Flávio Dino com o menor índice (15,62%).

O cruzamento dos dois cenários aponta que o candidato da oposição possui maior índice de intenções de voto e tem a menor rejeição. O pré-candidato do governo, Luís Fernando, tem índice de rejeição de 18,92%, percentagem equivalente à intenção de votos nos cenários apontados.

A segunda maior rejeição é do presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, com 28,85%, seguido da deputada estadual Eliziane Gama (23,69%). Nesse quesito, os entrevistados podiam apontar mais de um candidato para não votar, e, portanto, a soma pode ultrapassar os 100%.

Sobre rejeição, 11,69% disseram que não sabiam ou preferiram não opinar e 9,23% disse que não rejeita nenhum dos candidatos.

Governo Federal

A presidente Dilma Rousseff (PT) continua liderando as intenções de voto no Maranhão com 54,69% das intenções de voto. Em segundo lugar vem Marina Silva (sem partido), com 23,69%, seguida de Aécio Neves (PSDB) com 7,31% e Eduardo Campos (PSB), com 3,15%. 5,31% disseram que votariam em branco ou nulo e outros 5,85% preferiram não opinar.

Reinauguração de prédio da Câmara Municipal marca o início dos trabalhos no Legislativo em Cantanhede

O poder Legislativo de Cantanhede iniciou os trabalhos no dia de ontem(17) com a reinauguração do prédio da Câmara Municipal, um local mais aconchegante o qual é todo climatizado, com mais espaço para os visitantes que queiram acompanhar os trabalhos dos parlamentares durante as sessões semanais.

A reforma do espaço foi objeto de um projeto de lei do vereador Jacó(PPS) que viu a necessidade urgente de uma reforma no espaço de trabalho do legislativo, o qual apresentou o projeto e que teve a aprovação dos demais parlamentaresA presidente Maria José Reis Santos(Zeca) iniciou os trabalhos falando do momento sublime com a reforma do prédio, agora denominado palácio Rana Ageme, em homenagem a um ex-vereador e prefeito da cidade, e ainda prestou uma homenagem a todos os ex-vereadores com uma placa citando seus nomes na entrada do plenário. Também prestou em sua fala uma homenagem ao prefeito Zé Martinho, o qual estava presente, e que segundo a presidente Zeca, tem sido muito perseguido na esfera estadual pelo seu oponente. 


 
O vereador Emerson(PC do B) usou a tribuna para parabenizar a presidente pela reforma, e a casa, pela escolha da vereadora Zeca para conduzir os trabalhos no biênio 2013/2014 e que tem atuado de forma transparente e democrática.
Para finalizar os trabalhos foi concedida a palavra ao prefeito Zé Martinho, que parabenizou a presidente e falou da sua ação diante da Prefeitura Municipal de Cantanhede e da opção pelos mais necessitados, agradeceu ao apoio do seu grupo político que tem estado com ele em todas as dificuldades e que vai lutar e honrar o seu mandato até o fim, pois foi eleito pela vontade do povo com mais de 1.500 votos sobre o seu adversário, que agora luta na justiça para lhe retomar o mandato no "tapetão", e que segundo ele, não vai acontecer porque Deus não vai deixar.


Dono de depósito de bebidas é assaltado na zona rural de Pirapemas




Dois indivíduos, armados com revólver calibre 38 e 32 , assaltaram por volta do meio dia deste domingo(18) nas proximidades do povoado Panamirim, zona rural de Pirapemas, o dono de um depósito de bebidas do município. O empresário foi até o local prestar conta com um promotor de eventos que realizou uma festa no sábado naquela localidade. 

Segundo informações repassadas a reportagem do Pirapemas.com, os bandidos levarão aproximadamente R$ 7.000,00 (Sete mil reais).

De acordo com o empresário, que preferiu não se identificar, os dois homens estavam escondidos no matagal e teriam colocado um tronco de madeira bloqueando a estrada. Na hora da ação criminosa, os bandidos estavam encapuzados. A dupla fugiu de moto em rumo ignorado.

Sampaio perde para o Brasiliense, mas ainda é líder do grupo

O Sampaio foi a Taguatinga e perdeu por 2 a 1 para o Brasiliense na noite deste domingo (18/8). O Luquinhas e Moisés fizeram para o Jacaré, enquanto que Tiago Cavalcanti descontou para o Tubarão.

Mesmo com a derrota, o Sampaio ainda é líder do grupo A, da Série C, com 20 pontos. O Brasiliense subiu para a quinta colocação, com 18 pontos. O segundo colocado do grupo é o Luverdense, que bateu o Santa Cruz por 3 a 1, na tarde deste domingo. Completam a zona de classificação, o Fortaleza e O CRB, ambos com 19 pontos.

O Sampaio volta a campo no próximo domingo (25/8), em São Luís, onde enfrenta o Treze da Paraíba.

O Jogo
O Brasiliense abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo. Luquinhas tabelou na grande área e ficou livre da marcação para completar para o gol de Rodrigo Ramos.

O Sampaio, contudo, não se intimidou e passou a dominar o jogo. Aos 35 minutos Arlindo Maracanã cobrou falta. O goleiro Welder espalmou, a bola ainda desviou em Eloir antes de ir para fora.

Mas a grande estrela do jogo foi mesmo Pimentinha. Em uma de suas jogadas na partida, ele recebeu um belo lançamento, se livrou da defesa do Brasiliense na arrancada e arriscou da entrada da área. O goleiro bem colocado conseguiu defender.

O segundo tempo veio e Pimentinha continuou bagunçando a defesa adversária. Numa ótima jogada ele driblou três defensores do Jacaré e cruzou a bola, que foi interceptada com a mão por um jogador do Brasiliense. Pênalti que Tiago Cavalcanti bateu com categoria e converteu no gol de empate da Bolívia.

Já no final do jogo, Washigton entrou pela área do Sampaio, driblou o goleiro Rodrigo Ramos, e ficou sozinho no fundo da área, mas não conseguiu finalizar.

Pouco depois desse lance, Luan pisou em Pimentinha e foi expulso.

Mas aos 51 minutos, o Brasiliense cobrou escanteio. Após um bate-rebate dentro da área, Moisés marcou o gol da vitória do Jacaré.



Confira a classificação atualizada


Confira os resultados da rodada
Grupo A
Brasiliense-DF 2x1 Sampaio
Fortaleza-CE 3x0 Baraúnas-RN
CRB-AL 3x1 Águia-PA
Treze-PB 2x0 Cuiabá-MT
Luverdense-MT 3x1 Santa Cruz-PE

Confira os próximos jogos
24/08
16h - Santa Cruz-PE x CRB-AL
25/08
16h - Águia-PA x Fortaleza-CE
17h - Baraúnas-RN x Brasiliense-DF
17h - Cuiabá-MT x Luverdense-MT
19h - Sampaio x Treze-PB

IDH de Matões do Norte cresce mais no governo Solimar

Estudo divulgado pela ONU no fim de julho mostra que o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no município de Matões do Norte cresceu mais na década marcada pelo governo de prefeito  Solimar  Alves de Oliveira (DEM) do que no mesmo período subsequente, dominado pela gestão ex-prefeito Antonio Sampaio Rodrigues da Costa.

Segundo o relatório do Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), com base em números referentes ao ano de 2012, o índice que afere longevidade, educação e renda em Matões do Norte, saltou de 80,50 para 133,33, situando-se na faixa dos municípios com IDH intermediário.

Na década de 2000, período em que o município era governado pelo ex-prefeito Sampaio, o IDHM era 0,342. Já em 2010, década marcada pela chegada de Solemar  ao poder, a evolução de Matões saltou para 0,533 , uma taxa de crescimento de 55,85%.

O estudo considera IDH muito baixo aquele situado entre 0 e 0,49. Já o baixo, situa-se entre 0,5 e 0,59. O médio, de 0,6 e 0,69. O alto varia entre 0,7 e 0,79. O muito alto vai de 0,8 a 1,0. Segundo o atlas, cinquenta municípios brasileiros possuem IDH muito alto.

SAIBA MAIS
O IDH é a referência mundial para avaliar o desenvolvimento humano a longo prazo. O índice é calculado a partir de três variáveis: vida longa e saudável (medida pelo indicador expectativa de vida), acesso ao conhecimento (medido pelos índices média de anos escolaridade em adultos e anos esperados de estudo) e um padrão de vida decente (calculado a partir da renda nacional per capita).

Matões do Norte tem taxa de 5,4 em homicídios


idece

Um estudo divulgado, no mês de julho deste ano, pelo Mapa da Violência 2013 – produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americano (Cibela) – que usou dados coletados pelo Ministério da Saúde em 5.565 municípios brasileiros, mostra que a taxa de homicídios em Matões do Norte é de 5,4. Os dados são referentes ao período de 2009 a 2011.

O estudo focaliza os últimos 30 anos de mortalidade por armas de fogo no Brasil. São homicídios, suicídios e acidentes, pela ação de armas de fogo. Verifica-se também, em diferentes capítulos, a incidência de fatores como o sexo, a raça/cor e as idades das vítimas dessa mortalidade.

Também são apontadas as características da evolução dos óbitos por armas de fogo nas 27 Unidades da Federação, as 27 Capitais e nos municípios com elevados níveis de mortalidade causada por armas de fogo.



No relatório, com dados de 2009, Matões do Norte figura entre as cidades menos violentas do país, com 01 homicídio registrado naquele período. No próximo ano, no entanto, os dados podem trazer alterações por conta da violência cada vez mais crescente no interior do estado. 

Incêndio destrói parte de loja no centro da cidade

Curto-circuito teria causado o incidente registrado em loja de assistência técnica próximo à Praça Maria Aragão, no sábado
 
Um incêndio ocorrido no fim da tarde de sábado, dia 17, destruiu parte de uma loja de assistência técnica de eletrodomésticos, localizada na Rua Barão de Itapary, no Centro, próximo à Praça Maria Aragão. Três equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) foram deslocadas para o local. As chamas foram controladas por volta das 18h. A causa ainda não foi totalmente esclarecida, mas, segundo informações preliminares do CBMMA, a principal suspeita é de que um cu...

Começam os testes em humanos da vacina contra a dengue

A pesquisa será realizada com 300 voluntários e terá 5 anos de duração.
Brasil inicia testes da vacina em humanos.
BRASÍLIA - O Brasil começa a avançar no processo de desenvolvimento da vacina contra a dengue com a permissão do teste em seres humanos. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nesta sexta-feira (16) comunicado especial que autoriza Instituto Butantan a iniciar a etapa de pesquisa clínica do imunobiológico. O Ministério da Saúde está investindo R$ 200 milhões no Instituto Butantan, o que inclui a pesquisa para a vacina da dengue e projetos de outros produtos biológicos.
A pesquisa do laboratório público deverá ser realizada com 300 voluntários e terá cinco anos de duração. A autorização é para a fase dois do estudo e tem como finalidade analisar a efetividade, a eficácia e segurança da vacina tetravalente, que pretende prevenir a população contra quatro sorotipos da doença (1,2, 3 e 4). Os testes em humanos serão realizados em três centros de pesquisas clínicas em São Paulo: no Instituto Central (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- USP); no Instituto da Criança (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e no Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP).
O Instituto Butantan iniciou a pesquisa da nova vacina em 2006 e, para tal, contou com a construção de um laboratório piloto, bancos de células e de vírus dos quatro sorotipos da dengue. Se a vacina for aprovada em todas as etapas de pesquisa clínica, poderá ser comercializada e distribuída à população. A perspectiva do governo brasileiro, em caso de sucesso em todas as etapas, atender a demanda global e exportar a vacina contra a dengue.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, considera que a autorização para o início dos testes em humanos é um grande passo para o enfrentamento da doença. Ele ressaltou que a medida está alinhada aos esforços do governo para proteger a população contra a dengue. “O avanço da pesquisa de um laboratório público, no caso o Butantan, reforça o comprometimento do país com o combate à dengue, uma das priorioridades para o Ministério da Saúde”, afirmou. Além disso, o ministro ressaltou o caráter de vanguarda do imunobiológico, que ainda não é produzido no mundo.
A Pesquisa
A segunda etapa da pesquisa, também chamada deestudo terapêutico piloto, visa demonstrar a segurança, em curto prazo, do princípio ativo e a bioequivalência de diferentes formulações do produto. Os testes são realizados em um número limitado – e relativamente baixo – de pessoas e registram como os voluntários respondem às doses administradas. A partir desses resultados, a pesquisa poderá ser ampliada para um público maior, em larga escala, a chamada fase três do estudo. O imunobiológico, também, é pesquisado em outros países e por laboratórios privados.
Além do Butantan, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também está pesquisando uma nova vacina contra a dengue com apoio do Ministério da Saúde. Os estudos são realizados desde 2009, em parceria com o laboratório privado GSK.

PRF: oito acidentes nas últimas horas

Segundo informações, uma pessoa foi presa.
SÃO LUÍS - Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram registrados oito acidentes nas últimas horas, sendo cinco com danos materiais e três com feridos. No total, seis pessoas ficaram feridas. Não houve registro de mortos.
A ocorrência mais grave aconteceu no município de Balsas, no Km 402, da BR-230, onde Salomão Lopes de Carvalho foi preso por dirigir sob efeito de álcool. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.